Últimas notícias

FIA anuncia acordo privado com Ferrari sobre motor de 2019

A Federação chegou a um acordo privado com a Ferrari sobre o motor do ano passado, após concluir sua investigação

Ferrari SF90 engine detail

Foto de: Giorgio Piola

Durante a temporada de 2019, a Ferrari esteve no centro de uma intriga em meio à suspeitas de que teria encontrado uma "saída" para reverter as restrições do sensor de combustível para conseguir um aumento de potência. Apesar disso, a equipe nunca foi acusada de estar quebrando o regulamento e nenhuma de suas adversárias fez um protesto formal.

Mas em um comunicado divulgado pela FIA na sexta, a entidade afirmou que chegou a um acordo com a equipe sobre o que foi feito em 2019.

Leia também:

"A FIA anuncia que, após longa investigação técnica, concluiu sua análise da operação da unidade de potência da Scuderia Ferrari Fórmula 1 e chegou a um acordo com a equipe", diz o comunicado. "As questões específicas do acordo ficarão entre as partes".

Acrescenta: "A FIA e a Scuderia Ferrari chegaram a um acordo de comprometimentos técnicos que melhorarão o monitoramento de todas as unidades de potência da Fórmula 1 para o próximo campeonato e ajudará a FIA em outras questões regulatórias na Fórmula 1, além das atividades de pesquisa sobre emissão de carbono e combustíveis sustentáveis".

A escrita do comunicado da FIA é intrigante, já que a entidade não descreve o que encontrou no motor e se está de acordo com o regulamento. Além disso, o fato de haver algum acordo privado, além da ajuda no monitoramento das unidades, sugere que pode ter havido uma troca para não levar o assunto além.

No ano passado, várias diretivas técnicas foram lançadas sobre o que as equipes podiam fazer ou não com os sensores. A divulgação dessa nota coincide com um período no campeonato em que a velocidade de reta da Ferrari caiu consideravelmente.

Para reduzir a possibilidade das equipes encontrarem buracos no regulamento dessa temporada, a FIA introduziu um segundo sensor, para melhorar a checagem do que as equipes estão fazendo. A Ferrari constantemente nega que fez algo de errado no ano passado, com o chefe, Mattia Binotto, afirmando que o motor sempre esteve legal.

"Se eu olhar para a temporada inteira, nós fomos uma das equipes que mais passou por checagens, antes ou depois das diretivas", disse no final do ano. "E quando você tem uma vantagem de performance, e nós certamente tivemos na temporada, nós fomos os mais checados".

"Ser checado é normal, eu acho. É algo bom porque através disso você prova sua legalidade. Após as diretivas, o número de checagens no nosso carro multiplicou. As revisões foram mostradas para a FIA, os detalhes foram discutidos".

"Então, o que podia ter sido feito em colaboração com a FIA foi feito. Nós nunca mudamos nosso modo de operação do motor na última parte da temporada, mostrando que nossa unidade de potência é legal".

GALERIA: Veja imagens do último dia de testes em Barcelona

Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35 leads Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000 alongside Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Fans
George Russell, Williams FW43
George Russell, Williams FW43
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Red Bull Racing fans watch Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sergio Perez, Racing Point RP20
Sergio Perez, Racing Point RP20
Sergio Perez, Racing Point RP20
50

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton exige "melhores pneus" para F1 a partir de 2021
Próximo artigo F1: Verstappen minimiza dificuldade com novo carro da Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil