Newey: “O artista dentro de mim vê o Halo ofensivo”
Projetista da Red Bull diz ter “sentimentos mistos” com novo dispositivo, mas entende imposição da FIA
A maior polêmica para a temporada de 2018 da Fórmula 1 certamente é a obrigatoriedade do Halo nos carros. A polêmica se deve ao fato de o dispositivo de segurança ser, na visão da maioria das pessoas, feio e pouco prático.
Adrian Newey, projetista da multicampeão na F1, concorda com a opinião, apesar de entender o que o Halo será introduzido pelo bem da segurança.
“Devo admitir que tenho sentimentos mistos falando do Halo”, disse à Sky Sports.
“De um lado, qualquer coisa que você possa fazer para ter um carro mais seguro é uma boa coisa. Quando alguém se machuca seriamente ou morre, é realmente terrível. Eu fui ao funeral do Justin Wilson dois anos atrás e aquilo foi terrível. Então, se vai ajudar os carros a serem mais seguros, precisa ser aplaudido.”
“O engenheiro em mim, no entanto, diz que é uma solução muito desajeitada e feia e que deveríamos ser capazes de fazer algo melhor do que isso."
“Provavelmente o canopy (proteção que cobre o cockpit) seria visualmente mais atrativo, mas aí fecharia o cockpit.”
“Mas, o que eu acho que é importante, é que o que a Fórmula 1 for fazer precise ser também incorporado nas fórmulas inferiores. A vida de pilotos da Fórmula Ford não é menos valiosa que a vida dos pilotos da Fórmula 1.”
“Temos que encontrar uma solução para todos. Mas é feio. Não dá para não dizer que não é feio. O artista em mim vê isso como ofensivo.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.