Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

FIA: largada de Bottas esteve no limite de tolerância

Entidade explica decisão sobre o caso e afirma que finlandês teve decisão “excepcionalmente precisa” na largada

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 F1 W08
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08 leads Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 celebrates in parc ferme
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17 and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08. at the start
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 F1 W08
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 F1 W08

Valtteri Bottas foi inocentado da investigação por queima de largada no GP da Áustria porque qualquer movimento que seu carro fez antes do apagar das luzes estava dentro do limite de tolerância da FIA.

O finlandês fez aquela que classificou como “a largada da sua vida” da pole position no Red Bull Ring, apesar de que seus rivais estivessem convencidos de que ele se moveu antes do permitido.

Os dados da FIA indicaram que Bottas reagiu em um período de 0s201 após o apagar das luzes, mas Sebastian Vettel, que largava ao seu lado, duvidou disso – ele acreditou que o piloto da Mercedes se mexeu enquanto as luzes estavam acesas.

Apesar de os comissários terem investigado o assunto, foi decidido no fim que Bottas não queimou a largada. Contudo, isso não encerrou a polêmica, já que as imagens de TV mostraram que as rodas dianteiras de Bottas se mexiam enquanto as luzes estavam acesas.

A FIA explicou, contudo, que certos movimentos antes do apagar das luzes são permitidos para que os pilotos possam, ocasionalmente, fazer ajustes em suas embreagens em momentos antes da largada.

Tal sistema é utilizado há 20 anos e tem sido aceito por todos os competidores.

A FIA não divulga publicamente qual é a tolerância, temendo que as equipes, cientes disso, tentem explorar as brechas para melhorar suas largadas.

Um porta-voz da FIA disse que qualquer movimento observado no carro de Bottas no momento em que as cinco luzes estavam acesas e quando elas se apagaram estava dentro do limite permitido – e é por isso que o finlandês não foi considerado culpado.

“No caso de hoje, Valtteri Bottas não excedeu este pequeno limite antes da largada. Colocando de forma simples: ele tomou uma decisão excepcionalmente precisa e fortuita, antecipando o momento em que as luzes se apagaram com grande precisão.”

“Qualquer movimento antes do apagar das luzes esteve dentro do limite de tolerância.”

Artigo anterior Imagem mostra Bottas se mexendo antes de luzes apagarem
Próximo artigo Após críticas, Räikkönen se diz comprometido com Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros