Conteúdo especial

Veja o que Hamilton precisa para ser hexacampeão no GP do México

Britânico está prestes a se consolidar como segundo maior campeão da história da F1, precisando de pouco para garantir mais um título

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, celebrates victory in the race, the drivers and the constructors world championships with the Mercedes team

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, celebrates victory in the race, the drivers and the constructors world championships with the Mercedes team

Steve Etherington / Motorsport Images

Lewis Hamilton pode sair do GP México como hexacampeão mundial de Fórmula 1. No entanto, Valtteri Bottas conseguiu dificultar um pouco a vida do companheiro ao vencer a corrida do último domingo em Suzuka. Para erguer a taça, o britânico dependerá do desempenho do finlandês.

Leia também:

A dupla Hamilton - Bottas garantiu o título mundial de construtores de 2019 para a Mercedes, ao somar 41 pontos no último fim de semana, o sexto consecutivo da equipe, que igualou o recorde da dinastia Ferrari - Schumacher.

Bottas é única ameaça

Neste momento, a diferença de Hamilton para o terceiro colocado no mundial, Charles Leclerc, é de 117 pontos. Tendo em vista que um piloto pode somar no máximo 104 pontos nas próximas corridas, apenas o companheiro do britânico ainda pode ameaçar sua coroa.

Com a vitória no GP do Japão, Bottas atingiu seu objetivo de curto prazo, que era tornar muito difícil um título do companheiro no México. De agora em diante, a meta do finlandês é ainda mais ambiciosa, precisando de resultados improváveis para virar o campeonato.

Mas Hamilton tem planos muito diferentes e ainda leva uma enorme vantagem, podendo vencer o campeonato na próxima corrida se chegar ao pódio e contar com o azar do finlandês.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Desempenho mediano garante título

O pentacampeão somou 338 pontos nas provas disputadas até agora, contra 274 de Bottas. A diferença de 64 pontos faz com que para ser campeão, Hamilton só precisa chegar na quinta posição nas últimas quatro corridas do campeonato.

Nesse caso, mesmo que o finlandês vença e faça a melhor volta de todas as corridas, a pontuação terminaria empatada, mas Hamilton seria campeão pelo número de vitórias, que seria de 9x7 a favor do britânico.

Portanto, de acordo com o desempenho mostrado nas 17 provas concluídas, é mais fácil Hamilton conquistar o título por antecipação, do que Bottas virar o jogo. A conquista do caneco no México é difícil, mas de sua parte, Hamilton não precisa fazer nada além do normal, ele só precisa torcer para o companheiro ter problemas.

Pódio é obrigatório para título no México

Com 64 pontos de vantagem, Hamilton precisa somar 14 a mais que Bottas no México para garantir o título, pois dessa forma alcançaria 78 de vantagem, mesma pontuação que o finlandês alcançaria se vencesse as três provas finais.

Tendo em vista que o quarto colocado pode somar no máximo 13 pontos em uma corrida, sendo 12 da posição de chegada e mais um se fizer a melhor volta, Hamilton precisa obrigatoriamente terminar a corrida entre os três primeiros.

Mesmo assim, ele precisa contar com alguma falha mecânica, acidente ou um dia ruim do companheiro. Entenda os cenários possíveis para o britânico faturar o título no autódromo Hermanos Rodriguez:

Se Hamilton for: Bottas pode ser no máximo: Diferença
15 pontos
1º + melhor volta 14 pontos
8º sem fazer melhor volta 14 pontos
2º + melhor volta 15 pontos
10º sem fazer melhor volta 14 pontos
3º + melhor volta 14 pontos
Pontuação da F1: 1º=25pts, 2º=18pts; 3º=15pts; 4º=12 pts; 5º=10pts; 6º=8pts; 7º=6pts; 8º=4pts; 9º=2pts; 10º=1pt e melhor volta: + 1 ponto

 

HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER

O piloto britânico alcançou a marca de 82 vitórias na F1 com o triunfo no GP da Rússia. A cada etapa do campeonato, o que parecia impossível ganha corpo: a quebra do recorde de Michael Schumacher. Faltam nove vitórias para Hamilton empatar com o alemão. Veja galeria exclusiva do Motorsport.com que mostra quem destronou quem ao longo dos anos:
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Foto de: LAT Images

O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Foto de: LAT Images

Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Foto de: LAT Images

Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Foto de: LAT Images

O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Foto de: LAT Images

Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Foto de: LAT Images

Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.
Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Foto de: Maserati Media Center

Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.
Jim Clark igualou Fangio em 1967

Jim Clark igualou Fangio em 1967

Foto de: Ford Motor Company

O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Foto de: LAT Images

A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.
O quarto reinado: Jackie Stewart

O quarto reinado: Jackie Stewart

Foto de: Ercole Colombo

Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.
Jackie Stewart somou 27 vitórias

Jackie Stewart somou 27 vitórias

Foto de: LAT Images

O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Foto de: LAT Images

Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.
Alain Prost iguala recorde de Stewart

Alain Prost iguala recorde de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Foto de: LAT Images

Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.
Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Foto de: LAT Images

O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Foto de: LAT Images

Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.
Alain Prost se aposenta como Rei

Alain Prost se aposenta como Rei

Foto de: Sutton Motorsport Images

A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.
Senna ameaçava destronar Prost

Senna ameaçava destronar Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Foto de: XPB Images

Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.
Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Foto de: LAT Images

Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Foto de: Ferrari Media Center

A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.
O novo imperador chega ao Trono

O novo imperador chega ao Trono

Foto de: Ferrari Media Center

A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.
Schumacher comemora sua vitória número 91

Schumacher comemora sua vitória número 91

Foto de: Ferrari Media Center

Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.
Outro postulante ao trono surgia em 2007

Outro postulante ao trono surgia em 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Foto de: Sutton Motorsport Images

Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Foto de: Sutton Motorsport Images

Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.
Um novo rei na F1?

Um novo rei na F1?

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 61 vitórias, totalizando 82.
Trono na mira

Trono na mira

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O inglês está 9 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.
37

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen chama Leclerc de "irresponsável" após colisão no GP do Japão
Próximo artigo Leclerc assume a culpa por acidente com Verstappen no GP do Japão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil