Ricciardo era "passageiro" no confronto de Baku, disse Brawn
Diretor esportivo da Fórmula 1 acredita por causa das regras aerodinâmicas atualmente em vigor australiano virou passageiro
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Sutton Motorsport Images
Daniel Ricciardo acabou atingindo a traseira de Max Verstappen na freada da primeira curva em Baku, com a Red Bull perdendo os dois pilotos e a FIA dando uma reprimenda a ambos.
Ross Brawn, falando sobre o fim de semana, em material divulgado pela F1, não chegou a atribuir culpa ao incidente.
"Não quero comentar sobre quem pode ser considerado responsável ou como uma equipe deve administrar esses problemas durante uma corrida, mas acho que a decisão dos comissários de repreender os dois pilotos foi correta", disse Brawn.
“Mas gostaria de destacar um ponto técnico. Uma vez que Daniel se estabeleceu em sua linha e Max mudou de direção bloqueando essa linha, o australiano se tornou um passageiro."
“A perda de downforce experimentada por Ricciardo na esteira do carro de Verstappen teria deixado o carro impossível de ser parado.”
“Muitas vezes pensamos em downforce nas curvas, mas o impacto que a aderência extra tem na frenagem é enorme. Tire essa aderência na freada e o que aconteceu no domingo foi inevitável.”
Acidente destaca problema aerodinâmico
Brawn disse que o incidente foi oportuno, uma vez que destacou os problemas aerodinâmicos que sua equipe está enfrentando com mudanças para 2021, mas também as medidas adotadas para o próximo ano pela Comissão da Fórmula 1 nesta semana.
"Embora este tenha sido um exemplo muito severo, isso destacou mais uma vez a necessidade de encontrar uma maneira de desenvolver as regras para tornar os carros mais viáveis nessas condições", disse ele. “A decisão do Grupo de Estratégia e da Comissão de F1, sancionada pelo Conselho Mundial da FIA, de aprovar uma série de modificações aerodinâmicas, visando promover corridas mais próximas e mais ultrapassagens para a temporada de 2019, é definitivamente um passo importante.”
“Também é importante notar que a decisão foi tomada após um intenso período de pesquisas sobre as propostas da FIA, que foram feitas com o apoio da Fórmula 1 e conduzidas pela maioria das equipes.”
“Mostrou bom espírito e uma boa maneira de trabalhar juntos para uma melhor e mais espetacular Fórmula 1, que é o que a FIA, a Fórmula 1, as equipes e, o mais importante, os fãs querem. Bravo."
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments