A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta quarta-feira um esclarecimento sobre as manobras para a defesa de posições na temporada 2012 da Fórmula 1.
No fim do ano passado, já foi determinado que nenhum piloto poderá mudar de trajetória duas vezes (alterar o traçado e retornar à linha ideal para a tomada da curva), mas a entidade deixou claro que o competidor em defesa de posição pode voltar à linha ideal, mas será obrigado a deixar espaço para o carro de trás.
Contudo, a FIA reforça que apenas uma manobra será permitida para a defesa da posição: "Mais de uma mudança de direção para defender a posição não será permitida. Qualquer piloto que volte à linha ideal após defender sua posição terá de deixar o espaço de um carro entre o seu e o limite da pista na entrada da curva."
Além disso, a entidade explicou melhor a regra que permite os retardatários a tirar a volta de desvantagem durante o período de safety car. "Se o diretor de prova considerar seguro, e a mensagem 'retardatários podem ultrapassar', qualquer carro ultrapassado será autorizado a passar os carros na volta do líder e o safety car."
"Se o diretor de prova considerar que as condições de pista não são ideais para ultrapassagem, a mensagem 'ultrapassagem não será permitida'será mostrada nos monitores."
In this article
Bruno Vicaria
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.