Marko diz que Leclerc é o maior talento sem contrato da Red Bull
Piloto da Ferrari é o maior talento nos monopostos que não assinou pela Red Bull, de acordo com Helmut Marko, consultor da gigante de bebidas energéticas


Charles Leclerc entrará em sua terceira temporada na F1 em 2020, tendo conquistado duas vitórias e sete poles em sua primeira campanha como piloto da Ferrari no ano passado.
Ele permaneceu sem contrato de um programa júnior de uma equipe da F1 nos primeiros anos de sua carreira, até 2016, antes dos títulos na GP3 e F2, depois de ingressar na Academia da Ferrari.
Leia também:
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, está feliz com o momento atual em que o programa da equipe passa e se orgulha de ter um “talento extraordinário” como Max Verstappen.
Mas, quando perguntado quem é o principal talento de monopostos que ainda não assinou um acordo com a Red Bull, Marko disse ao Motorsport.com: “Leclerc. Está bem claro, Leclerc."
A Red Bull enfrentou uma escassez de talentos na F1 para ocupar seus quatro lugares nas corridas nas últimas temporadas, o que levou a ir atrás de Brendon Hartley, Daniil Kvyat e Alexander Albon.
Marko, no entanto, ainda está convencido de que o programa da Red Bull é o preferido para os principais jovens com potencial.
Questionado sobre quem era o piloto jovem mais talentoso que não fosse da Red Bull, Marko disse: “Eu diria, sem nenhuma arrogância, que se os meninos tiverem uma escolha, tentarão a Red Bull primeiro.”
“Mas temos nossos princípios e não nos afastamos deles. Nesta década, o que experimentamos - todos agora têm um advogado que eles trazem. Alguns querem mais uma vírgula no contrato, isto e aquilo.”
“Nós dizemos: ‘nós temos nosso sistema, ele funciona. Não estamos preparados para fazer concessões, e esses são contratos justos’.”
“E nas categorias juniores, estamos nos afastando do recrutamento no kart. Isso é muito difícil. No kart, você tem pneus, motores, chassi, que estão sempre mudando, mas que têm um impacto muito grande no desempenho. E estamos lidando com crianças de 12 e 13 anos.”
“Há exemplos. Tivemos o Oli Oakes, que foi campeão mundial de kart e não conseguiu nada em carros de fórmula. Ele agora está na Hitech, [equipe de monopostos], com a qual trabalhamos bem juntos.”
Relembre a carreira meteórica de Charles Leclerc

Foto de: CIK/KSP


Foto de: DPPI

Foto de: Jun Qian

Foto de: FIA F3 / Suer

Foto de: GP3 Series Media Service

Foto de: FIA Formula 2

Foto de: GP3 Series Media Service

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Foto de: Erik Junius

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Racing Point quer voltar a ser a ‘melhor do resto’ em 2020
Sirotkin: Ausência da F1 está mais dolorosa agora do que antes

Últimas notícias
F1: McLaren explica por que apresenta melhor rendimento na classificação em relação a corrida
Chefe da equipe, Andreas Seidl, revelou que durante a volta lançada, os pneus conseguem mascarar um pouco mais os déficits aerodinâmicos do carro
Hamilton estabelece momento correto para encerrar carreira na Fórmula 1
Heptacampeão, contudo, sente que ainda não é a hora por ter muito há oferecer dentro e fora das pistas
F1: Hamilton estava em "lugar sombrio" após GP de Abu Dhabi de 2021 e considerou encerrar carreira
Britânico alegou que tinha consciência da decisão tomada por Michael Masi e o por quê ela estava sendo executada naquele momento
F1: Veja por que Piastri tinha caminho aberto para ir para McLaren
Saiba quais são as pendências para a situação se resolver entre a equipe e a Alpine e como isso impacta Ricciardo