Ricciardo herda vitória em GP maluco no Azerbaijão
Piloto australiano se aproveita de problemas e erros dos outros para vencer primeira no ano; Massa abandona
Teve de tudo. O GP do Azerbaijão disputado neste domingo (25) nas ruas de Baku foi certamente o mais agitado da temporada de 2017 da Fórmula 1. Melhor para Daniel Ricciardo, que venceu a prova mais inacreditável de sua carreira na F1.
Depois de bater na classificação deste sábado e largar de décimo, o piloto foi o primeiro a parar nos boxes e viu Bottas furar o pneu, Verstappen parar com problema de motor, Raikkonen ter o pneu estourado com o toque das Force Indias, Massa abandonar, Hamilton ter problemas em seu protetor de cabeça e Vettel ser punido para vencer sua quinta prova na F1.
O piloto ainda teve que driblar quatro entradas do Safety Car e uma bandeira vermelha por detritos na pista.
O outro beneficiado na hecatombe no Azerbaijão foi o canadense Lance Stroll. O companheiro de Felipe Massa conseguiu aos 18 anos chegar ao pódio da F1 em sua oitava prova, no terceiro lugar após ser superado por Valtteri Bottas na reta final.
O brasileiro Felipe Massa, que estava à frente de Ricciardo e Stroll, fazia sua melhor prova no ano. O piloto era terceiro (atrás de Hamilton e Vettel) quando a prova estava em bandeira vermelha, mas logo na volta um problema no amortecedor traseiro o tirou da corrida.
Vettel, que poderia vencer, se tocou com Hamilton durante um Safety Car e acabou tendo uma penalização de 10 segundos nos pits. Ele ainda voltou à frente de Hamilton, já que o britânico foi obrigado a abdicar de sua liderança devido a um problema em seu protetor de cabeça, que ameaçava se soltar.
Vettel foi o quarto com Hamilton em quinto.
A corrida
Na largada, Hamilton manteve a ponta e foi seguido por Bottas, que era atacado por Raikkonen. O finlandês da Ferrari tentou passar o compatriota por fora na curva 2, mas acabou recebendo o toque da Mercedes e tocou no muro. No entanto, pior para Bottas, que furou seu pneu dianteiro direito e danificou sua asa. Valtteri teve de ir para os pits e ficou uma volta atrás.
O top-10 era Hamilton, Vettel, Perez, Verstappen, Raikkonen, Massa, Ocon, Stroll, Ricciardo e Hulkenberg.
Ricciardo foi o primeiro a parar ainda nas primeiras voltas, colocando um jogo de pneus macios.
Na volta 10, Kvyat parou com problemas mecânicos após a curva 10 e não pôde ter o carro retirado da pista pela falta de aberturas no muro. O Safety Car veio à pista no mesmo momento em que Max Verstappen foi obrigado a abandonar a prova com um problema de motor.
No retorno, Perez atacou Vettel pelo segundo lugar enquanto Massa e Ocon superaram Raikkonen pelo quarto lugar. No entanto, o Safety Car voltou à pista logo em seguida por detritos na pista.
Ainda antes da relargada, Vettel e Hamilton se tocaram duas vezes. Na saída, Massa passou Perez que acabou sendo atacado por Ocon. As duas Force Indias bateram e se danificaram. Perez foi obrigado a abandonar, com Ocon tendo de trocar o bico. Raikkonen abandonou após furar seu pneu em detritos da Force India.
Logo em seguida, com 23 voltas, a prova foi parada com bandeira vermelha pelo excesso de detritos na pista.
Com Raikkonen e Perez conseguindo voltar à corrida, a relargada foi dada 25 minutos depois.
Massa acabou abandonando no retorno após sofrer com uma problema no amortecedor. Ricciardo passou Strol e Massa na relargada e foi para terceiro. Hulkenberg também acabou batendo. O top-10 era Hamilton, Vettel, Ricciardo, Stroll, Magnussen, Alonso, Ocon, Sainz, Bottas e Grosjean.
Com a proteção de cabeça de Hamilton ameaçando se soltar, o piloto teve de ir aos boxes por exigência da FIA. Lewis caiu para oitavo, mas Vettel foi punido pelo toque que deu em Hamilton durante o Safety Car e foi obrigado a parar por dez segundo nos boxes.
Com isso, Ricciardo era o primeiro com Stroll em segundo. Bottas, que estava uma volta atrás, acabou recuperando a desvantagem e passou a ocupar o terceiro lugar. Vettel foi ao quarto posto, com Hamilton fechando o top-5.
Bottas passou Stroll na última reta.
A próxima etapa da Fórmula acontece na Áustria, no dia 9 de julho.
GP do Azerbaijão
| Pos. | Piloto | Equipe | Tempos | Pts |
|---|---|---|---|---|
| 01 | 51 voltas | 25 | ||
| 02 | +3.9 | 18 | ||
| 03 | +4.0 | 15 | ||
| 04 | +5.9 | 12 | ||
| 05 | +6.1 | 10 | ||
| 06 | +30.2 | 8 | ||
| 07 | +41.7 | 6 | ||
| 08 | +49.4 | 4 | ||
| 09 | +59.5 | 2 | ||
| 10 | +89.0 | 1 | ||
| 11 | +91.7 | |||
| 12 | +92.1 | |||
| 13 | + 1 volta | |||
| Abandono | ||||
| Abandono | ||||
| Abandono | ||||
| Abandono | ||||
| Abandono | ||||
| Abandono | ||||
| Abandono |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.