McLaren não comenta saída da Petrobras; anúncio deve acontecer na próxima semana
Segundo apurou Motorsport.com, equipe britânica da F1 deve anunciar nos próximos dias a perda do patrocínio e da parceria científica com a empresa brasileira
Um anúncio oficial sobre o rompimento do contrato de patrocínio da Petrobras com a McLaren na Fórmula 1 deve ser feito nos próximos dias.
O governo brasileiro, que detém 64% das ações da Petrobras por meios diretos e indiretos, anunciou no ano passado que estaria vinculando o nome da empresa à McLaren a partir do início desta temporada, em uma parceria técnica de longo prazo.
Mas em maio, o Presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para anunciar que tinha a intenção de cancelar o acordo de cinco anos, assinado na gestão anterior.
"Em 2018, a Petrobras assinou um contrato de publicidade de R $ 782 milhões com a McLaren, válido por cinco anos", twittou Bolsonaro em sua conta oficial. "No momento, a empresa, por decisão do meu governo, busca uma maneira de rescindir o contrato."
Entende-se que as discussões entre a McLaren e a Petrobras para encerrar o acordo estão em andamento desde então, embora recentemente, o CEO da McLaren, Zak Brown, tenha dito durante o GP da Rússia que a questão ainda estava aberta.
"No que diz respeito a combustíveis e lubrificantes, temos uma parceria com a Petrobras e acertos em nosso contrato para continuar nesse caminho", disse ele quando questionado sobre os planos da equipe para o futuro.
No entanto, a situação parece ter mudado, pois de acordo com um documento publicado pelo Ministério da Economia nesta semana, o governo seguirá com o rompimento do contrato.
O documento, que trata das realizações financeiros do governo nos primeiros nove meses do ano, diz: "um injustificável contrato de patrocínio da Petrobras à equipe McLaren de Fórmula 1 - no valor de 163 milhões de libras esterlinas - foi encerrado".
Apesar das indicações do Governo a McLaren se recusou a dar mais detalhes sobre a questão.
Um porta-voz da equipe de Woking disse: "Esses assuntos comerciais são confidenciais e, portanto, não podemos comentar mais no momento".
O Motorsport.com apurou tanto com a equipe britânica, como na empresa brasileira, que um anúncio será feito na próxima semana.
Relembre presença da Petrobras na F1:
Empresa de combustíveis patrocinou a Williams entre 1999 e 2008, depois retornou a parceria com a equipe nos anos em que Felipe Massa guiou pelo time, entre 2014 e 2016. E desde o início do ano está ligada á McLaren, algo que deve ser encerrado oficialmente em breve. Relembre todos os carros que já exibiram o nome da empresa brasileira.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.