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Honda vê apenas vantagens em voltar a fornecer motores para duas equipes na F1

Fabricante japonesa terá experiência em trabalhar com dois times novamente depois de retorno ao grid da F1

Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR13, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Glenn Dunbar / Motorsport Images

A Red Bull está mudando para os motores Honda em 2019, depois da primeira temporada de sucesso na Toro Rosso com o fabricante japonês em 2018.

Como as duas equipes utilizarão os motores Honda, eles compartilharão a asas traseira completa, incluindo suspensão, além de algumas peças da suspensão dianteira.

"Acho que é uma grande vantagem", disse o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, ao Motorsport.com. “Não precisamos nos comunicar entre uma equipe e outra, ou eles nos perguntarem de maneira separada.”

"Não temos essa situação. É claro que eles têm um design ligeiramente diferente e precisamos nos adaptar a cada equipe, mas não é uma grande mudança na especificação.”

A Honda não fornece duas equipes desde o retorno ao grid da F1 em 2015.

A fabricante poderia ter servido dois times em 2018, com a Toro Rosso substituindo a McLaren como foco principal e a Sauber cancelou um acordo planejado em favor de uma parceria com a Ferrari.

Isso significa que esta temporada será a primeira que a Honda vai fornecer motores pra duas equipes desde 2008, quando teve uma equipe de fábrica e o time B na Super Aguri.

"Teoricamente, temos o dobro dos dados", brincou Tanabe sobre os benefícios.

“Não só na questão da pista, mas no lado do desenvolvimento. Temos uma equipe diferente [na Red Bull], uma filosofia de carro diferente, uma maneira diferente de trabalhar, especialmente na pista.

“Podemos obter mais informações e mais conhecimento de uma nova equipe. Isso é um grande benefício para nós.”

Quando a perspectiva de uma aliança entre a Red Bull e a Honda se tornou séria no começo de 2018, foi sugerido que Tanabe assumisse um papel abrangente e dois diretores técnicos independentes seriam designados para as duas equipes.

O chefe de automobilismo da Honda, Masashi Yamamoto, disse que a principal prioridade no final de 2018 era simplesmente reforçar sua força de trabalho.

"Estamos aumentando o número de pessoas na fábrica, é claro", disse ele ao Motorsport.com. E a outra coisa é na pista, nós temos que ter o dobro de pessoas neste ano. Temos que ter outra equipe de montagem para os motores de corrida.”

“Talvez para determinados trabalhos possamos compartilhar entre as duas equipes, mas ter mais pessoas é uma ideia sensata”.

Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR13

Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR13

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

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