Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Corrida em
20 Horas
:
52 Minutos
:
12 Segundos
R
GP da Estíria
09 jul
-
12 jul
Próximo evento em
4 dias
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
11 dias
R
GP de 70º aniversário
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
32 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
53 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
60 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
24 set
-
27 set
Próximo evento em
81 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
109 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
116 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
130 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
144 dias

O dia em que Senna não conseguiu se classificar para uma corrida de F1

compartilhar
comentários
O dia em que Senna não conseguiu se classificar para uma corrida de F1
Por:
5 de mai de 2020 17:54

Há exatos 36 anos, brasileiro encarou a única vez em que não conseguiu se classificar para um GP, após inúmeros problemas com seu Toleman TG183B e pneus Pirelli

A bem-sucedida carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 o coloca como um dos grandes nomes da história da categoria. Mas, apesar de todo brilhantismo, nem todo fim de semana terminou como ele gostaria - e este dia marca o aniversário da única vez em que o brasileiro não se classificou.

Senna havia chegado ao GP de San Marino de 1984 logo após uma dura prova na Bélgica, em que terminou em sétimo lugar e fora da zona de pontos (embora fosse promovido ao sexto lugar após a desclassificação da Tyrrell).

Leia também:

Estava claro nas primeiras corridas de sua temporada de estreia na F1 que o TG183B da Toleman estava desatualizado, mas a equipe não teve escolha a não ser usá-lo até que o TG184, que era muito melhor, estivesse disponível.

Além das frustrações de Senna, o fato de os pneus Pirelli da equipe não serem páreo contra os Michelins, não o ajudava.

O brasileiro também tinha problemas com a borracha que prejudicaram a equipe em sua estreia no GP do Brasil daquele ano.

Senna já havia marcado seus primeiros pontos na África do Sul, mas as dificuldades de Zolder, por causa de problemas de falha de ignição do motor Hart, significavam que ele estava contando os dias até o novo carro chegar.

A Toleman sabia que seu novo TG184 só estaria pronto para o GP da França em 20 de maio, e Senna estava decidido a querer a dar uma chance para a Michelin.

Em meio a conversas políticas internas sobre o que fazer com seus planos de pneus, o paddock de Ímola ficou chocado na sexta-feira quando foi anunciado que a Toleman não estaria concorrendo naquele dia.

Uma mensagem de telex veio da sede do time em Brentwood Essex, dizendo à equipe para não usar os carros por causa de diferenças de opinião com a Pirelli.

Senna e seu companheiro de equipe, Johnny Cecotto, foram reduzidos a serem espectadores no primeiro dia de ação, o que significa que precisariam ir para o tudo ou nada no sábado para o segundo dia de qualificação.

Saiba quais circuitos Senna reinava na F1

Galeria
Lista

Mônaco: 6 vitórias: 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.

Mônaco: 6 vitórias: 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.
1/17

Foto de: LAT Images

Spa-Francorchamps: 5 vitórias: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991

Spa-Francorchamps: 5 vitórias: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991
2/17

Foto de: Ercole Colombo

Estados Unidos (Detroit): 3 vitórias : 1986, 1987 e 1988

Estados Unidos (Detroit): 3 vitórias : 1986, 1987 e 1988
3/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Hockenheim: 3 vitórias: 1988, 1989 e 1990

Hockenheim: 3 vitórias: 1988, 1989 e 1990
4/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Hungaroring: 3 vitórias: 1988, 1991 e 1992

Hungaroring: 3 vitórias: 1988, 1991 e 1992
5/17

Foto de: LAT Images

Ímola: 3 vitórias: 1988, 1989 e 1991

Ímola: 3 vitórias: 1988, 1989 e 1991
6/17

Foto de: LAT Images

Adelaide: 2 vitórias: 1991 e 1993

Adelaide: 2 vitórias: 1991 e 1993
7/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Interlagos: 2 vitórias: 1991 e 1993

Interlagos: 2 vitórias: 1991 e 1993
8/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Montreal: 2 vitórias: 1988 e 1990

Montreal: 2 vitórias: 1988 e 1990
9/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Jerez: 2 vitórias: 1986 e 1989

Jerez: 2 vitórias: 1986 e 1989
10/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Monza: 2 vitórias: 1990 e 1992

Monza: 2 vitórias: 1990 e 1992
11/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Suzuka: 2 vitórias: 1988 e 1993

Suzuka: 2 vitórias: 1988 e 1993
12/17

Foto de: LAT Images

EUA (Phoenix): 2 vitórias: 1990 e 1991

EUA (Phoenix): 2 vitórias: 1990 e 1991
13/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Cidade do México: 1 vitória: 1989

Cidade do México: 1 vitória: 1989
14/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Portugal: 1 vitória: 1985

Portugal: 1 vitória: 1985
15/17

Foto de: LAT Images

Silverstone: 1 vitória: 1988

Silverstone: 1 vitória: 1988
16/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Donington Park: 1 vitória: 1993

Donington Park: 1 vitória: 1993
17/17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Apesar das condições climáticas adversas dificultarem o trabalho de setup, Senna foi o 20º mais rápido confortável na segunda sessão de treinos livres da manhã de sábado e parecia ter ritmo suficiente para entrar no grid.

Com a pista secando rapidamente da garoa da manhã, era provável que os tempos mais rápidos fossem definidos nos minutos finais da hora final de classificação.

Mas no início da sessão tudo deu errado quando o brasileiro sofreu um problema de pressão de combustível que o deixou preso na pista entre Tosa e Piratella.

Incapaz de voltar aos boxes para consertar o carro, Senna não conseguiu definir tempo no momento em que as condições da pista estavam no seu melhor. O seu tempo de 1min41s585 acabou sendo 13s068 mais lento que o pole position, Nelson Piquet, de Brabham.

A vaga final no grid foi ocupada pelo novato austríaco Jo Gartner. Ele estava a mais de 10 segundos atrás de Piquet, mas ainda tinha mais de 2s5 à frente de Senna.

Embora o fim de semana em Ímola de Senna tenha sido para esquecer, ele finalmente conseguiu o que queria depois, pois o contrato de Pirelli com Toleman foi rescindido após a corrida em San Marino.

Para a corrida seguinte na França, Senna não só correu com o novo TG184, como também contou com pneus Michelin, e sua temporada foi transformada.

"Você não pode comparar a dirigibilidade deste carro com o anterior", disse Senna em Dijon. "Sinto que posso ser mais rápido nas curvas."

E embora suas esperanças de pontos na França tenham sido frustradas pela falha no turbo, ele encararia o próximo evento em Mônaco com maestria, quando teve uma de suas performances mais memoráveis.

Confira imagens do fim de semana de Ímola

Galeria
Lista

Ayrton Senna, Toleman TG183B

Ayrton Senna, Toleman TG183B
1/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, Toleman

Ayrton Senna, Toleman
2/8

Foto de: Ercole Colombo

Alain Prost, McLaren MP4-2 TAG, leads Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG

Alain Prost, McLaren MP4-2 TAG, leads Niki Lauda, McLaren MP4-2 TAG
3/8

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, Toleman TG183B

Ayrton Senna, Toleman TG183B
4/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, Toleman TG183B

Ayrton Senna, Toleman TG183B
5/8

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Alain Prost, McLaren MP4\2 TAG Porsche, Ron Dennis, Jo Ramirez

Alain Prost, McLaren MP4\2 TAG Porsche, Ron Dennis, Jo Ramirez
6/8

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Alain Prost, McLaren

Podium: race winner Alain Prost, McLaren
7/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren MP4/2

Alain Prost, McLaren MP4/2
8/8

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna: 60 fatos e feitos do tricampeão mundial de F1

PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 
 
 

Próximo artigo
F1 esquece Prost, Alonso e outros campeões em pesquisa em busca da pessoa mais influente da história do mundial

Artigo anterior

F1 esquece Prost, Alonso e outros campeões em pesquisa em busca da pessoa mais influente da história do mundial

Próximo artigo

Podcast #041 - Os cinco maiores mitos e verdades da Fórmula 1

Podcast #041 - Os cinco maiores mitos e verdades da Fórmula 1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Ayrton Senna Compre Agora
Autor Jonathan Noble