Últimas notícias

Pilotos pedem e FIA deve proibir defesa de posição em freada

Após controvérsia em Suzuka, envolvendo Lewis Hamilton e Max Verstappen, pilotos se queixaram de comportamento do holandês e pediram mais rigor da FIA

Max Verstappen, Red Bull Racing RB12

Foto de: XPB Images

Charlie Whiting, FIA Delegate
Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR11
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Max Verstappen, Red Bull Racing with the media

Max Verstappen fechou a porta para Lewis Hamilton na penúltima volta em Suzuka, quando diminuíram a velocidade para entrar na chicane, o que forçou o piloto da Mercedes a ir para a área de escape.

O episódio foi motivo de um intenso debate durante a reunião de pilotos na noite desta sexta-feira, em que alguns deles se queixaram sobre o que Verstappen vem fazendo em várias ocasiões nesta temporada.

O diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, tomou nota dos pontos de vista dos pilotos - muitos dos quais afirmam que tais manobras eram extremamente perigosas -, e entende-se que ele emitirá um comunicado antes da corrida dos Estados Unidos, sobre o que é permitido a partir de agora.

Enquanto não pode acontecer mudanças de regulamento, uma interpretação de Whiting sobre o que ele considera ser um comportamento aceitável seria o suficiente para forçar a mudança de postura dos pilotos.

Sergio Perez comentou o caso: "discutimos especialmente as manobras de alguns pilotos mais inexperientes, aqueles que estão no esporte há um ou dois anos, que se movimentam muito tarde nas freadas, podendo causar um acidente."

"Conversamos sobre isso e Charlie disse que estávamos certos. Esperamos ver uma mudança depois destas conversas que tivemos. Do nosso ponto de vista, ele deveria ter sido punido."

Carlos Sainz Jr. também falou: "talvez os grandes nomes não estejam envolvidos, mas, como sempre na Fórmula 1, quando as coisas acontecem na parte da frente do grid tudo gera mais repercussão."

"Somos profissionais e é por isso que precisamos de uma regra clara em nossa cabeça. Faremos o que for preciso para defender nossa posição."

"Charlie tem seu ponto de vista, ele vai voltar e analisar o que todos nós comentamos hoje e na sexta-feira."

Atualização: A FIA confirmou neste sábado tal mudança por meio de comunicado às equipes, em que se baseia no artigo 27.6 do Regulamento Esportivo.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen surpreende e lidera dobradinha da Red Bull no TL3
Próximo artigo Tranquilo, Hamilton conquista pole nos EUA; Massa é 9º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil