Lotus destaca necessidade de economizar pneus na Espanha
Circuito de Barcelona é caracterizado pelo grande consumo de borracha devido às curvas de alta, o que é bom para o time
Um carro que tem como principal característica o cuidado com os pneus em uma pista com curvas de raio longo, que colocam muita carga neles. Não é por acaso que a Lotus está confiante para o GP da Espanha, próxima etapa do campeonato.
“Acho que é uma bela mistura”, reconheceu ao TotalRace o chefe dos engenheiros de motores do carro de Kimi Raikkonen, Ricardo Penteado. “Nos treinos que a gente fez [na pré-temporada], estávamos andando bem e, para a corrida, acho que vamos conseguir colocar tudo o de melhor no carro.”
Mesmo esperando ter um bom desempenho em relação à conservação dos pneus, os pilotos da equipe, Raikkonen e Romain Grosjean, lembram da necessidade de melhorar na classificação. Na última prova, no Bahrein, o finlandês se classificou em oitavo e o francês largou em 11º. Ainda assim, ambos chegaram no pódio. Porém, Grosjean salienta que a história pode ser diferente em Barcelona.
“Será importante classificar bem porque será muito mais difícil de ultrapassar do que no Bahrein. Temos de melhorar nesta área e temos algumas idéias de como fazer isso. Tomara que consigamos largar da primeira fila.”
O brasileiro lembra que as equipes esperam ter menos dificuldades com os Pirelli na pista de Barcelona do que nas primeiras etapas, uma vez que, já que a maior parte dos testes de pré-temporada foi realizada no circuito espanhol, todos têm muitos dados para trabalhar.
“Como é uma pista em que andamos bastante, não vamos ter surpresa em relação ao acerto, diferentemente das quatro primeiras etapas, em que ainda não tínhamos andado com esses pneus Pirelli.”
Para Raikkonen, esse grande volume de informações faz com que todas as equipes cheguem afiadas a Barcelona, o que aumenta o desafio. “O acerto do carro é crucial porque a pista muda de acordo com o vento e a temperatura, então os engenheiros têm muito trabalho”, afirmou o finlandês, que comemorou o início da temporada europeia, porque “viajamos menos e podemos guardar energias para o que realmente importa.”
Para a quinta etapa do ano, a Lotus terá novidades nas asas dianteira e traseira, modificações aerodinâmicas e no difusor.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.