Prestes a completar 200 GPs, Massa não se vê correndo até os 40
Aos 33 anos, brasileiro é o quarto piloto mais experiente do atual grid da Fórmula 1 e se vê "contente e motivado"
[publicidade]Jenson Button atualmente é o mais experiente, completando 256 GPs em Silverstone. Fernando Alonso tem 224 e Kimi Raikkonen, 201. Na história da Fórmula 1, Massa é apenas o 15º a atingir os 200 GPs. O recordista em número de GPs disputados é Rubens Barrichello, com 323. Ele e Massa são os brasileiros com mais provas disputadas.
Isso também significa que Massa, com 33 anos, é um dos mais velhos do grid, ficando atrás apenas de Raikkonen e Button, ambos com 34. Uma diferença marcante de idade é entre o brasileiro e seu atual companheiro, Valtteri Bottas, que tem nove anos a menos e faz, na Inglaterra, apenas o 28º GP na carreira.
“Eu sei que sou mais velho que meu companheiro porque ele tem 24 anos e eu, 33. Não é uma diferença pequena. Mas eu me sinto 100% competitivo, pronto para lutar com pilotos de 24, 19 ou 40 anos de idade”, assegurou ao TotalRace. “O importante é como você se sente. Eu me sinto muito bem, contente e motivado e acho que isso é o mais importante, independente da idade.”
Perguntado por quanto tempo quer permanecer na Fórmula 1, Massa disse não saber, mas não acredita que, a exemplo de seu ex-companheiro Michael Schumacher ou do compatriota Rubens Barrichello, ainda estará na categoria quando beirar os 40 anos.
“São duas coisas: você tem de cuidar de seu físico e de sua cabeça. Se em algum momento você vir que algo não está funcionando ou que não se sente da mesma forma, é melhor fazer outra coisa.”
Massa começou a carreira na Sauber, em 2002. Em 2006, foi contratado como piloto titular pela Ferrari, onde ficou até a última temporada, quando mudou-se para a Williams. Em 199 GPs, o brasileiro tem 11 vitórias, 16 pole positions, 15 voltas mais rápidas e 36 pódios. Seu melhor resultado em campeonatos foi o vice em 2008.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.