F1: Mercedes é multada por temperatura do combustível de Hamilton

Gasolina do carro do pentacampeão estava mais fria do que o regulamento da Fórmula 1 permite

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Simon Galloway / Motorsport Images

As atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 não começaram bem para a Mercedes. Depois de Max Verstappen colocar a Red Bull na liderança do primeiro treino livre em Marina Bay, uma multa foi aplicada à equipe germânica nesta sexta-feira.

As ‘Flechas de Prata’ receberam o gancho por causa de uma violação na temperatura do combustível do carro #44, pilotado pelo britânico Lewis Hamilton, pentacampeão mundial da categoria.

Leia também:

O descumprimento ao regulamento foi notificado pelo comissário técnico Jo Bauer após a primeira sessão de treinos livres. Segundo a notificação, o combustível de Hamilton estava mais frio do que o permitido pelas regras.

“A temperatura do combustível destinado ao uso imediato no carro número 44, com sensor aprovado e selado pela FIA, era superior a onze graus centígrados (20,3° C), abaixo da temperatura ambiente registrada pelo prestador de serviços meteorológicos designado pela FIA, uma hora antes da primeira sessão de treinos livres (32° C), não estando em conformidade com o artigo 6.5.2 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 de 2019", diz o documento.

O combustível mais frio gera um benefício de desempenho em termos de potência e densidade. Por isso, há muito tempo, a FIA limita a temperatura em uma tentativa de impedir que as equipes se aproveitem da situação.

Segundo a decisão dos comissários, um representante da Mercedes explicou a violação como resultado de um "erro no ajuste da temperatura". De todo modo, a Mercedes recebeu uma multa de 5.000 euros (quase 23.000 reais).

GALERIA: Atualizações das equipes para o GP de Singapura de Fórmula 1

Ferrari SF90 atualizada

Ferrari SF90 atualizada

Foto de: Giorgio Piola

Williams FW42, lateral

Williams FW42, lateral

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19, vista da lateral

Racing Point RP19, vista da lateral

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19, asa dianteira

Racing Point RP19, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, asa traseira

Mercedes AMG F1 W10, asa traseira

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detalhe da lateral e sistemas embarcados

Mercedes AMG F1 W10, detalhe da lateral e sistemas embarcados

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, freio

Mercedes AMG F1 W10, freio

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34, asa dianteira

McLaren MCL34, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19, asa dianteira

Haas F1 Team VF-19, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, alteral

Ferrari SF90, alteral

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa traseira

Ferrari SF90, asa traseira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, asa dianteira

Ferrari SF90, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, tampa do motor

Ferrari SF90, tampa do motor

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, cockpit

Ferrari SF90, cockpit

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90, freio

Ferrari SF90, freio

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, lateral

Alfa Romeo Racing C38, lateral

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa traseira

Alfa Romeo Racing C38, asa traseira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa traseira

Alfa Romeo Racing C38, asa traseira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, traseira

Alfa Romeo Racing C38, traseira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Alfa Romeo Racing C38, asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

28

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Veja, passo a passo, como foi o segundo treino livre em Singapura
Próximo artigo VÍDEOS: Bottas no muro, Ferrari com problemas e Pérez/Magnussen

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil