Últimas notícias

Por confiabilidade, Renault planeja adiar novo motor

Fabricante francesa, que queria estrear novidades no GP do Canadá, acredita que só colocará nova unidade na pista ao fim de julho

Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17

Foto de: LAT Images

Renault Sport F1 Team RS17 engine cover and rear wing
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-17, Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team
Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault Sport F1 Team
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17, Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17

A Renault mudou seus planos e agora fala em deixar pronta a evolução para seus motores antes das férias da F1 em agosto, já que trabalha para garantir que não haja problemas de confiabilidade com as mudanças.

A fabricante francesa originalmente planejava trazer as novidades no GP do Canadá, em junho, a fim de melhorar o desempenho de seu conjunto de 2017.

No entanto, ainda com preocupações quanto à durabilidade de seus motores durante os testes em dinamômetro, a Renault afirmou que, agora, trabalha para colocar as novidades na pista ao fim de julho – isso caso ela esteja satisfeita com a confiabilidade.

Diretor da Renault na F1, Cyril Abiteboul disse ao Motorsport.com: “Queremos usá-lo antes das férias de verão [na Europa]. Queremos mantê-lo em sincronia com a programação dos motores e fazê-lo com a unidade de número três, se possível.”

As equipes devem mudar à segunda unidade programada em torno do GP da Espanha ou de Mônaco, sendo que a terceira deverá ser introduzida entre os GPs da Inglaterra ou Hungria, em julho.

Abiteboul acrescentou: “É algo em que ainda estamos trabalhando. Estamos enfrentando algumas limitações, mas acreditamos que o conceito que introduzimos neste ano é o correto.”

“Há algumas inovações por vir, assim como a performance. O que precisamos manter sob controle é a confiabilidade, como já disse em várias ocasiões. Sabemos que há fragilidade no sistema e que precisamos lidar com elas. Isso acontece tanto na pista quanto no dinamômetro.”

“E essa é a dificuldade com os problemas de confiabilidade. É o mesmo que acontece com a Honda: os problemas de confiabilidade também afetam o programa de desenvolvimento, e é esse tipo de coisa que nos afeta no momento. Precisamos saber resolver isso.”

Apesar de se conter ao introduzir as novidades, Abiteboul segue confiante de que o potencial existe para que seja possível diminuir a desvantagem para os ponteiros.

“Não estou reduzindo minha ambição de poder descontar significativamente a diferença para Mercedes e Ferrari, que ainda existe. Não estou dizendo que já estamos equiparados a eles, mas temos um plano para estar.”

Enquanto as novidades da Renault são tidas como fundamentais para a melhora da Red Bull, a equipe admite que há pouco que pode ser feito agora.

Questionado sobre o atraso da nova versão, Max Verstappen indicou que as novidades podem ainda aparecer na corrida de Baku, em junho. “As coisas são assim mesmo. Não podemos mudar nada. Apenas precisamos garantir que teremos um bom carro, e aí seria questão de esperar até a corrida de Baku.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa: Ninguém esperava o que a Ferrari está fazendo
Próximo artigo F1 trabalha para primeiro teste com Escudo no GP da Itália

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil