Hamilton supera Vettel e termina sexta na frente na Áustria
Piloto registra recorde do Red Bull Ring e supera rival e companheiro por margens pequenas; Massa é apenas 14º
Depois de o encosto de cabeça de sua Mercedes lhe ter roubado a vitória no GP do Azerbaijão há duas semanas, Lewis Hamilton colocou para trás a decepção fazendo o melhor tempo no primeiro dia de atividades para o GP da Áustria, nona etapa do campeonato de 2017 da Fórmula 1.
Vice-líder do campeonato de pilotos, o britânico deixou claro que quer repetir a vitória que conquistou no último ano, e cravou nesta sessão o tempo de 1min05s483, superando por 0s147 seu rival e líder do campeonato, o alemão Sebastian Vettel. A volta de Lewis é mais veloz já realizada no Red Bull Ring.
O piloto da Ferrari ainda ficou à frente Valtteri Bottas, que chegou a liderar a sessão, mas acabou rodando na curva 6 em uma de suas voltas rápidas e ficou com o terceiro tempo.
O time da casa, a Red Bull, fechou o top-5, com Daniel Ricciardo à frente do vice-líder da primeira sessão, o holandês Max Verstappen - que não participou do início do TL2 por problemas nos freios. Kimi Raikkonen ficou com o sexto lugar.
Felipe Massa não fez bom treino. O piloto da Williams jamais esteve no top-10 durante a sessão e finalizou em 14º. Terceiro em Baku, Lance Stroll foi o 16º.
O treino
A sessão se iniciou com um domínio das Mercedes nos primeiro dez minutos. Bottas cravou o melhor tempo, mas Hamilton logo desalojou o parceiro do primeiro lugar com 1min05s731 – melhor tempo da história da pista austríaca. O finlandês ainda melhorou, realizando 1min05s700.
Também utilizando os pneus supermacios assim como a Mercedes, Sebastian Vettel se colocou no terceiro lugar.
Com pneus ultramacios, Valtteri Bottas melhorou sua volta para 1min05s699 e logo foi superado por Sebastian Vettel com 1min05s630. Tentando melhorar ainda mais, o finlandês acabou saindo da pista e rodando.
Hamilton veio em seguida e cravou seu melhor tempo, com 1min05s483. Sua volta foi 0s147 mais rápida que a de Sebastian Vettel. Atrás das duas Mercedes e duas Ferraris, vieram as duas Red Bulls com Daniel Ricciardo e Max Verstappen.
Os carros do time da casa superaram Kimi Raikkonen nos últimos minutos das simulações de classificação, com Ricciardo em quarto e Verstappen em quinto.
A última metade da sessão ficou reservada, como de costume, para as simulações de classificação e pouca coisa aconteceu.
Além de Bottas, Felipe Massa, Fernando Alonso, Sergio Perez, Carlos Sainz, Marcus Ericsson (duas vezes) e Romain Grosjean saíram da pista durante o treino.
O último treino livre para o GP da Áustria tem início neste sábado às 6h. A classificação acontece às 9h.
Confira o resultado:
Pos. | Piloto | Chassi | Motor | Vts | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 30 | 1'05.483 | |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 50 | 1'05.630 | 0.147 |
3 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 41 | 1'05.699 | 0.216 |
4 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 33 | 1'05.832 | 0.349 |
5 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 27 | 1'05.873 | 0.390 |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 54 | 1'06.144 | 0.661 |
7 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 43 | 1'06.591 | 1.108 |
8 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 27 | 1'06.732 | 1.249 |
9 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 42 | 1'06.735 | 1.252 |
10 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 52 | 1'06.763 | 1.280 |
11 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 50 | 1'06.849 | 1.366 |
12 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 37 | 1'06.859 | 1.376 |
13 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Renault | 34 | 1'06.906 | 1.423 |
14 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 50 | 1'07.065 | 1.582 |
15 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 24 | 1'07.100 | 1.617 |
16 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 46 | 1'07.468 | 1.985 |
17 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 41 | 1'07.509 | 2.026 |
18 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 7 | 1'07.623 | 2.140 |
19 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 49 | 1'08.782 | 3.299 |
20 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 51 | 1'08.870 | 3.387 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.