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Honda considera mudança radical em motor de 2017

Tendo em mente maior liberdade que terá para mexer no motor, fabricante japonesa avalia mudança radical em conceito de unidade de potência para a próxima temporada

Fernando Alonso, McLaren MP4-31 prepares to leave the garage

Foto de: McLaren

Logotipo da McLaren Honda
Yusuke Hasegawa, Head of Honda F1 Programme
Yusuke Hasegawa, Head of Honda F1 Programme
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren MP4-31 on track ahead of Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren MP4-31 on track ahead of Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren MP4-31 and Fernando Alonso, McLaren MP4-31 in the pit lane
Fernando Alonso, McLaren MP4-31 in his cockpit in the garage

A Honda avalia a possibilidade de aplicar uma mudança radical no conceito das unidades de potência para a McLaren na próxima temporada. Após abandonar o conceito 'size zero' de 2015 e conseguir uma evolução, outro motivo pode levar os japoneses a mudar de ideia novamente.

Entende-se que, com as mudanças no regulamento para a próxima temporada, que apresentará carros mais largos, é vantajoso optar pela disposição que a Mercedes utiliza, colocando o turbo e o compressor no mesmo lado.

Opções na mesa

O chefe da Honda na F1, Yusuke Hasegawa, diz que o acordo de motores, que prevê o fim do sistema de tokens para 2017, coloca as fabricantes em uma situação diferente se comparada ao que se via há 12 meses.

“Na próxima temporada, poderemos mexer em tudo sem preocupação. Ainda não decidimos qual será a especificação e o desenho, mas é bom ter mais possibilidades neste sentido. Então é possível que apareçamos com um motor completamente novo”, disse Hasegawa ao Motorsport.com.

Além disso, Hasegawa deixou claro que os japoneses não medirão esforços para apresentar mudanças que aproximem a Honda da Mercedes - que possui o motor mais potente do grid.

“Gostaríamos de fazer de tudo para melhorar nosso motor. Ainda não nos decidimos, mas tudo o que precisarmos fazer será feito", afirmou o dirigente, que já tem um prazo para tomar tal decisão.

“Antes do final da temporada precisamos ter uma definição sobre o formato. Todas as equipes desejam definir o design dos carros por volta de setembro ou outubro, o que será um grande desafio para nós", completou.

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