Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull

Diretor da fabricante japonesa diz que ter alcançar metas de confiabilidade potência dentro do cronograma fez de 2019 um ano de sucesso
A Honda acredita que sua capacidade de atingir seus objetivos para seu motor na Fórmula 1 em 2019 foi fundamental para criar uma relação de confiança mútua com seu novo parceiro, a Red Bull.
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A fabricante japonesa foi elogiada pela Red Bull por entregar os ganhos prometidos ao longo da temporada, graças a um agressivo programa de desenvolvimento que incluiu três grandes atualizações.
O diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto, disse ao Motorsport.com: “Temos reuniões regulares com Red Bull, Christian [Horner] e Helmut [Marko], eu e o [chefe de pesquisa e desenvolvimento] Yasuaki Asaki-san. Lá, compartilhamos nossos planos e a situação atual, e eles fazem o mesmo".
“O fato de estar quase tudo dentro do cronograma planejado é muito importante, porque temos confiança mútua um com o outro, o que fortalece o relacionamento. Estamos realmente ansiosos pelo próximo ano”.
A Honda evitou estabelecer metas específicas para a temporada, embora em particular esperasse que ajudasse a Red Bull a alcançar melhores resultados do que a equipe conseguiu com a parceira anterior Renault.
Já Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, começou o ano dizendo que esperava ver seu time vencer cinco corridas. Já Christian Horner, chefe da equipe, se limitou a afirmar que esperava resultados positivos, sem definir um número específico.
Mesmo com a grande vantagem imposta pela Mercedes no início da temporada, Yamamoto disse que jamais se sentiu estressado ou pressionado. O saldo final foram três vitórias, na Áustria, na Alemanha e no Brasil.
"Conheço Christian e Helmut, nos comunicamos muito bem e visitei a fábrica da Red Bull", disse ele. “Então eu confio neles. Pensei que talvez pudéssemos vencer em Mônaco, o que não conseguimos no final. No entanto, isso não nos irritou nem nada. Ficamos bastante relaxados com a situação. Nós pensamos que tudo iria correr bem”.
Red Bull e Honda encerraram a temporada com nenhum abandono devido a problemas no motor, o que significou que a fabricante havia derrotado seus rivais pela primeira vez em termos de confiabilidade.
"Este ano, tivemos um grande resultado em termos de desenvolvimento da unidades de potência", acrescentou Yamamoto. “Como você pode ver no resultado da corrida, a confiabilidade é um ponto, e o outro é potência. Estamos perto da Mercedes, mas estamos atrás. Este ano foi muito bom para nós e estamos satisfeitos com isso. ”
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
1964 A estréia da Honda na F1

Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo

Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos

Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória

Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída

Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301

Foto de: LAT Images
1983 - O retorno

Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams

Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era

Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era

Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell

Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores

Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet

Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia

Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna

Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante

Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida

Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna

Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1

Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR

Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda

Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan

Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções

Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan

Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções

Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios

Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA

Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção

Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições

Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole

Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica

Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda

Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim

Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri

Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta

Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1

Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio

Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi

Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi

Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam

Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor

Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Honda Racing

Foto de: XPB Images
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Red Bull Racing |
Autor | Scott Mitchell |