Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Helmut Marko minimiza prejuízo com mudança de regra

Consultor da Red Bull vê time na frente em Silverstone mesmo com a proibição dos difusores soprados

Eficiência do carro da Red Bull vai além da aerodinâmica, garante Marko

A Red Bull está no centro da polêmica sobre a proibição dos difusores soprados na Fórmula 1. Muitos no paddock apontam que a medida foi feita para minar o domínio da equipe na temporada. Para entender seu ponto de vista, o TotalRace ouviu o consultor da equipe Helmut Marko. E ele acredita que a distribuição de forças permanecerá inalterada.

“Acho que não vai mudar muita coisa. Vamos ter ainda três equipes na frente, que são Red Bull, McLaren e Ferrari. Acho que em pistas onde a aerodinâmica é relevante, como Silverstone ou Nürburgring, estaremos novamente em vantagem”, apontou.

Marko calcula em meio segundo o prejuízo do RB7. Mas acha que algumas equipes perderão mais do que isso e outras, menos. Fundamentalmente, demonstra tranquilidade no fato de que o carro da sua equipe continuará sendo superior. “Por enquanto, é só especulação, porque não sabemos o quanto as outras equipes tinham esse dispositivo desenvolvido. Pela nossa simulação, dá para imaginar que haverá um custo de meio segundo por volta. Mas nós temos um carro bom em todas as áreas: aerodinâmica, mecânica e por aí vai. Acho que, mesmo se perdermos um pouco de performance em uma área, o nosso desempenho em geral não mudará muito”.

O dirigente deixa claro não acreditar muito em uma motivação técnica para a proibição dos difusores soprados. Mas garante que a Red Bull vai superar qualquer tipo de prejuízo esportivo que venha a sofrer. “Faz parte do jogo político da F-1. Não dá para influenciar, é preciso apenas reagir. A mudança veio de surpresa e nosso carro realmente era um dos mais desenvolvidos nessa direção. Agora resta que nossa equipe técnica reaja a isso”.

Artigo anterior Conversa rápida com Monisha Kaltenborn, primeira CEO da história da F-1
Próximo artigo Bernie exalta Vettel, o compara a Schumacher e critica Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros