Fórmula 1 pode estender período de fechamento das fábricas
As fábricas das equipes podem ficar fechadas por mais de três semanas, segundo informações do chefe da Alfa Romeo


Devido ao fato das primeiras oito corridas da temporada 2020 da Fórmula 1 terem sido adiadas ou canceladas devido ao Covid-19, a categoria decidiu adiantar as férias de verão, que obrigam o fechamento da fábricas das equipes, e aumentar a duração da pausa em uma semana. Ao invés de duas semanas em agosto, agora são três semanas entre março e abril.
Com isso, a F1 criou a oportunidade de acomodar algumas corridas no período do verão europeu, desde que a situação melhore até lá.
Leia também:
Em uma entrevista via telefone com o Motorsport.com, o chefe da equipe Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, indicou que o fechamento das fábricas pode ser estendido, com o objetivo de economizar dinheiro.
"Primeiro, temos a possibilidade de aumentar o período do fechamento ainda mais, para economizar dinheiro", disse Vasseur quando perguntado sobre qual será a situação da equipe após o fim das três semanas de fechamento. "Espero que no meio de abril tenhamos uma visão melhor da situação para o resto do ano e, a partir disso, poderemos começar a tomar decisões".
No momento, as equipes estão perdendo muita entrada de verbas, já que as corridas não estão sendo realizadas por causa do coronavírus. Por isso, é muito importante uma redução de custos. Vasseur sugeriu recentemente uma ou mais equipes da F1 não sobreviveriam à crise atual se não houver redução substancial nos custos.
De acordo com o francês, um dos maiores problemas é que a situação é muito imprevisível. "O problema é que não sabemos o quão profunda essa crise será", explicou Vasseur. "Não sabemos se vamos poder correr em Montral ou não".
Por enquanto, o promotor do GP do Canadá afirma que a corrida continua com seu planejamento original de 14 de junho.
"Hoje é difícil ter uma visão clara de qual será a situação e como ficará a temporada. Estamos com dificuldade de construir uma temporada forte, decente, mas nunca sabemos. No final, é difícil imaginar qual será o impacto para a equipe. Temos que ser reativos. Estamos trabalhando em planos, e planos B, C, todas as letras do alfabeto".
Obviamente, as equipes da F1 tem que seguir as medidas tomadas nos países em que estão baseados.
"No final, temos que entender que as decisões tomadas pelas autoridades são cada vez mais importantes e temos que lidar com a situação desse modo", concluiu.
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Foto de: FIA Formula E

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foto de: Akhil Puthiyedath

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: FOM

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Foto de: Marc Fleury

Foto de: Rainier Ehrhardt

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Dave Kneen

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Foto de: IndyCar Series

Foto de: IndyCar Series

Foto de: NASCAR Media

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Luca Bassani

Foto de: Duda Bairros
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?

Ecclestone diz que cancelaria temporada 2020 da F1 se ainda estivesse no comando
Equipes da F1 com sede no Reino Unido intensificam ajuda tecnológica contra coronavírus

Últimas notícias
F1: Como Honda perdeu oportunidade de assinar com Vettel ainda jovem
Otmar Szafnauer, parte da montadora à época, tentou trazer o alemão para equipe na janela de duas semanas em que estava sem contrato, mas não teve 'aval' do chefe
Falta de apoio por parte da escuderia italiana de Maranello pode dificultar manutenção no time dos Estados Unidos em 2023; entenda
F1: Ricciardo avalia Gasly, concorrente por vaga na Alpine em 2023
“Ele teve uma grande oportunidade [com a RBR] e durou pouco. Ele chegou ao topo, mas assim que chegou lá, foi derrubado de volta"; veja o que disse Daniel
RETA FINAL: Quem vai para a Alpine? Ricciardo vale a pena? O que deu errado na McLaren? Veja debate
Programa repercute situação da Alpine em relação ao substituto de Alonso e futuro de Ricciardo na Fórmula 1