Presidente da FIA é inocentado após investigação sobre interferência na F1

Segundo departamento de compliance da entidade, Mohammed Ben Sulayem não tentou interferir na punição a Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita de 2023 e nem impediu homologação da pista de Las Vegas

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, foi inocentado de qualquer irregularidade depois que foram feitas acusações contra ele de interferência em eventos de Fórmula 1 no ano passado.

O Departamento de Compliance da FIA estava investigando as reclamações feitas contra Ben Sulayem por um denunciante sobre dois incidentes distintos que ocorreram durante 2023.

Leia também:

A primeira envolveu a sugestão de que ele havia interferido na decisão dos comissários de reverter uma penalidade imposta a Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita.

O segundo incidente ocorreu no GP de Las Vegas e envolveu alegações de que Ben Sulayem pressionou para que a FIA não aprovasse a certificação da pista para o mais novo local da F1.

No entanto, após uma investigação do Diretor de Compliance da FIA e do seu Comitê de Ética composto por seis pessoas, foi anunciado na quarta-feira que não havia evidências de que Ben Sulayem tivesse agido de forma inadequada.

As investigações da FIA levaram 30 dias para serem concluídas e incluíram entrevistas com 11 testemunhas.

Num comunicado divulgado pela FIA, afirmou: “Depois de analisar os resultados das investigações, o Comitê de Ética foi unânime na sua determinação de que não havia provas que fundamentassem alegações de interferência de qualquer tipo envolvendo o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem”.

“As alegações contra o presidente da FIA eram infundadas e foram apresentadas fortes evidências, além de qualquer dúvida razoável, para apoiar a determinação do Comitê de Ética da FIA.

“A total cooperação, transparência e conformidade do presidente durante todo o processo durante esta investigação foram muito apreciadas.”

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA, presents the FIA Winners medal on the podium

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA, presents the FIA Winners medal on the podium

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O incidente na Arábia Saudita estava relacionado com a acusação de Ben Sulayem de tentar anular a pena de Alonso.

Foi alegado que ele ligou para o xeque Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa, vice-presidente de esportes da FIA para a região do Oriente Médio e Norte da África e um aliado próximo dele, que estava presente na corrida para ajudar a impulsionar as coisas para ele.

Ben Sulayem também foi aberto sobre a aprovação da pista de Las Vegas ser de sua responsabilidade, e disse que se quisesse impedir que recebesse luz verde, ele teria o poder de fazer isso sozinho.

Em declarações recentemente à revista GP Racing, ele disse: “O presidente da FIA é quem assina a homologação da nova pista, ou de todas as pistas. Eu apoiei isso.

“Eu poderia ter dito não, [porque não estava pronto a tempo para inspeção]. Mas assim que a minha equipe disse que estava seguro... porque sou piloto, preocupo-me com o bem-estar dos pilotos e das pessoas à sua volta, do nosso pessoal e dos fiscais. Eu fiz isso.

“Foi uma grande coisa. Se eu tivesse dito não, teria sido desastroso [para a F1]. Mas teria sido legal. Mas tomo cuidado porque amo o esporte.

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Tudo o que você precisa saber sobre o pitwall na F1 - quem fica lá e o que fazem durante um GP
Próximo artigo F1: União Europeia retira sanções sobre Nikita Mazepin; entenda

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil