Leclerc dá show e faz Ferrari romper jejum de vitórias no GP da Itália
Monegasco segurou Hamilton e Bottas na mesma prova e termina seca de escuderia, que havia comemorado um triunfo pela última vez em 2010, com Fernando Alonso
A Itália explode em festa. Após nove anos, uma Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na F1. O feito foi de Charles Leclerc, que teve que segurar o ímpeto de Lewis Hamilton primeiro e Valtteri Bottas nas voltas finais, para voltar ao lugar mais alto do pódio uma semana depois de ganhar na Bélgica.
A dupla da Mercedes complementou o pódio, com o finlandês em segundo e o atual campeão em terceiro.
A corrida também foi marcada pelo erro de Sebastian Vettel, que rodou sozinho e foi punido por ter retornado à pista de maneira insegura. O alemão acabou apenas na 13ª posição.
A dupla da Renault, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, finalizaram na quarta e quinta posições, respectivamente.
Max Verstappen, que largou do fim do grid e teve problemas no início, foi o oitavo.
A Corrida
A largada do GP da Itália não teve grandes incidentes, com Leclerc conseguindo abrir vantagem sobre Hamilton, que também recebia a pressão de Bottas no primeiro giro.
Verstappen teve que trocar a asa dianteira logo após a largada e aproveitou para colocar pneus duros. Seu companheiro de equipe, Alex Albon, deu uma pequena passeada na caixa de brita quando lutava pela oitava posição com Carlos Sainz, mas voltou sem problemas.
Na sétima volta, Vettel, que ocupava a quarta colocação, rodou sozinho na Ascari e voltou utilizando toda a pista, atingindo Lance Stroll que, por sua vez, fez a mesma coisa e fez com que Pierre Gasly utilizasse a brita para continuar. O alemão teve que ir para os pits para trocar a asa dianteira.
Os comissários decidiram punir Vettel com um stop-and-go de 10 segundos, por ter retornado à pista de maneira insegura. Stroll também foi punido pelo mesmo motivo, mas “apenas” com um drive through.
Raikkonen também foi punido com a mesma penalidade de Vettel, mas por ter iniciado a corrida com pneus errados. Albon teve punição de cinco segundos por ter ganhado vantagem ao cortar uma das curvas, ao manobrar sobre Magnussen.
Hamilton fez sua parada na 20ª volta, calçando pneus médios. Leclerc entrou no giro seguinte, mas optando pelo composto duro.
Os dois voltaram à pista praticamente juntos, brigando pelo terceiro posto que na prática valia pela ponta. A briga entre os dois fez com que Leclerc empurrasse Hamilton para a chicane, e o piloto da Ferrari foi advertido com a bandeira preta e branca.
Bottas fez seu pit stop na 28ª volta, por pneus médios, retornando na quarta posição, atrás de Ricciardo.
Sainz fez sua parada na 29ª, mas saiu dos pits com a roda dianteira esquerda mal colocada, parando à frente da saída dos pits, trazendo o safety car virtual, por cerca de um minuto. Na 30ª, Kvyat parou na curva 1 para abandonar, fazendo com que o virtual voltasse.
Na retomada, Leclerc e Hamilton continuavam o pega como gato e rato, se distanciando mais de cinco segundos sobre o terceiro, Bottas.
No 36º giro, Leclerc errou, passou reto na primeira chicane e ainda conseguiu voltar à frente de Hamilton. Os comissários decidiram que não havia a necessidade de investigação.
Hamilton errou a entrada da curva 1 e passou reto na chicane. Com isso, acabou caindo para a terceira posição. Ele acabou trocando de pneus novamente faltando três para o final.
Com isso, Bottas tentou se aproximar de Leclerc e faltando duas voltas, chegou a estar a meio segundo da Ferrari #5, mas na primeira chicane, o finlandês acabou perdendo tempo, praticamente sacramentando a segunda vitória de Leclerc na carreira.
Hamilton terminou na terceira posição, com direito a ponto extra pela melhor volta da corrida.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece em Singapura, no dia 22 de setembro.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 53 | 1 | 25 | |||||||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 53 | 0.835 | 1 | 18 | ||||||
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 53 | 35.199 | 2 | 16 | ||||||
4 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 53 | 45.515 | 1 | 12 | ||||||
5 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 53 | 58.165 | 1 | 10 | ||||||
6 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 53 | 59.315 | 1 | 8 | ||||||
7 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 53 | 1'13.802 | 1 | 6 | ||||||
8 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 53 | 1'14.492 | 2 | 4 | ||||||
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 52 | 1 lap | 1 | 2 | ||||||
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 52 | 1 lap | 1 | 1 | ||||||
11 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 52 | 1 lap | 1 | |||||||
12 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 52 | 1 lap | 2 | |||||||
13 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 52 | 1 lap | 3 | |||||||
14 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 52 | 1 lap | 1 | |||||||
15 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 52 | 1 lap | 2 | |||||||
16 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 51 | 1 lap | 2 | |||||||
17 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 51 | 2 laps | 2 | |||||||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 43 | 3 | Abandono | |||||||
dnf | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 29 | 1 | Abandono | |||||||
dnf | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 27 | 1 | Abandono |
Confira o resultado final do GP da Itália
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.