Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Marko fala de Pérez e cita alternativas Ricciardo e Hulkenberg

Piloto neozelandês da Super Fórmula, Liam Lawson também voltou a ser citado pelo consultor de automobilismo da Red Bull na categoria máxima; veja entrevista

Sergio Perez, Red Bull Racing

Após não chegar ao Q3 dos treinos classificatórios da Fórmula 1 por cinco vezes seguidas, Sergio Pérez, da Red Bull, voltou a figurar na briga pelas 10 primeiras posições do grid no GP da Hungria e, agora, voltou a desempenhar de forma competitiva no quali para o GP da Bélgica, onde largou e terminou em segundo neste domingo em Spa-Francorchamps -- com isso, 'minimizou o prejuízo' após uma corrida sprint difícil neste sábado na região da Valônia.

De todo modo, para o consultor de automobilismo da Red Bull na F1, Helmut Marko, a 'boa notícia' é que Pérez "acordou de seu sonho de ser campeão mundial", o que, na visão do dirigente austríaco, contribuiu para o 'retorno' de Sergio a um patamar mais consistente de performances.

O editor recomenda:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport-Total.com, site irmão do Motorsport.com na Alemanha, Marko disse que a fase difícil de 'Checo' permitiu que ele 'acordasse' e que essa percepção agora permite que o mexicano se concentre apenas em melhorar seu desempenho.

O austríaco também reafirmou as garantias do chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, de que a vaga de Pérez não está ameaçada enquanto ele estiver em segundo lugar no campeonato de pilotos. 

"Temos um contrato com Pérez até o final de 2024. Ele está em segundo lugar no campeonato mundial. Que necessidade temos de agir? Ele agora acordou de seu sonho de ser campeão. Talvez isso o ajude a se concentrar novamente em oferecer o melhor desempenho possível", disse Marko.

"Max [Verstappen, companheiro holandês de Pérez e atual bicampeão mundial da F1, além de líder da temporada 2023 rumo ao terceiro título na categoria] é subestimado. É um piloto excepcional. Basta olhar as capacidades mentais que ele ainda tem. É um parâmetro completamente diferente."

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"O fato de Pérez ter que estar a menos de três décimos [de segundo] de Max é uma interpretação generosa de nossa parte. Às vezes é mais [diferença]. Pérez é o segundo colocado no campeonato mundial. Mais não é possível para ele. Ele está cumprindo [o que precisa] no momento", seguiu.

"Ele faz corridas muito boas, ultrapassa bem... Apenas os erros nos treinos classificatórios estão presentes. Sempre foi seu ponto fraco", ponderou Marko, antes de falar de pilotos apontados como possíveis substitutos de Pérez: Daniel Ricciardo, australiano da AlphaTauri, e Nico Hulkenberg, alemão da Haas. O dirigente austríaco disse que o germânico não é uma opção no momento, embora já tenha sido observado, e que o piloto da Austrália tem de focar em boas performances.

"Com Ricciardo, temos um retorno (ao grid) que pode provar nas próximas corridas o quão longe pode ir. Isso inclui vencer Yuki Tsunoda (japonês da AlphaTauri). E temos Liam Lawson (neozelandês da Super Fórmula), que está se apresentando muito bem no Japão."

Embora tenha 'descartado' Hulkenberg, Marko confirmou que uma 'fusão' entre Nico, conhecido por ser muito rápido em classificações, e Pérez, famoso por boas provas e pelo ótimo gerenciamento de pneus, seria ideal. "Esse é o pensamento certo", Helmut sorri. "Os dois seriam a combinação perfeita de qualificação e corrida", completou o dirigente austríaco da Red Bull na elite global do esporte a motor.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Comentarista indica futuro de Drugovich ao lado de novo campeão da Fórmula E; saiba mais
Próximo artigo VÍDEO: Nova tradição? Red Bull quebra troféu pela segunda semana seguida; confira

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil