Fórmula 1: rivais levantam suspeitas contra o motor da Ferrari
Motorsport.com apurou que equipes adversárias do time de Maranello têm dúvidas sobre a unidade de potência italiana


Equipes rivais da Ferrari na Fórmula 1 estão questionando o motor da escuderia italiana junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Há a suspeita de que o time de Maranello tenha elementos irregulares na unidade de potência.
O Motorsport.com apurou que os concorrentes da Ferrari estão buscando esclarecimentos sobre o quão dentro dos regulamentos estão os conceitos utilizados no carro do time vermelho, nomeado de SF90.
Leia também:
A polêmica vem em momento de domínio da Ferrari na F1, apesar de a Mercedes ter faturado as últimas duas corridas. O monoposto italiano é visto como o melhor da categoria desde as férias e muito disso se deve ao motor, que daria até 0s8 de vantagem em algumas pistas.
A diferença de rendimento foi descrita como "ridícula" por uma fonte de uma equipe de alto nível. Não à toa, desde as férias de meio de temporada, a Ferrari liderou todas as cinco sessões de qualificação e venceu três GPs.
Os ganhos da Ferrari ajudaram a restabelecê-la à frente da Red Bull e também a colocaram em vantagem relativamente à Mercedes em termos de desempenho na pista nas últimas etapas, desde a Bélgica.
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Quais seriam as irregularidades do motor da Ferrari?
Uma teoria diz respeito ao intercooler da Ferrari e como um vazamento controlado pode permitir que uma pequena quantidade de óleo entre no processo de combustão e produza um aumento de potência por um curto período de tempo.
O uso de óleo no intercooler é permitido pelos regulamentos, embora as regras exijam que esses sistemas "não devam intencionalmente fazer uso do calor latente de vaporização de qualquer fluido, com exceção do combustível para combustão no motor”.
Pelo menos um dos times rivais da Ferrari acredita que esse possa ser o motivo da vantagem italiana na qualificação e pediu esclarecimentos à FIA sobre se tal prática seria permitida pelos regulamentos técnicos.

Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
O sistema de recuperação de energia da Ferrari também chamou a atenção de um outro concorrente, que levantou a questão junto à FIA. No entanto, os adversários da Ferrari dizem que não tiveram respostas até o momento.
O órgão prefere que as equipes apresentem um protesto. Ao Motorsport.com, a FIA disse que "continua monitorando todos os parâmetros relacionados à conformidade das unidades de potência com os regulamentos técnicos".
A entidade que rege o automobilismo também informou à reportagem que "não recebeu nenhum protesto de nenhum concorrente". A falta de resposta da FIA deixou os rivais da Ferrari incertos sobre como proceder.
Um dos temores das equipes é que a redistribuição de tarefas entre os comissários técnicos da FIA após a morte de Charlie Whiting em março deste ano esteja comprometendo o escrutínio dos carros e seus componentes.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:

Foto de: Ferrari

Foto de: LAT Images

Foto de: Ferrari Media Center

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Lucien Harmegnies

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Ercole Colombo

Foto de: LAT Images

Foto de: Ercole Colombo

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Ferrari Media Center

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Bridgestone Corporation

Foto de: LAT Images

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Ferrari Media Center

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Rainier Ehrhardt

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Pirelli

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foto de: Ferrari

Após hexa da Mercedes, relembre os campeões de construtores da F1
Lenda da F1, Raikkonen faz 40 anos: veja 40 'mitadas' do campeão
