Últimas notícias

Punição mantida a Vettel: Veja íntegra da decisão dos comissários

Comissários decidem manter punição a Sebastian Vettel após evidências apresentadas pela Ferrari serem consideradas insuficientes

Sebastian Vettel, Ferrari

Zak Mauger / Motorsport Images

A Ferrari saiu derrotada da apelação em que pediu aos comissários da FIA para reverem a punição aplicada à Sebastian Vettel no GP do Canadá e que culminou na perda da vitória do alemão.  De acordo com a decisão anunciada hoje, as evidências apresentadas na audiência não eram novas ou não eram relevantes para o caso.

Leia também:

Durante a corrida realizada em Montreal, no dia 9 de junho, Sebastian Vettel foi penalizado por sair da pista e voltar de forma perigosa para se defender de Lewis Hamilton, em uma disputa pela liderança da prova. A decisão foi cercada de críticas e a Ferrari fez um pedido de revisão, dando origem à audiência realizada hoje na França, na qual a punição foi mantida.

Os comissários ouviram o representante da equipe, Laurent Mekies, quem fez a apresentação aos envolvidos. Após examinarem as evidências apresentadas pela Ferrari, os comissários determinaram o seguinte:

Veredicto

Não há novos elementos significantes ou relevantes que não estivessem disponíveis para as partes envolvidas no momento da competição analisada. Motivos: De acordo com o artigo 14 do código esportivo internacional da FIA e com o artigo 2.2 dos regulamentos esportivos da Fórmula 1 da FIA, estes elementos só poderiam ser considerados como “novos” se não estivessem disponíveis para a Escuderia Ferrari antes do fim do evento.

A Escuderia Ferrari apresentou os seguintes elementos na audiência:

(i) análise de dados da telemetria do carro de Vettel, em detalhes;

(ii) Uma análise em vídeo das imagens das câmeras (frontal, superior, e câmeras onboard de Vettel e Hamilton), preparadas após a corrida;

(iii) Uma análise em vídeo realizada por Karun Chandhok (ex-piloto da F1) para o canal de televisão Sky Sports após a corrida;

(iv) Um vídeo da câmera que registrou o rosto de Vettel, liberada pela F1 após a corrida;

(v) Imagens e vídeos pós-corrida

(vi) análises da linha de traçado com dados de GPS dos carros de Hamilton e Vettel na volta em que ocorreu o incidente e nas voltas anteriores;

(vii) Testemunho de Vettel.

Os elementos (i), (ii), (v), (vi) e (vii) estavam disponíveis antes do fim da corrida.

O elemento (iii) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, já que se trata da opinião pessoal de uma terceira parte.

O elemento (iv) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, pois a evidência contida neste vídeo pode ser vista nos outros vídeos disponíveis durante a prova.

 

Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1

A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor na história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios marcantes, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:

GP da Rússia de 2018
Hamilton venceu por causa de ordens da Mercedes
GP da Rússia de 2018
Bottas vinha na liderança e deixou a vitória para seu companheiro, que buscava garantir o penta sobre Vettel
GP da Rússia de 2018
Após o pódio, Hamilton fez questão de agradar o finlandês
GP da Rússia de 2018
O britânico colocou Bottas no centro da foto comemorativa da equipe. Na direita, aparece George Russell, piloto Mercedes que hoje está na Williams
GP de Cingapura de 2013
Vettel venceu e foi vaiado, mas não por polêmicas na corrida
GP de Cingapura de 2013
A razão para as vaias era a vantagem do alemão e da Red Bull no campeonato, que estava 'sem graça', para o azar de Alonso
GP de Cingapura de 2013
Raikkonen até deu um tapinha nas costas do amigo e futuro companheiro de Ferrari
GP da Malásia de 2013
Desta vez, a polêmica se deu por conta de ultrapassagem de Vettel sobre Webber na pista
GP da Malásia de 2013
A Red Bull tinha ordenado que o alemão respeitasse a liderança do australiano para evitar uma batida, já que os companheiros tinham tensa relação
GP da Malásia de 2013
Vettel ignorou e ultrapassou Webber. Anos depois, o chefe da equipe, Christian Horner, revelou que a manobra foi uma vingança pelo que o australiano fizera no GP do Brasil de 2012, quando passou o alemão, que disputava o título contra Alonso, da Ferrari
GP da Malásia de 2013
A coletiva também não teve o melhor dos climas...
GP da Alemanha de 2010
A corrida disputada em Hockenheim ficou marcada por um rádio bastante sugestivo da Ferrari: "Fernando is faster than you (Fernando está mais rápido que você)
GP da Alemanha de 2010
Foi o que Felipe Massa ouviu do engenheiro Rob Smedley. A ordem era clara: o brasileiro tinha que deixar o companheiro passar
GP da Alemanha de 2010
Dito e feito. Massa deixou Alonso passar. Na época, o espanhol disputava o título com a dupla da Red Bull, Vettel e Webber
GP da Alemanha de 2010
A frase ficou famosa e é lembrada como um dos momentos mais difíceis da carreira do brasileiro
GP da Alemanha de 2010
Massa vinha em fase difícil na F1. No ano anterior, o piloto fora atingido na cabeça por uma mola que se soltou da Brawn de Barrichello no GP da Hungria
GP da Alemanha de 2010
Por ser querido pela equipe e pelos fãs, a situação do brasileiro no pódio foi constrangedora. E a Ferrari foi multada em 100 mil dólares pelo esquema, que infringiu o regulamento daquela época
GP da Áustria de 2002
Outra triste situação vivida por um brasileiro na Ferrari teve Barrichello como um dos protagonistas, ao lado de Schumacher
GP da Áustria de 2002
Rubinho liderava a prova com folga, mas recebeu ordem da equipe para deixar o companheiro alemão passar, o que aconteceu nos metros finais
GP da Áustria de 2002
Tamanho foi o constrangimento no pódio que Schumacher fez questão de colocar Rubinho no posto do vencedor
GP da Áustria de 2002
A atitude do multicampeão, porém, não foi suficiente para melhorar a situação
GP da Áustria de 2002
O brasileiro até tentou celebrar, mas o constrangimento era grande e generalizado
GP da Áustria de 2002
E o troféu do vencedor não compensou. A Ferrari foi multada em R$ 2 milhões por quebrar o protocolo no pódio
GP da Áustria de 2002
A torcida reprovou o desnecessário jogo da escuderia, já que o campeonato estava no começo
GP do Japão de 1989
Voltando muitos anos tempo, vemos que as polêmicas sempre marcaram a F1. E uma das mais famosas aconteceu entre dois rivais no fim dos anos de 1980
GP do Japão de 1989
Companheiros de McLaren, Senna e Prost disputavam o título quando bateram na volta 46
GP do Japão de 1989
O francês jogou o carro para cima do brasileiro e abandonou. Auxiliado pelos fiscais, Senna cortou a chicane e voltou para vencer a prova
GP do Japão de 1989
Após o encerramento da prova, a tensão ficou no ar com a possibilidade de punição ao brasileiro. No fim das contas, o então presidente da FIA, o francês Jean-Marie Balestre, confirmou a desclassificação do brasileiro. A vitória, então, ficou com o italiano Alessandro Nannini, da Benetton, em seu único triunfo na F1
GP do Japão de 1989
Com o resultado, Prost ficou com o título
GP de San Marino de 1989
A corrida em Imola foi marcada pelo grave acidente de Gerhard Berger
GP de San Marino de 1989
Nesta foto, vê-se, atravês de um monitor de TV, a Ferrari do austríaco em chamas após a batida na curva Tamburello, a mesma que vitimou seu amigo Senna cinco anos depois
GP de San Marino de 1989
Por sorte, os bombeiros conseguiram salvar a vida do austríaco
GP de San Marino de 1989
Nesta foto, podemos ver a primeira largada da corrida. Berger está quase oculto atrás de seu companheiro Mansell, enquanto Senna lidera à frente de Prost. Depois do acidente do austríaco. A prova ficou interrompida por cerca de 1h até a relargada
GP de San Marino de 1989
Senna venceu, com Prost em segundo e Nannini em terceiro. Apesar do bom resultado para o brasileiro, a preocupação por Berger era grande
34

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Comissários não punem Hamilton após incidente com Verstappen no TL2
Próximo artigo Hamilton diz que incidente com Verstappen foi "divertido"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil