Fórmula 1: McLaren é contra classificação e corrida no mesmo dia
Chefe de equipe da tradicional garagista de Woking, Andreas Seidl ponderou que o formato traz complicações


O chefe de equipe da McLaren, Andreas Seidl, acha que não seria certo que a Fórmula 1 realizasse o treino classificatório e a corrida no mesmo dia, apesar do formato ter sido popular no GP do Japão.
O impacto do supertufão Hagibis forçou o cancelamento das atividades de pista no sábado em Suzuka no fim de semana passado, o que significa que a qualificação e o GP ocorreram no domingo.
Leia também:
Enquanto pilotos e fãs gostaram do formato, as equipes foram menos favorecidas - tanto por causa dos contratempos que surgem por problemas no carro, quanto pela falta de pontos de vista no fim de semana no que tange às possibilidades na prova.
Seidl, portanto, manifestou-se contrariamente à ideia de quali e corrida no mesmo dia: "Eu não seria a favor disso, porque acho que é bom ter a classificação no sábado. [Então você tem] todos os relatórios e discussões sobre isso internamente”.
“Sou a favor de ver se a F1 poderia comprimir um pouco mais o fim de semana de corrida, que é uma discussão que estamos tendo de qualquer maneira. Mas acho que não é a coisa certa colocar tudo no mesmo dia”.
"Acho que o maior problema é o prazo que você tem se tiver um grande contratempo e precisar trocar de componentes”, ponderou o dirigente, fazendo a menção a possíveis batidas ou quebras nos carros.
No caso do Japão, a Renault foi uma equipes que enfrentaram dores de cabeça por precisar trocar de componentes após a qualificação, graças aos problemas que seus pilotos sofreram no treino classificatório.
Ainda assim, o chefe da escuderia francesa, Cyril Abiteboul, reconheceu que valia a pena considerar a ideia do formato utilizado no Japão. "Gostei bastante", disse ao Motorsport.com. “Porque, no final, não foi tão ruim e foi tudo positivo”.
“Com o problema que tivemos, a FIA nos permitiu consertá-los, mas o tempo foi limitado e a equipe foi incrível. Mostramos que isso está criando alguma pressão, está criando um pouco de caos, então, francamente, é interessante”.
Mas, embora alguns achem que um fim de semana de dois dias funcionaria, o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse na semana passada que a categoria não tem planos de alterar o atual formato com três dias de ação.
Relembre todos os carros da McLaren na F1:

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: DaimlerChrysler

Foto de: Michael Kim

Foto de: DaimlerChrysler

Foto de: McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: McLaren

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: McLaren

F1: Verstappen diz que dinâmica com Ricciardo na Red Bull era "ideal"
Hamilton admite que 2019 não é um bom ano para desenvolvimento do motor Mercedes
