Horner rebate redução do teto: "Comprem nossos carros para eliminar gastos"
Em entrevista, o chefe da Red Bull afirmou que não é possível colocar um teto único para todos, já que as equipes de ponta produzem peças para as menores
Nas últimas semanas, a Fórmula 1, a FIA e as equipes, estão buscando formas de cortar os gastos do esporte como forma de garantir a sustentabilidade da categoria e ajudar as equipes a se prepararem para o impacto econômico que a pandemia da Covid-19 deixar no mundo.
Mesmo que algumas medidas já tenham sido tomadas, como o adiamento do novo pacote técnico para 2022, certas propostas estão encontrando resistência de algumas equipes, como a redução do teto orçamentário.
Em uma conversa com jornalistas por teleconferência, o chefe da McLaren, Andreas Seidl, criticou as equipes de ponta de tentar impedir a redução do teto de 2021, alegando que eles não querem perder vantagem na pista.
Falando ao podcast do canal de TV britânico Sky Sports, Christian Horner, chefe da Red Bull, rebateu as críticas de Seidl, defendendo que não é possível comparar os gastos de equipes como Ferrari, Mercedes e Red Bull com as demais pelo fato delas também terem gastos com produção de peças que são vendidas para outras equipes do grid.
"Entre 2020 e 2021, já estamos congelamento cerca de 60% do carro, para que as equipes possam fazer apenas certas atualizações de aerodinâmica" disse Horner. "Isso é bom porque é um modo de reduzir os custos, mas não entendo o adiamento do regulamento para 2022".
"Isso coloca muita pressão nos gastos de 2021. Esse limite segura apenas parte dos gastos, mas é preciso analisar quais são os custos de cada equipe e ver como reduzi-los. Não dá pra comparar as equipes desse jeito, porque as fabricantes fazem muito mais que as pequenas".
Horner ainda ironizou as críticas, dando uma "sugestão" para um corte de gastos ainda maior.
"Se as equipes pequenas puderem comprar nosso carro, poderão eliminar todos os custos de desenvolvimento e produção. Isso economizará muito e teremos um grid mais competitivo".
"Para todas as regras, há equipes que não se encaixam e precisam fazer uma escolha. No entanto, você não pode definir um limite para todas as equipes, enquanto umas trabalham mais do que as outras".
GALERIA: Os carros da Red Bull na Fórmula 1
VÍDEO: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?
PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.