GP do Japão: Leclerc recebe punição dupla por acidente na largada
Diretor de prova da F1 puniu piloto por colisão com Max Verstappen e por recusa da Ferrari em cumprir ordens durante a corrida
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, recebeu uma punição dupla pelos incidentes em que se envolveu durante o GP do Japão de Fórmula 1. A primeira por ter causado uma colisão com Max Verstappen e a segunda por ter permanecido na pista com o carro danificado. Com isso, o monegasco caiu da sexta para a sétima posição na corrida.
O diretor de prova da F1, Michael Masi, tinha preocupações quanto a segurança pela possibilidade de as peças quebradas se desprenderem do carro do monegasco. Em comunicação com a equipe, ele orientou a equipe para que Leclerc fosse aos boxes para reparos.
No entanto, a Ferrari o manteve na pista, já que a princípio Leclerc não estava perdendo muito tempo, mas as peças que caíram do carro atingiram o carro de Lewis Hamilton, arrancando o espelho do lado direito e sua Mercedes, e o duto de freio dianteiro de Lando Norris.
Por conta disso, Leclerc recebeu uma penalidade total de 15s - cinco segundos por sua colisão inicial com Verstappen e 10s pela Ferrari tê-lo mantido na pista com o carro danificado.
Veja vídeo do incidente entre os pilotos:
Questionado pelo Motorsport.com sobre a situação de Leclerc, Masi disse: "Inicialmente, fui avisado de que eles consertariam o carro. Eles então escolheram não o fazer e, posteriormente, a Ferrari foi instruída por mim a parar o carro de Charles".
"Na segunda volta, os elementos se desprenderam e instruímos a parada, porque não podíamos confirmar se haveria mais alguma coisa que iria acontecer".
Questionado se estava aborrecido com a Ferrari pela equipe não ter seguido as orientações imediatamente, Masi disse: "Mais do que 'um pouco aborrecido' do ponto de vista da segurança".
Leclerc tem carreira meteórica
O monegasco, assim como a esmagadora maioria dos pilotos, começou a carreira pilotando no kart. Depois de deixar a categoria, o jovem passou por Fórmula Renault, F3, GP3 e F2, sempre terminando as temporadas entre os quatro melhores. Veja imagens da carreira do prodígio da Ferrari:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.