Hamilton relembra aprendizado com Lauda e diz: “Sempre amarei Niki”

Hoje hexacampeão da F1, inglês recordou primeiras reuniões com Niki Lauda, que o levaram à sua mudança para Mercedes
O tricampeão mundial de Fórmula 1, Niki Lauda, desempenhou um papel fundamental como presidente não-executivo da Mercedes na F1 para contratar Lewis Hamilton, mantendo conversas regulares com o piloto britânico até 2012.
Desde então, Hamilton conquistou cinco títulos para a Mercedes, além de ajudar a equipe a disputar seis campeonatos consecutivos de construtores e uma série de feitos sem precedentes na F1.
Marcando o primeiro aniversário de sua morte aos 70 anos, a Mercedes lançou um vídeo com muitos membros de sua equipe compartilhando suas melhores lembranças de Lauda.
Leia também:
Hamilton disse que era um "assunto difícil de falar" e que toda a equipe sentia falta de Lauda "muito" antes de recordar suas reuniões iniciais em 2012.
"Provavelmente, as melhores lembranças que tenho são das minhas primeiras conversas", disse Hamilton.
“Começamos a conversar em 2012 e me lembro de estar em casa durante o dia, recebendo uma ligação de Niki, tentando me convencer a vir para a equipe. Foi muito legal receber uma ligação de um ícone como Niki.”
“Tivemos conversas relativamente boas, mas obviamente era nas fases iniciais. Definitivamente, contar com o apoio de alguém como Niki exige muito respeito e mostra que existia respeito mútuo.”
"Eu pensei que talvez ele não me valorizasse necessariamente como piloto, mas ele valorizava. Então nos sentamos juntos em Singapura, ele veio à minha sala e tivemos uma boa conversa.”
“Acho que foi nessa época que Niki ficou assim: ‘Oh meu Deus, você é como eu em muitas maneiras. Na verdade, temos muito mais em comum do que eu previ’.”
Uma semana após a corrida em Singapura, Hamilton foi confirmado como piloto da Mercedes F1 a partir de 2013, abrindo caminho para se estabelecer como um dos maiores nomes de todos os tempos da F1.
Hamilton falou sobre a influência que Lauda teve em ajudá-lo a melhorar como piloto, sem deixar pedra sobre pedra em sua busca por melhorias.
“Ele estava sempre pensando em como poderíamos melhorar. O maior sinal de Niki para mostrar que você fez um bom trabalho, era tirando o boné - isso era como se dissesse: 'Muito bem!' '', disse Hamilton.
“Conversávamos frequentemente depois das corridas e ele perguntava coisas como:‘ Ei, Lewis, o que você precisa para ser melhor? Do que você precisa? Ele estava sempre perseguindo. Se eu fosse aprender alguma coisa com ele, seria isso.”
“Como piloto e dentro de uma equipe, você naturalmente tem que trabalhar juntos, mas precisa liderar. Você tem que liderar a equipe, tem que fazer as perguntas, tem que cavar fundo e empurrar todo mundo.”
“O Niki me ensinou como abordar isso em um ambiente de trabalho e gosto de pensar que sou capaz de aplicar isso todos os dias, na minha vida cotidiana de corrida.”
“Sou grato pela oportunidade e sempre amarei Niki. Eu sei que ele está conosco em todas as corridas em espírito.”
GALERIA: Relembre todos os carros de Niki Lauda na F1
1971, March 711

Foto de: Divulgacao
1971, March 711

Foto de: Divulgacao
1972, March 721

Foto de: LAT Images
1973, BRM P160

Foto de: LAT Images
1974, Ferrari 312B3

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
1975, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1975, Ferrari 312T

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1975, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: LAT Images
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images
1977, Ferrari 312T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978, Brabham BT45C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978, Brabham BT46

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978, Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1978, Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1979, Brabahm BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images
1979, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images
1979, Brabham BT48 Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1982, McLaren MP4

Foto de: Jean-Philippe Legrand
1983, McLaren MP4B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1984, McLaren MP4\2

Foto de: LAT Images
1984, McLaren MP4/2

Foto de: LAT Images
1985, McLaren MP4/2B

Foto de: LAT Images
Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B

Foto de: LAT Images
Live de Reginaldo Leme: histórias com Fittipaldi, Piquet, Senna e George Harrison
PODCAST: Será o fim de Sebastian Vettel na F1?

Artigo anterior
Podcast #043 – Será o fim de Sebastian Vettel na Fórmula 1?
Próximo artigo
Massa fala sobre possível volta de Alonso: "Não acredito que seria feliz correndo em uma equipe que não é competitiva"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Luke Smith |