Hamilton: "Não pedi, nem queria ordens de equipe”
Lewis Hamilton afirmou que nunca pediu, nem queria o uso de uma ordem de equipe no GP da Rússia para ajudá-lo a vencer.
O líder do Mundial recebeu a vitória em Sochi após o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, receber a ordem para abrir caminho.
A controvérsia deixou Hamilton visivelmente desanimado após a corrida, já que ele deixou claro que nem nas reuniões pré-corrida, nem nas conversas pelo rádio ele queria que Bottas abrisse mão da vitória.
“Obviamente foi uma decisão da equipe”, disse Hamilton, cuja vitória lhe ajudou a abrir 50 pontos para Sebastian Vettel.
“Houve obviamente discussões sobre se isso aconteceria ou não, e eu apenas garanti a Valtteri que não foi algo que eu pedi.”
“Isso é algo que a equipe sente que é correto para nós. É uma situação muito desconfortável de estar.”
Hamilton insistiu que, durante a fase da corrida em que a ordem foi dada, ele, na verdade, queria que Bottas fosse ainda mais rápido.
“Me disseram pelo rádio que Valtteri me deixaria passar, o que não era o que eu queria. Eu disse: ‘diga a ele para aumentar a velocidade’, porque eu tinha Sebastian na minha cola. Foi bem próximo.”
“Não foi legal passá-lo naquele momento, na curva 13. E eu não sabia o que estava planejado para o fim.”
“Eu estava esperando ter alguma novidade ou coisa do tipo, mas eu sabia que a equipe queria que terminasse daquela forma. Se eles tivessem tomado a decisão, então confirmaria para mim que a equipe queria que terminasse daquele jeito.”
Bottas disse que entendeu as razões da decisão da Mercedes, mesmo que ele próprio tenha achado difícil de cumprir.
Questionado se pensava que a equipe deveria deixar Hamilton à frente, Bottas disse: “Sim, eu podia esperar por isso. Porque, obviamente, Lewis está lutando pelo campeonato de pilotos e eu não.”
“E, da forma com que terminamos em comparação ao começo, não faz diferença para o campeonato dos construtores. Então, sim, eu estava esperando.”
Bottas disse, por fim, que não ficaria feliz caso Hamilton contribuísse e lhe desse uma vitória no fim do ano. “Não, acho que é mais divertido competir por ela.”
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, congratulates Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Photo by: Sam Bloxham / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.