Fórmula 1 GP do Brasil

F1 - Horner: Defesa de Verstappen foi "justa" em disputa com Hamilton no GP de São Paulo

O chefe da Red Bull, Christian Horner, considera que "não houve vantagem conquistada e nenhum contato foi feito" no polêmico incidente entre os postulantes ao título da temporada 2021

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Os protagonistas do campeonato mundial de Fórmula 1 lutavam pela liderança da corrida em Interlagos na volta 48, quando Lewis Hamilton tentou passar Max Verstappen por fora na curva 4. No entanto, o líder do campeonato freou bem na linha interna, saindo da pista na saída com o piloto inglês.

O incidente foi notado pelo diretor de corrida da F1, Michael Masi, e os comissários, mas foi decidido que nenhuma investigação formal era necessária.

Enquanto o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que a decisão de não punir Verstappen por tirar Hamilton da pista era "risível", o chefe da Red Bull, Christian Horner, vê as coisas de forma completamente diferente.

Leia também:

“São dois caras correndo muito e Lewis deu uma volta por fora. Max foi mais fundo e os dois se afastaram, então seria muito injusto penalizá-lo. Se fosse o contrário, eu teria deixado meu diretor esportivo reclamar disso, mas não teria esperado nenhum retorno [dos comissários].”

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Enquanto muitos sugeriram que Verstappen merecia uma penalidade por suas ações, Horner disse que sem qualquer contato não houve violação das regras.

“Penalidade pelo quê?”, perguntou o dirigente. “Não há vantagem conquistada e nenhum contato foi feito. Eu acho que é difícil competir entre os dois. Acho que na verdade os comissários tomaram a decisão certa sobre isso. Já falamos sobre isso muitas e muitas vezes sobre a mentalidade de deixá-los correr, e acho que eles tomaram a decisão certa hoje.”

A F1 testemunhou uma série de incidentes polêmicos este ano, de pilotos sendo punidos por forçar os rivais, em meio a alegações de que há falta de consistência da FIA. Horner acha que é inevitável, porém, quando um campeonato mundial está em jogo, que uma disputa tão intensa aconteça.

“Com Max, ele vai correr muito, e Lewis é exatamente o mesmo”, acrescentou. “São dois caras lutando por um campeonato mundial, então vai ser uma corrida difícil. Mas acho que foi justo e não houve contato e eles recomeçaram algumas voltas depois.”

F1 AO VIVO: A BATALHA de São Paulo; a volta da F1 ao Brasil, veja toda repercussão

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #145 - TELEMETRIA: Rico Penteado analisa fim de semana em Interlagos

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FOTOS: Hamilton relembra Senna e comemora vitória em Interlagos na F1 com a bandeira do Brasil
Próximo artigo F1: Engenheiro brasileiro da Mercedes fala da emoção de subir ao pódio em Interlagos e é elogiado por Wolff

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil