GM ainda se diz “confiante” na chegada à F1 com Andretti após rejeição

Vice-presidente da montadora falou pela primeira vez após negativa da FOM

Andretti Cadillac logo

Foto de: Andretti Autosport

A General Motors disse que permanece “confiante” no pedido de uma futura entrada da  Andretti Cadillac, apesar do recente desprezo da organização da Fórmula 1.

No primeiro comentário oficial da gigante automotiva americana desde que uma declaração rejeitando a oferta foi emitida pela F1 em 31 de janeiro, o vice-presidente de desempenho e automobilismo da GM, Jim Campbell, disse que o projeto ainda estava avançando “em ritmo acelerado”.

Leia também:

Falando em Daytona nesta sexta-feira, Campbell também reafirmou que a equipe havia solicitado uma reunião com a F1 depois que uma falha de TI fez com que um convite enviado pelo detentor dos direitos comerciais à Andretti em dezembro se extraviasse.

A oferta foi aprovada pela FIA em outubro, antes de passar para o CEO da F1, Stefano Domenicali e seus colegas, como o próximo passo no processo.

A declaração de rejeição do mês passado questionou a competitividade potencial do projeto, especialmente em sua forma inicial com uma unidade de potência da Renault.

Mas deixou a porta aberta para uma reação diferente quando a unidade de potência própria da Cadillac estiver pronta em 2028, e a equipe teria uma entrada de fábrica.

“Em termos de nosso vínculo com a Andretti, nos sentimos muito bem”, disse Campbell.

“A FIA estudou o caso com outros candidatos e depois deu à nossa candidatura um voto de confiança e aprovação.

“Então, obviamente, a FOM fez a sua declaração e pedimos uma reunião de acompanhamento com eles, e por isso vamos trabalhar nisso. Acreditamos que entre Andretti e Cadillac temos a capacidade de apresentar uma entrada competitiva.

“Não estamos dizendo que é fácil, mas temos entre nossas duas organizações exemplos em nossa história de onde tivemos sucesso em outras categorias do automobilismo, e isso é verdade para Cadillac e Andretti.

“Dito isto, as nossas equipes conjuntas continuam a desenvolver o nosso carro em ritmo acelerado. Então é aí que estamos.”

Jim Campbell, GM

Jim Campbell, GM

Photo by: Gavin Baker / NKP / Motorsport Images

Campbell minimizou a sugestão de que a GM se sentiu insultada por uma declaração que sugeria que o projeto não seria competitivo.

“Como eu disse, acreditamos na candidatura que apresentamos”, afirmou. “E nessa aplicação articulamos as habilidades da Andretti como equipe de corrida e da Cadillac como entidade de fabricação e engenharia.

“Portanto, nos sentimos confiantes nesse pedido e solicitamos uma reunião com a FOM.”

Quando questionado se a unidade de potência da Cadillac poderia estar pronta antes de 2028, Campbell apontou que a marca estava, de qualquer forma, restrita pelos regulamentos da FIA.

“Quando você se inscreve para ser unidade de potência, há um prazo para fazer isso, e para nós foi em junho passado para 2028”, disse ele.

“Se você quisesse desenvolver um motor mais cedo, teria que se registrar no ano anterior para isso. Então, é simplesmente um regulamento.”

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull deve ter 'sidepod estilo Mercedes' ainda mais radical
Próximo artigo F1: Ricciardo revela que chegou a negociar com Ferrari para ser companheiro de Leclerc

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil