Massa seria campeão e Alonso seria tri com pontuação dobrada
Resultados de seis campeonatos seriam diferentes na história com a regra que vai estrear na decisão dessa temporada
[publicidade] Que o diga Felipe Massa, que teria sido campeão em cima de Lewis Hamilton em 2008. O brasileiro venceu a prova decisiva e viu o rival superá-lo por um ponto ao chegar em quinto lugar. Com a pontuação dobrada, bateria o inglês por cinco pontos.
Outros dois pilotos do atual grid também teriam mais títulos com a pontuação dobrada na última etapa: Kimi Raikkonen teria ganhado de Michael Schumacher em 2003 e a recuperação de Sebastian Vettel no GP do Brasil de 2012 não teria sido suficiente para bater Fernando Alonso em 2012. O espanhol, que perdeu por três pontos aquele campeonato, ganharia por 7 com a regra atual.
Outros três resultados seriam diferentes ao longo da história. O tetracampeão Alain Prost seria penta, batendo Niki Lauda na temporada de 1984, que foi decidida por apenas 0,5. E o “eterno vice” de Juan Manoel Fangio, o inglês Stirling Moss, seria bicampeão, com conquistas em 1956 em cima do próprio argentino e 1958, batendo Mike Hawthorn.
A disputa entre Hamilton e Rosberg vem sendo comparada com a de Ayrton Senna e Alain Prost no final da década de 1980, na McLaren, pelo fato dos dois também serem companheiros e terem uma grande vantagem de equipamento sobre os rivais. E curiosamente, em 1988, se houvesse a pontuação dobrada (mesmo considerando sistema de descartes da época, segundo o qual só os 11 melhores resultados contavam) Senna e Prost terminariam empatados, com vantagem para o brasileiro em número de vitórias.
Na decisão de 2014, Hamilton tem 17 pontos de vantagem para Rosberg e pode ser campeão com um segundo lugar. O GP de Abu Dhabi será dia 23 de novembro.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.