Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

"Não cheguei nem perto do limite", avisa caçula da F1 após estreia

Holandês de 17 anos ficou a mais de meio segundo do companheiro, mas diz que só queria ganhar experiência

A missão não era das mais fáceis: estrear na Fórmula 1 três dias após completar 17 anos em uma das pistas mais desafiadoras do calendário, em Suzuka, no Japão. Mas Max Verstappen não decepcionou. Mesmo a 0s557 de Daniil Kvyat, outro piloto da Toro Rosso, o holandês garantiu ao TotalRace que seu foco era completar o máximo de voltas possível – e sem cometer loucuras.

“Não posso reclamar, me diverti bastante. Acho que a ideia era ganhar experiência e foi isso que eu fiz. Senti muita diferença em relação ao carro de 2012, e esse foi o maior desafio, mas consegui ganhar confiança a cada volta e, no final, já estava mais acostumado”, contou.

[publicidade] “Estava relaxado, só entrei no carro e tentei dar o máximo de voltas possível. Eu sabia o que tinha de fazer. Não cheguei nem perto do limite, não queria fazer maluquices. Mas quando eu olhei o tempo na tela, fiquei feliz.”

Verstappen, que apenas havia andado com um carro de 2012, sem os sistemas avançados de recuperação de energia presentes nos modelos atuais e com maior pressão aerodinâmica, revelou quais as dificuldades que teve durante a 1h30 de sessão no Japão.

“A diferença em relação ao simulador é que você não consegue simular as forças G. Outra coisa não foi exatamente uma surpresa, mas é claro que o carro tem muita potência. Os sistemas também são complicados e tive de trabalhar com os botões do volante junto do time, o que é novo para mim também.”

O holandês afirmou ainda que o salto que ele deu dos karts para a Fórmula 3 foi maior do que de sua atual categoria para a Fórmula 1. “Carros de corrida são carros de corrida no final das contas. A diferença é que as coisas acontecem mais rápido em um F-1”, definiu o piloto, que disse não ter problemas com o excesso de botões no volante.

“Acho que, para minha geração, é muito mais natural. Crescemos rodeados por botões. Até quando jogamos Playstation, eles estão todos lá. Então você já tem certa experiência.”
Artigo anterior Empolgado com Williams, Bottas fala em pressionar as Mercedes
Próximo artigo Incerteza quanto ao clima deixa Alonso "no escuro" em Suzuka

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros