Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026
Últimas notícias

Leclerc assume a culpa por acidente com Verstappen no GP do Japão

Piloto monegasco da Ferrari explicou os erros que causaram a batida após a largada na etapa de Suzuka

Charles Leclerc, Ferrari SF90 and Max Verstappen, Red Bull Racing RB15 battle

Piloto da Ferrari na Fórmula 1, Charles Leclerc disse que foi o culpado pelo acidente com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, no GP do Japão. O incidente custou penalizações importantes ao monegasco, o que arruinou a etapa do ferrarista.

A batida ocorreu após a largada, na qual Leclerc saltou mal e acabou ultrapassado por Verstappen. Na curva 2, o monegasco calculou mal a tangência tendo em vista os dois carros e acabou atingindo a Red Bull do rival.

Leia também:

O toque forçou Verstappen fora da pista e os danos obrigaram o holandês a abandonar, enquanto Leclerc acabou colocando uma nova asa dianteira e se recuperou o suficiente para terminar em sétimo, feitos os descontos do tempo de prova ocasionados pelas punições.

Após a prova, Leclerc disse: "Eu tive uma largada ruim. Fiquei um pouco distraído, vi Seb se mexendo um pouco [Vettel, piloto alemão da Ferrari, queimou a largada, mas não foi punido pelos comissários] e então meu tempo de reação foi muito ruim”.

"A largada em si não foi tão ruim, mas a reação foi muito ruim. E com Max eu cometi um erro, claramente. Estava por dentro e atrás de Seb e Lewis perdi um pouco a dianteira. Normalmente você precisa antecipar essas coisas e eu não o fiz. Sim, eu sou o culpado”.

Leclerc continuou com a asa dianteira quebrada até a terceira volta, o que significa que o carro danificado inicialmente espalhou detritos para os que estavam atrás - e também danificou o retrovisor esquerdo do carro da Ferrari.

As imagens mostraram que Leclerc chegou a segurar o espelho com uma das mãos enquanto fazia uma curva de alta velocidade segurando o volante com a outra. Não houve grande impacto no equilíbrio do carro, segundo o monegasco. Nem a troca de asa.

"Do ponto de vista da direção, eu estava perdendo um pouco mais a dianteira. No geral, acho que não estava prejudicando muito. Se isso tivesse afetado a traseira do carro, eu teria perdido muito mais, mas é isso”, avaliou.

Veja como ficou o resultado final da corrida após punições a Leclerc:

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
4 - Alex Albon, Red Bull RB15
5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
6 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
7 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,
8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
9 - Sergio Perez, Racing Point RP19
10 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
11 - Lance Stroll, Racing Point RP19
12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
13 - Lando Norris, McLaren MCL34
14 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
15 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
16 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
18 - George Russell, Williams Racing FW42
19 - Robert Kubica, Williams FW42
20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
20
Artigo anterior Veja o que Hamilton precisa para ser hexacampeão no GP do México
Próximo artigo Leclerc é o líder do campeonato 'pós-férias' da Fórmula 1 em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros