Hamilton iguala mais um recorde de Senna na Fórmula 1; entenda

Piloto britânico da Mercedes venceu de ponta a ponta pela 19ª vez na carreira, igualando feito da lenda brasileira

Hamilton iguala mais um recorde de Senna na Fórmula 1; entenda
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Com a vitória de ponta a ponta no GP de Abu Dhabi, Lewis Hamilton igualou mais um recorde de Ayrton Senna na Fórmula 1. O dominante triunfo em Yas Marina foi o 19º conquistado pelo piloto britânico da Mercedes sem que nenhum de seus oponentes liderasse a prova, apenas ele.

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Assim, o hexacampeão da categoria máxima do automobilismo mundial iguala o número da lenda brasileira, que também venceu de ponta a ponta em 19 ocasiões no campeonato de elite do esporte a motor. Relembre todas as vitórias de Senna na galeria abaixo:

1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
1/81
Depois da temporada de estreia na F1 pela Toleman em 1984, Senna foi para a Lotus no ano seguinte. Logo na segunda etapa do campeonato, o brasileiro, então com 25 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo. Também foi nesta corrida que ele largou da pole position pela primeira vez.

Foto de: LAT Images

1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
2/81
Na corrida disputada sob chuva em Portugal, Senna mostrou todo o seu talento sobre pista molhada. Ele dominou a prova de ponta à ponta e ganhou com tranquilidade, terminando a uma volta de distância de todos, menos Michele Alboreto.

Foto de: LAT Images

1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril
3/81
O italiano da Ferrari terminou em segundo, seguido pelo francês Patrick Tambay, da Renault. Apenas nove pilotos terminaram oficialmente a prova. Alain Prost, que largara em segundo, rodou na volta 30. Ele conquistaria seu primeiro título naquele ano. Keke Rosberg, terceiro, também abandonou por erro. Niki Lauda e Nelson Piquet tiveram problemas em seus carros.

Foto de: LAT Images

2 - GP da Bélgica, 1985, Spa-Francorchamps
2 - GP da Bélgica, 1985, Spa-Francorchamps
4/81
O segundo triunfo de Senna na F1 foi seu primeiro na mítica pista belga, na qual ele conquistaria mais quatro vitórias ao longo da carreira. Na chuva, ele largou em segundo para superar o pole Prost por 28 segundos. O francês terminou apenas em terceiro com a McLaren. Entre eles, chegou Nigel Mansell, a bordo da Williams.

Foto de: Sutton Motorsport Images

3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera
5/81
A vitória em Jerez foi a primeira de Senna no seco, já em 1986. A corrida foi bastante disputada. O brasileiro largou da pole, seguido por Piquet, que saíra da Brabham para a Williams, e seu companheiro britânico Nigel Mansell. Piquet, porém, abandonou com problemas no motor Honda.

Foto de: Sutton Motorsport Images

3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera
6/81
A chegada foi emocionante: Senna bateu Mansell por apenas 0s014, como mostra a foto acima. É a 12ª menor diferença da história do automobilismo mundial. Prost completou o pódio em terceiro. A etapa espanhola foi a segunda da temporada, após o GP do Brasil. Prost foi o campeão.

Foto de: XPB Images

4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)
7/81
Na pista de rua norte-americana, Senna foi soberano. Ele largou da pole, seguido por Mansell e Piquet. Uma vez mais, o brasileiro da Williams abandonaria a prova, que bateu quando liderava.

Foto de: LAT Images

4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)
8/81
Sem a concorrência de Piquet, que fez a volta mais rápida da prova, Senna pôde vencer com tranquilidade com a Lotus. Ele terminou 31s à frente do segundo colocado Jacques Lafitte, da Ligier. Prost completou o pódio em terceiro, bem próximo do conterrâneo.

Foto de: LAT Images

5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo
9/81
Com a Lotus amarela, Senna venceu o primeiro de seus seis GPs de Mônaco em 1987. E o brasileiro contou com quebra do pole e líder Mansell para triunfar. Porém, méritos para Senna, que terminou bem à frente do restante do pelotão, com 33s de vantagem.

Foto de: LAT Images

5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo
10/81
Quem terminou em segundo foi Piquet, que aparece ao fundo desta foto entre Senna e Michele Alboreto, que herdou a terceira posição com a Ferrari após quebra da McLaren de Prost, fechando o pódio no Principado. A quinta vitória de Senna chegou justamente em seu GP de nº 50 na F1.

Foto de: LAT Images

6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)
11/81
Após a vitória em Mônaco, Senna emendou sua primeira sequência de triunfos, em Detroit. O circuito de rua norte-americano foi um dos mais positivos para Senna. Lá, o brasileiro venceu três vezes. Em 1987, Mansell largou da pole, mas teve problemas a bordo da Williams.

Foto de: LAT Images

6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)
12/81
Com o caminho aberto, Senna liderou com tranquilidade e venceu a prova com uma vantagem de mais de 33s para o segundo colocado Piquet, que conquistaria seu terceiro título mundial naquela temporada. O carioca largara em terceiro, logo atrás do vencedor e de Mansell. Prost completou o pódio. A vitória de Senna foi a última de uma equipe com nome Lotus na F1 até Kimi Raikkonen vencer em Abu Dhabi, em 2012.

Foto de: LAT Images

7 - GP de San Marino, 1988, Imola
7 - GP de San Marino, 1988, Imola
13/81
Senna também teve sucesso na pista em que faleceria seis anos depois. O brasileiro venceu o GP de San Marino três vezes. A vitória inaugural foi em 1988, em sua primeira temporada na McLaren. A etapa foi a segunda daquele campeonato, após o GP do Brasil, desastroso para Senna.

Foto de: Sutton Motorsport Images

7 - GP de San Marino, 1988, Imola
7 - GP de San Marino, 1988, Imola
14/81
Em Imola, porém, deu tudo certo para o brasileiro. Ele largou da pole e liderou toda a corrida, administrando bem a vantagem para o agora companheiro Prost, que largara em segundo e terminou a somente 2s do líder. Piquet, que trocara a Williams pela Lotus, completou o pódio.

Foto de: Sutton Motorsport Images

8 - GP do Canadá, 1988, Montreal
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal
15/81
Na quinta etapa da temporada 1988, Senna também foi dominante. Ele saiu da pole e foi ultrapassado por Prost, mas recuperou a liderança na volta 19 e não saiu mais da primeira posição, vencendo importante batalha interna.

Foto de: Sutton Motorsport Images

8 - GP do Canadá, 1988, Montreal
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal
16/81
Senna comemora a vitória erguendo seu troféu. Prost aparece cabisbaixo em segundo, apesar de ter subido ao pódio pela 60ª vez em sua carreira na F1. Oculto na foto, está o belga Thierry Boutsen, terceiro com a Benetton.

Foto de: Tom Haapanen

9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)
17/81
Em 1988, Senna venceu consecutivamente pela segunda vez. Em Detroit, foi seu terceiro e último triunfo na carreira. E a corrida norte-americana foi amplamente dominada pelo brasileiro. Ele largou da pole position e dominou de ponta à ponta, vencendo com vantagem de mais de 38s.

Foto de: LAT Images

9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)
18/81
Nesta foto, Senna é visto em detalhe a bordo da mítica McLaren MP4/4. Com o mesmo carro, Alain Prost foi o segundo em Detroit, após largar em quarto. Boutsen foi o terceiro novamente, de modo que o pódio da etapa dos Estados Unidos foi idêntico ao da corrida anterior, no Canadá.

Foto de: Sutton Motorsport Images

10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone
19/81
Na oitava etapa daquela temporada, Senna venceu sua única corrida no histórico circuito de Silverstone. A prova foi a primeira disputada sob chuva desde o GP da Bélgica de 1985, vencido pelo brasileiro. Na Inglaterra, ele saiu do terceiro posto do grid para subir no lugar mais alto do pódio.

Foto de: LAT Images

10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone
20/81
Logo no começo da prova, Senna ultrapassou as Ferraris de Alboreto e Gerhard Berger, que liderou a dobradinha do time de Maranello no treino classificatório. Daí em diante, o brasileiro rumou tranquilo para a vitória, com vantagem de 23s para Mansell, segundo colocado com a Williams. O italiano Alessando Nannini foi o terceiro com a Benetton, em seu primeiro pódio na F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim
21/81
No rápido circuito de Hockenheim, Senna saiu da pole position para vencer com tranquilidade na chuva, apesar de diferença 'pequena'. O brasileiro cruzou a linha de chegada com mais de 13s de vantagem para Prost.

Foto de: Sutton Motorsport Images

11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim
22/81
Além da dupla da McLaren, que já liderava o Mundial de Construtores com folga, quem subiu ao pódio foi Berger, com a Ferrari. O austríaco chegou a ultrapassar Prost na largada, mas acabou sendo superado pelo francês.

Foto de: XPB Images

12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring
23/81
A etapa húngara marcou a primeira vez que Senna chegou a três vitórias consecutivas em sua carreira. A corrida também daria ao brasileiro os ponto que o deixariam empatado com Prost na liderança do Mundial.

Foto de: XPB Images

12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring
24/81
A foto acima mostra Senna na chuva nos treinos, mas a corrida foi disputada no seco. O brasileiro largou da pole e liderou toda a prova, mas teve de se defender de ataques das Williams no meio da corrida. Na parte final, foi atacado por Prost, mas se defendeu bem para vencer por 0s5. Uma vez mais, Boutsen foi o terceiro colocado.

Foto de: Sutton Motorsport Images

13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps
25/81
A vitória em Spa foi a quarta consecutiva naquela temporada. Na etapa belga, ele cravou a pole novamente. Na largada, porém, Prost ultrapassou o brasileiro, que logo recuperou a liderança da corrida.

Foto de: Sutton Motorsport Images

13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps
26/81
Senna venceria a prova com tranquilidade. Ele cruzou a linha de chegada com mais de 30s de vantagem para Prost. Sabedor de que o brasileiro vinha copiando seus ajustes no carro, o francês fez alterações de última hora antes do GP, mas sua McLaren piorou e ele não pôde brigar pela vitória.

Foto de: Sutton Motorsport Images

14 - GP do Japão, 1988, Suzuka
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka
27/81
A etapa japonesa, penúltima da temporada, confirmaria o primeiro título mundial de Senna. Para variar, ele cravou a pole position, a 0s324 do rival e concorrente Prost, na 11ª dobradinha da McLaren em 1988. Na largada, porém, o brasileiro teve falha do motor, caindo para o meio do grid, em 14º. No tranco, ele conseguiu fazer o MP4/4 funcionar e foi à caça de Prost.

Foto de: Sutton Motorsport Images

14 - GP do Japão, 1988, Suzuka
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka
28/81
Depois da dificuldade, Senna fez uma grande corrida de recuperação. Seus primeiros giros foram avassaladores: completou a primeira volta em 8º; a segunda em 6º; a terceira em 5º; a quarta em 4º; e na 11ª já era 3º. Com a quebra de Ivan Capelli no 19º giro, subiu para segundo e colou em Prost. Na 27ª volta, ultrapassou o rival, que ainda tentou espremê-lo na área de escape da mureta dos boxes, em vão. Vitória e 1º título mundial de Senna na F1. Prost ficou em segundo e Boutsen em terceiro, de novo.

Foto de: Sutton Motorsport Images

15 - GP de San Marino, 1989, Imola
15 - GP de San Marino, 1989, Imola
29/81
Após mais uma decepção na abertura da temporada, no Brasil, Senna se reabilitou na etapa seguinte, em Imola, assim como em 1989. O GP de San Marino daquele ano, aliás, teve forte batida de Berger na Tamburello, curva em que Senna morreria em 1994.

Foto de: LAT Images

15 - GP de San Marino, 1989, Imola
15 - GP de San Marino, 1989, Imola
30/81
Senna saiu da pole e se distanciou na ponta, até a corrida ser interrompida pelo acidente de Berger. Na relargada, Prost passou o brasileiro. Senna, porém, recuperou a ponta para vencer pela segunda vez no circuito em que morreria. Nannini foi o terceiro.

Foto de: LAT Images

16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo
31/81
Em mais um triunfo no Principado, Senna saiu da pole novamente, seguido por Alain Prost e Boutsen, agora na Williams. O brasileiro abriu grande distância e venceu com mais de 50s de vantagem.

Foto de: LAT Images

16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo
32/81
A foto mostra Senna extenuado no pódio. Segundo o brasileiro, sua McLaren perdeu as duas primeiras marchas no fim da prova e ele disfarçou para que Prost não percebesse e fosse em busca da vitória. Stefano Modena, italiano da Brabham, foi o terceiro. O pódio foi o último da história da lendária equipe na Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

17 - GP do México, 1989, Cidade do México
17 - GP do México, 1989, Cidade do México
33/81
A vitória no Hermanos Rodríguez foi sua única no México. Mas veio em grande estilo. Uma vez mais, Senna saiu da pole position e dominou toda a corrida. Prost até tentou atacar, mas a McLaren confundiu pneus em um pit stop e o francês acabou ficando para trás, terminando apenas em quinto após largar em segundo.

Foto de: LAT Images

17 - GP do México, 1989, Cidade do México
17 - GP do México, 1989, Cidade do México
34/81
Senna comemora a vitória no alto do pódio. Completando os três primeiros colocados, vieram os italianos Riccardo Patrese, com a Williams, e Michele Alboreto, na Tyrrell, em seu último top-3.

Foto de: Sutton Motorsport Images

18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim
35/81
Senna chegou à etapa alemã, nona da temporada, tendo abandonado as quatro últimos. O retrospecto não abalou o brasileiro, que cravou a pole position em Hockenheim. Ele largou bem e manteve a liderança, mas a McLaren errou no pit stop e Prost assumiu a liderança na volta 19.

Foto de: Sutton Motorsport Images

18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim
36/81
O erro da equipe nos boxes deixou Senna ainda mais determinado a vencer. Ele pisou fundo e foi à caça do rival. Na penúltima volta, o brasileiro fez a ultrapassagem para ganhar o GP. Mansell, que fora para a Ferrari, foi ao seu 30º pódio, 40º da carreira de Senna.

Foto de: Sutton Motorsport Images

19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps
37/81
Na etapa da Bélgica, Senna cravou a pole position mais uma vez, à frente de Alain Prost. Na chuva, o brasileiro liderou de ponta à ponta, assim como fizera em 1985, em sua primeira vitória em Spa.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps
38/81
Apesar da vitória, Senna venceu com apenas 1s304 de vantagem para Prost. Mansell fechou o pódio novamente. Na foto, o então presidente da FIA, o francês Jean-Marie Balestre, aparece ao centro.

Foto de: XPB Images

20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera
39/81
A etapa espanhola aconteceu logo após o GP de Portugal, em que Mansell bateu em Senna. O britânico foi suspenso e não correu em Jerez. Uma vez mais, o brasileiro fez a pole, desta vez à frente de Berger. Prost largou em terceiro. Os três primeiros terminaram a corrida nas mesmas posições do grid de largada.

Foto de: Sutton Motorsport Images

20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera
40/81
Os três primeiros terminaram a corrida nas mesmas posições do grid de largada. A vitória foi tranquila para Senna, que terminou a corrida com mais de 27s de vantagem para Prost. O GP da Espanha seria o último concluído pelo francês com a McLaren. Na etapa seguinte, no Japão, ele jogaria sua McLaren sobre a de Senna após a largada para garantir seu terceiro título antes de ir para a Ferrari.

Foto de: Sutton Motorsport Images

21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix
41/81
Na etapa de abertura da temporada 1990, Senna conquistaria sua 21ª vitória na Fórmula 1. Desta vez, porém, ele não largou da pole. O brasileiro saiu da quinta posição do grid, que tinha Berger como pole position, agora ao lado de Senna com a McLaren.

Foto de: Sutton Motorsport Images

21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix
42/81
Berger teve problemas e acabou abandonando. O líder era Jean Alesi, que tinha feito ótima largada com a Tyrrell. Senna tinha ganhado posições e foi ao ataque do francês, ultrapassando-o na volta 35. Boutsen fechou o top-3 na Williams. O pódio foi o primeiro da carreira de Alesi, que estreara na F1 em 1989.

Foto de: Sutton Motorsport Images

22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo
43/81
Em sua terceira vitória no Principado, Senna foi absoluto. Fez a pole position, liderou do início ao fim e fez a volta mais rápida da prova, aumentando seu reinado no mítico circuito de rua monegasco.

Foto de: LAT Images

22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo
44/81
Senna venceu a corrida com pouco mais de 1s de vantagem para Alesi. Companheiro do brasileiro na McLaren, Berger fechou o pódio em terceiro. Prost, que largou em segundo com a Ferrari, abandonou na volta 30 em virtude de problema com a bateria.

Foto de: LAT Images

23 - GP do Canadá, 1990, Montreal
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal
45/81
Na sua segunda e última vitória em Montreal, Senna liderou dobradinha da McLaren no treino classificatório, à frente de Berger. No começo do GP, o brasileiro manteve o primeiro posto, mas o austríaco tomou punição de 1min por queimar largada. Senna, então, deixou Berger passar para que o companheiro tentasse compensar o tempo adicionado.

Foto de: Sutton Motorsport Images

23 - GP do Canadá, 1990, Montreal
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal
46/81
A estratégia funcionou e Berger terminou em primeiro, mas foi para quarto com a adição do minuto. Senna ficou com o lugar mais alto do pódio, à frente de Piquet, com a Benetton, em seu primeiro top-3 desde a Austrália-88. Mansell ficou em terceiro com a Ferrari.

Foto de: Sutton Motorsport Images

24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim
47/81
Em sua terceira e última vitória em Hockenheim, Senna saiu da pole position, seguido pelo escudeiro Berger e Nannini, companheiro de Piquet na Benetton.

Foto de: Sutton Motorsport Images

24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim
48/81
Senna controlou bem a corrida e cruzou a linha de chegada com mais de 6s de vantagem para Nannini. O italiano superou Berger, que terminou em terceiro com a McLaren na Alemanha. O pódio foi o 50º da carreira do brasileiro na Fórmula 1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps
49/81
A vitória foi a quarta de Senna em Spa e a terceira em três anos. A largada, porém, foi complicada. Foram necessárias três tentativas, já que batidas ocasionaram bandeiras vermelhas nas duas primeiras. Nada que impedisse a vitória do brasileiro, numa estatística inédita de três poles seguidas de vitórias na mesma pista. Foi o 25º triunfo de Senna na Fórmula 1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps
50/81
Ele venceu com relativa tranquilidade, cruzando a linha de chegada com mais de 3s5 de vantagem para Prost, que largou em terceiro mas terminou em segundo com a Ferrari. Ele ultrapassou Berger, seu substituto na McLaren, que ficou em terceiro.

Foto de: Sutton Motorsport Images

26 - GP da Itália, 1990, Monza
26 - GP da Itália, 1990, Monza
51/81
Em sua primeira vitória no clássico Autódromo de Monza, que mais recebeu corridas da Fórmula 1, Senna foi dominante. Cravou a pole, liderou do início ao fim e fez a volta mais rápida da prova, alcançando o 'Grand Slam'. Ele venceu com 6s de vantagem para Prost. Berger fechou novamente em terceiro com a McLaren. O destaque negativo do GP foi o acidente de Derek Warwick, da Lotus.

Foto de: Sutton Motorsport Images

26 - GP da Itália, 1990, Monza
26 - GP da Itália, 1990, Monza
52/81
Foi a última vitória do brasileiro na temporada 1990, que o consagraria como bicampeão. Com o triunfo em Monza, ele abriu 16 pontos de vantagem para Prost no Mundial. Na época, a diferença era grande, já que o primeiro lugar ganhava nove pontos. Na etapa seguinte, Senna terminaria em segundo, à frente de Prost. Na Espanha, o francês venceu e o rival abandonou. No Japão, porém, Senna revidou a batida do ano anterior e se chocou com a Ferrari de Prost para tirar as chances de título do piloto francês.

Foto de: Sutton Motorsport Images

27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix
53/81
Logo na abertura da temporada 1991, Senna conquistou mais uma vitória, sua segunda e última em Phoenix. O GP foi o último dos Estados Unidos até 2000. Senna fez a pole position e liderou de ponta à ponta, com grande tranquilidade.

Foto de: Sutton Motorsport Images

27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix
54/81
O brasileiro venceu a corrida com 16s de vantagem para Prost, segundo com a Ferrari. Piquet fechou o pódio com a Benetton. A temporada 1991 seria a última do carioca na F1. Já a corrida nos EUA marcou a estreia do finlandês Mika Hakkinen, na Lotus. Mais tarde, ele seria companheiro de Senna e bicampeão da F1.

Foto de: LAT Images

28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos
55/81
A 28ª vitória de Senna na F1 provavelmente foi a sua mais marcante, já que ele finalmente conseguiu triunfar na etapa de sua terra natal. Depois de sucessivas decepções em Interlagos, o brasileiro finalmente conseguiu vencer a corrida de seu país, em sua oitava temporada na categoria máxima do automobilismo.

Foto de: Sutton Motorsport Images

28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos
56/81
Senna saiu da pole e liderou do início ao fim, mas teve de superar problemas no câmbio para vencer de forma heroica. Na parte final da prova, ele perdeu a quarta marcha. Pouco depois, o brasileiro perdeu a quinta e a terceira marchas, tendo que fazer milagre com a sexta velocidade para levar a McLaren até o final. Por sorte, as Williams também tiveram problemas e Senna conseguiu sustentar a vitória, cruzando a linha de chegada a 2s9 de Patrese. Berger fechou o pódio. Após o fim da corrida, Senna estava exausto e precisou de ajuda para sair do carro. Com muitas dores, o piloto quase derrobou o troféu na premiação. Ele precisou da ajuda dos colegas para levantar o caneco em celebração à tão sonhada vitória no Brasil. Cena épica do automobilismo mundial.

Foto de: Sutton Motorsport Images

29 - GP de San Marino, 1991, Imola
29 - GP de San Marino, 1991, Imola
57/81
Em 1991, Senna conquistou sua terceira e última vitória no circuito em que morreria a bordo da Williams três anos mais tarde. O brasileiro fez a pole, mas foi ultrapassado por Patrese no atribulado começo da corrida. O italiano teve problemas nos boxes e acabou abandonando. Senna reassumiu a ponta e a sustentou até o fim.

Foto de: Sutton Motorsport Images

29 - GP de San Marino, 1991, Imola
29 - GP de San Marino, 1991, Imola
58/81
Apesar de problemas com a pressão de óleo do motor V12, o brasileiro terminou 1s6 à frente do companheiro Berger, que tinha um carro e melhor e fez a volta mais rápida da prova. O finlandês JJ Lehto terminou em terceiro, em seu primeiro e único pódio na F1 com a Dallara. O top-3 foi o segundo e último da equipe.

Foto de: Sutton Motorsport Images

30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo
59/81
Na quarta etapa da temporada 1991, Senna emplacou sua quarta vitória consecutiva, abrindo grande vantagem no Mundial. Ele largou da pole com a McLaren e liderou do início ao fim para cruzar a linha de chegada em primeiro. Foi seu terceiro triunfo consecutivo no Principado de Mônaco, onde Ayrton é o rei até a atualidade. Aquela vitória foi a 30ª da carreira do então bicampeão da F1.

Foto de: LAT Images

30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo
60/81
O brasileiro venceu com grande vantagem de mais de 18s para Mansell, que terminou em segundo. O 'Leão' voltara à Williams no começo de 1991. Jean Alesi foi o terceiro com a Ferrari. Prost terminou em quinto, atrás do brasileiro Roberto 'Pupo Moreno, que fez grande corrida a bordo da Benetton, na qual corri com Piquet.

Foto de: Sutton Motorsport Images

31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring
61/81
Em sua segunda e penúltima vitória na etapa húngara, Senna largou da pole e liderou do início ao fim, mas teve de segurar a pressão das Williams de Patrese e Mansell no Hungaroring. Importante triunfo para Senna, que não vencera as quatro corridas anteriores na temporada 1991. Elas não fariam falta.

Foto de: Sutton Motorsport Images

31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring
62/81
O brasileiro cruzou a linha de chegada com vantagem de 4s5 para o britânico, que superou o companheiro de equipe. Patrese largou em segundo mas terminou em terceiro na Hungria.

Foto de: LAT Images

32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps
63/81
Depois de voltar a vencer na Hungria, nada melhor que Spa para emendar uma sequência vitoriosa. Em 1991, Senna venceu sua quinta corrida na Bélgica, a quarta de forma consecutiva. A corrida marcou a estreia de Michael Schumacher na F1 com a Jordan e teve a primeira e única volta mais rápida de Pupo Moreno na categoria.

Foto de: Sutton Motorsport Images

32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps
64/81
Senna saiu da pole e liderou até a primeira parada, antes de perder a ponta para Mansell. O 'Leão' acabou tendo problemas eletrônicas com a Williams e abandonou. Alesi assumiu a ponta mas também quebrou, então Senna foi para a ponta. Ele liderou o pelotão da frente e venceu com 1s9 de vantagem para Berger. Piquet foi o terceiro com a Benetton em seu 60º e último pódio na F1.

Foto de: Ercole Colombo

33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide
65/81
Senna chegou à última corrida da temporada já como tricampeão mundial. Na etapa anterior, no Japão, ele liderava, mas o segundo lugar já garantia o tri e o brasileiro deixou Berger passar para sua primeira vitória na F1. No fechamento de 91, porém, Senna foi o grande vencedor sob grande chuva em Adelaide.

Foto de: LAT Images

33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide
66/81
Senna saiu da pole, sua 60ª, e liderou quase toda a corrida. Mansell chegou a completar uma ultrapassagem, mas teve de frear por causa de carros batidos na pista. O próprio britânico sofreu grave acidente, que levaria a direção de prova a encerrar o GP. Senna ficou em primeiro, com o 'Leão' em segundo e Berger em terceiro. A etapa australiana foi a 204ª e última de Nelson Piquet na F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo
67/81
Apesar do tri no ano anterior, Senna não pôde brigar pelo título em 1992, em que a Williams foi absurdamente dominante. O brasileiro, porém, conseguiu descolar algumas vitórias. A primeira foi em seu circuito 'preferido'. A etapa foi a sexta daquela temporada.

Foto de: Sutton Motorsport Images

34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo
68/81
Mansell largou da pole, Patrese segundo e Senna terceiro. O brasileiro passou o italiano na largada e ficou atrás do britânico por boa parte da prova. A oito voltas do fim, Mansell teve problema na roda e foi para os boxes, legando a ponta a Senna. O 'Leão' voltou voando e colou em Senna nas últimas três voltas, mas não conseguiu passar. Patrese ficou em terceiro com a outra Williams.

Foto de: LAT Images

35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring
69/81
A vitória na Hungria em 1992 foi a terceira e última de Senna no País. Ele também venceu a etapa em 1988 e 1991, anos que marcaram seu primeiro e seu último título na Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring
70/81
Em seu segundo triunfo na temporada 1992, Senna saiu do terceiro lugar do grid de largada para cruzar a linha de chegada em primeiro. Patrese fez sua oitava e última pole e liderava com a Williams, mas seu motor Renault quebrou na volta 55. Campeão daquele ano, Mansell largou em segundo, sua posição final, e Berger fechou o pódio com a outra McLaren.

Foto de: LAT Images

36 - GP da Itália, 1992, Monza
36 - GP da Itália, 1992, Monza
71/81
A vitória em Monza foi a terceira e última de Senna na temporada 1992. Também foi o último triunfo do brasileiro no GP da Itália. Mansell foi o pole e vinha bem, mas abandonou na volta 41. Senna largara em segundo e ficou atrás de Patrese, que teve problemas a seis voltas do fim e teve de deixar o tricampeão passar. Martin Brundle e Schumacher completaram o pódio com a Benetton.

Foto de: Sutton Motorsport Images

37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos
72/81
A vitória em 1993 foi sua segunda e última em sua terra natal. Também foi o primeiro de cinco triunfos na temporada 1993. Ele largou em terceiro, atrás das Williams, que fizeram uma dobradinha com seus novos pilotos: Prost, de volta à F1, e Damon Hill.

Foto de: LAT Images

37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos
73/81
O GP começou no seco mas uma forte chuva mudou tudo. Na volta 30, Christian Fittipaldi bateu com a sua Footwork. Logo após, Prost perdeu o controle de sua Williams e bateu no carro da brasileiro, também abandonando. Com isso, Hill assumiu a ponta, seguido por Senna. A chuva parou, a pista começou a secar e os pilotos tiveram de trocar pneus, mas o brasileiro passou o líder antes do pit stop para se firmar na frente e vencer. Schumacher foi o terceiro. A vitória de Senna foi a última de um local no Brasil até 2006, quando Felipe Massa venceu o GP em sua temporada de estreia pela Ferrari.

Foto de: Sutton Motorsport Images

38 - GP da Europa, 1993, Donington Park
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park
74/81
Na corrida seguinte, na Inglaterra, Senna deu um show. No único GP disputado em Donington, o brasileiro mostrou que era imbatível na chuva. Ele se classificou em quarto e caiu para quinto na largada, mas já liderava ao fim da primeira volta. Em giro arrasador, Senna passou Schumacher da Benetton, Karl Wendlinger, Prost e Hill para assumir a ponta, da qual não saiu mais, exceto nos pit stops.

Foto de: Sutton Motorsport Images

38 - GP da Europa, 1993, Donington Park
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park
75/81
Com 1min23s de vantagem para o britânico, Senna venceu a corrida em que fez “a melhor primeira volta da história". Completando o pódio em terceiro, Prost tomou volta do rival. Nesta prova, o brasileiro também fez seu 19º e último giro mais rápido.

Foto de: LAT Images

39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo
76/81
A antepenúltima vitória de Senna na Fórmula 1 veio no circuito em que o brasileiro foi mais dominante. O triunfo de 1993 foi o sexto do tricampeão no Principado, quinto consecutivo. E ele saiu em terceiro, atrás da Williams de Prost e da Benetton de Schumacher. O francês queimou a largada e foi punido com um stop-and-go e teve problemas na saída do pit, perdendo muito tempo. Já Schumacher teve um problema hidráulico e abandonou na volta 32.

Foto de: Sutton Motorsport Images

39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo
77/81
Com os problemas dos dois rivais, Senna ficou com o caminho livre para mais uma vitória no Principado. Hill chegou em segundo com a Williams e Alesi completou o pódio com a Ferrari.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

40 - GP do Japão, 1993, Suzuka
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka
78/81
A penúltima vitória de Senna veio em Suzuka, palco de grandes episódios de sua carreira. Depois de conquistar o tetra na etapa anterior, em Portugal, Prost fez sua 33ª e última pole no Japão, à frente de Senna. Em corrida marcada pela alternância de chuva e sol, os rivais trocaram de posições algumas vezes por causa das trocas de pneus, mas o francês optou por não forçar no fim do GP.

Foto de: Sutton Motorsport Images

40 - GP do Japão, 1993, Suzuka
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka
79/81
Depois da briga estratégica pela ponta, Senna ficou em primeiro e não foi ameaçado pelo rival. Acabou vencendo com mais de 11s de vantagem. Terceiro, Hakkinen foi ao seu primeiro pódio na F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide
80/81
A derradeira vitória de Senna veio em sua última corrida pela McLaren. A prova também marcou a despedida de Prost da F1. Patrese, então recordista de GPs, com 256, também se aposentou depois da etapa australiana, assim como Derek Warwick. A suspensão ativa também se despedia, proibida de 1994 em diante. O triunfo de Senna foi o último de um brasileiro até Rubens Barrichello ganhar o GP da Alemanha de 2000 com a Ferrari.

Foto de: LAT Images

41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide
81/81
Senna cravou a pole pela primeira vez desde o Canadá-92. Na terceira tentativa, a largada finalmente deu certo e o brasileiro manteve a ponta. Ele liderou do início ao fim, exceto quando fez seus pit stops. Prost deu adeus à F1 do segundo lugar do pódio. Em 1994, Senna assumiu seu lugar na Williams. Hill foi o terceiro.

Foto de: Sutton Motorsport Images

O triunfo em Abu Dhabi também marcou o sexto Grand Chelem (quando o piloto faz a pole, a volta mais rápida, lidera todas as voltas e vence a corrida) do britânico. O líder da estatística é o mítico Jim Clark, que alcançou a proeza em oito oportunidades.

A vitória de Hamilton nos Emirados Árabes Unidos também foi sua 50ª após largar da pole position. O segundo colocado do 'ranking' é o alemão Michael Schumacher, que venceu 40 vezes após largar da posição de honra do grid da F1.

Marcas superadas

O britânico vem, pouco a pouco, superando os números de Schumacher e de seu grande ídolo, Senna. Desde que se juntou à Mercedes, Hamilton já bateu pelo menos três grandes marcas do brasileiro: O número de títulos, pois Senna foi tricampeão e o britânico já acumula seis. Número de vitórias, são 41 do brasileiro, contra 84 do hexacampeão e o número de poles, estatística na qual Senna foi o 'rei' por muitos anos, com 65,  antes ser de ser superado, primeiro por Schumacher e depois por Hamilton, que também é o atual recordista, com 88.

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Hamilton segue perseguição ao recorde de Schumacher

O piloto britânico alcançou a marca de 84 vitórias na F1 com o triunfo no GP de Abu Dhabi. A cada etapa do campeonato, o que parecia impossível ganha corpo: a quebra do recorde de Michael Schumacher. Faltam nove vitórias para Hamilton passar o alemão. Veja galeria exclusiva do Motorsport.com que mostra quem destronou quem ao longo dos anos:
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
1/37
O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.

Foto de: LAT Images

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
2/37
Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.

Foto de: LAT Images

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
3/37
Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
4/37
O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.

Foto de: LAT Images

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
5/37
Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.

Foto de: LAT Images

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
6/37
Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.

Foto de: LAT Images

Fangio: Reinado de títulos e vitórias
Fangio: Reinado de títulos e vitórias
7/37
Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.

Foto de: Maserati Media Center

Jim Clark igualou Fangio em 1967
Jim Clark igualou Fangio em 1967
8/37
O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.

Foto de: Ford Motor Company

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
9/37
A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.

Foto de: LAT Images

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
10/37
O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O quarto reinado: Jackie Stewart
O quarto reinado: Jackie Stewart
11/37
Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.

Foto de: Ercole Colombo

Jackie Stewart somou 27 vitórias
Jackie Stewart somou 27 vitórias
12/37
O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.

Foto de: LAT Images

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
13/37
Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.

Foto de: LAT Images

Alain Prost iguala recorde de Stewart
Alain Prost iguala recorde de Stewart
14/37
Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
15/37
Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
16/37
Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
17/37
Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.

Foto de: LAT Images

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
18/37
O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
19/37
Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell também superou marca de Stewart
Nigel Mansell também superou marca de Stewart
20/37
O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.

Foto de: LAT Images

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
21/37
Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.

Foto de: LAT Images

Alain Prost se aposenta como Rei
Alain Prost se aposenta como Rei
22/37
A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna ameaçava destronar Prost
Senna ameaçava destronar Prost
23/37
Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
24/37
Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.

Foto de: XPB Images

Caminho para o trono estava livre para Schumacher
Caminho para o trono estava livre para Schumacher
25/37
Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.

Foto de: LAT Images

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
26/37
A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.

Foto de: Ferrari Media Center

O novo imperador chega ao Trono
O novo imperador chega ao Trono
27/37
A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher comemora sua vitória número 91
Schumacher comemora sua vitória número 91
28/37
Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.

Foto de: Ferrari Media Center

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
29/37
Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
30/37
Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Outro postulante ao trono surgia em 2007
Outro postulante ao trono surgia em 2007
31/37
Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
32/37
Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
33/37
Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
34/37
Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
35/37
Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Um novo rei na F1?
Um novo rei na F1?
36/37
Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 62 vitórias, totalizando 82.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Trono na mira
Trono na mira
37/37
O inglês está 7 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

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