Últimas notícias

Ricciardo diz que a Renault precisa dar “passos maiores”

Australiano acredita que a equipe esteja mais ou menos dentro do esperado, mas diz que precisa melhorar até o fim do ano se quiser cumprir objetivos de 2020

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

O piloto da Renault Daniel Ricciardo, acredita que a fabricante francesa precisa dar “passos maiores” no desenvolvimento de seu carro na Fórmula 1 para atingir a meta de brigar por pódios em 2020.

Quando retornou com equipe própria para a categoria em 2016, a empresa traçou um plano de cinco anos para estar disputando vitórias, e no ano passado conseguiu terminar em quarta no mundial de construtores, atrás apenas dos três times dominantes.

Leia também:

Mas apesar de ter focado em objetivos mais altos para 2019 e atraído Ricciardo para o time, a Renault está apenas em sexto no mundial deste ano, com uma coleção de problemas que fizeram o time somar metade dos pontos que sua equipe cliente de motores, a McLaren.

Ricciardo continua afirmando que não se arrepende de ter deixado a Red Bull, que já venceu duas vezes neste ano. Mas enquanto o australiano afirma que o primeiro dos dois anos de contrato com a Renault tem estado dentro do esperado, ele admite que a equipe precisa começar a evoluir.

“Eu não quero dizer que esteja alinhado com minhas expectativas, porque obviamente eu esperava mais, mas eu sabia que não seria fácil”, disse o australiano. “Então, se dermos uma olhada para o GP do Canadá, o quali, eu diria que excedeu o que esperava para as primeiras provas, mas então em outras pistas, como na Áustria, esteve abaixo do que imaginava”.

“Nós oscilamos muito na verdade, mas agora, com metade da temporada completada, nós podemos dizer ‘ok, precisamos melhorar se quisermos estar nos pódios em 2020, precisamos começar a dar passos maiores na segunda metade do ano’”.

“Até agora, diria que estamos mais ou menos no meio das expectativas, mas eu espero que a partir da segunda metade do campeonato nós estejamos de forma mais regular, mais ou menos entre o top-6”.

A Renault esperava que as atualizações que levou para a França tivessem feito o time brigar de forma mais constante pela quarta posição da tabela, mas a equipe marcou apenas 11 pontos desde então.

Perguntado se esperava que o chassi RS19 podia melhorar após as férias, Ricciardo disse: “Eu acho que sim, nós não teremos uma grande atualização até bem depois das férias de verão, mas eu espero por alguma evolução”.

“Nós levamos algumas atualizações para a França, não eram grande coisa, então eu espero que o próximo lote que trouxermos melhore um pouco o carro”.

“Mas eu não estou triste nem nada, porque novamente, eu esperava que estivéssemos melhor, mas eu sabia que demoraria certo tempo. Se ficarmos como estamos agora até o fim da temporada, aí sim estaremos abaixo do que o esperado”.

Tempos de glória da Red Bull

O australiano colecionou sete vitórias entre 2014 e 2018 na equipe austríaca. Muitos consideram Ricciardo o vencedor das provas difíceis, já que venceu largando na pole apenas uma vez, em Mônaco, tendo partido de quarto ou pior em todos os outros triunfos. Relembre as vitórias do "Mister Simpatia" na Fórmula 1:

GP do Canadá de 2014
A primeira vitória da carreira de Ricciardo veio após um acidente envolvendo Felipe Massa e Sergio Pérez.
GP do Canadá de 2014
Isso fez com que o australiano recebesse a bandeira quadriculada atrás do safety car.
GP do Canadá de 2014
O alemão Nico Rosberg chegou em segundo com a Mercedes, enquanto Sebastian Vettel completou o pódio em sua última temporada na Red Bull.
GP da Hungria de 2014
A segunda vitória da carreira de Ricciardo começou com a pista molhada e o grid largando com pneus intermediários.
GP da Hungria de 2014
O safety car esteve presente por duas vezes e o australiano superou Fernando Alonso para a vitória faltando apenas duas voltas para o fim.
GP da Bélgica 2014
A prova foi a seguinte à etapa da Hungria.
GP da Bélgica de 2014
Ricciardo aproveitou a controvérsia entre a dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg...
GP da Bélgica de 2014
...que bateram na volta 2, furando um pneu do inglês e danificando a asa dianteira do alemão.
GP da Malásia de 2016
A corrida maluca teve acidente envolvendo Sebastian Vettel e Nico Rosberg logo no início...
GP da Malásia de 2016
... uma grande batalha entre Ricciardo e Verstappen e a falha do motor da Mercedes de Lewis Hamilton, dando o triunfo ao australiano.
GP do Azerbaijão de 2017
Considerada a melhor corrida de 2017, a prova foi marcada pelo "encontro" entre Sebastian Vettel na traseira de Lewis Hamilton na pista.
GP do Azerbaijão de 2017
Lance Stroll foi a grande surpresa, dividindo a linha de chegada com Valtteri Bottas pela 2ª posição.
GP da China de 2018
A vitória de Ricciardo no domingo também foi agitada, com a presença do safety car e a mudança de estratégia da Red Bull, fazendo seus pilotos pararem para a colocação de novos pneus.
GP da China de 2018
O australiano escalou o pelotão e superou Bottas para a vitória próximo ao fim da prova.
GP da China de 2018
Os finlandeses Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen completaram o pódio.
GP de Mônaco de 2018
Ricciardo cravou a pole em Monte Carlo, superando Vettel e Hamilton.
GP de Mônaco de 2018
O australiano manteve a ponta após a largada, mas enfrentou dificuldades em seu carro. No braço, Ricciardo segurou Vettel e depois reabriu vantagem para vencer no Principado.
GP de Mônaco de 2018
A comemoração foi marcada pela sorridente presença do simpático piloto numa piscina de Mônaco ao lado de toda a equipe.
18

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Haas praticamente descarta Pietro Fittipaldi na F1 em 2020: ''Um novato não te ajuda"
Próximo artigo Mercedes consulta Hamilton sobre companheiro para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil