Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

"Schumacher nunca chegou perto de ser o que Ayrton era", diz ex-assessor

Byron Young trabalhou com o brasileiro nos tempos da Lotus: "Todos sabiam que seria uma grande estrela"

Ayrton Senna ainda estava na Fórmula Ford, em 1981, quando o jornalista Byron Young ouviu dizer que ele “seria um grande nome no futuro”. Mas demorou mais seis anos para que a convivência como assessor de imprensa para a equipe Lotus lhe mostrasse quem realmente era aquele menino tímido. Até hoje trabalhando na categoria, o inglês não duvida: “Para mim, ele é a maior estrela que já existiu, Schumacher nunca chegou perto de ser o que Ayrton era.”

Byron contou ao TotalRace que trabalhou com Senna em 1987, em seu último ano na Lotus antes de ir para a McLaren. “Todos já sabiam que ele seria uma grande estrela. Mas eu o conheci bem antes disso, quando ele ainda corria de Fórmula Ford em 1981 e eu trabalhava em Brands Hatch. Alguém me disse para prestar atenção nesse piloto, que seria um grande nome no futuro. Então eu o vi correr e era algo absolutamente incrível. Depois, subi até a cantina do circuito onde ele estava e vi um cara magricelo, ainda bem diferente do sujeito atlético que ele se tornou quando estava na F-1, muito tímido, sentado num canto do bar. Foi interessante, não havia muita badalação em torno dele.”

Anos depois, já empregado na Lotus, Byron foi à casa que Senna dividia com Maurício Gugelmim e a esposa. “Ele vivia em uma casa num bairro bom em Surrey. Entrei lá e vi na sala uma coleção enorme de troféus reluzentes, quase que era necessário colocar óculos escuros para passar por ali. Imagino que eram troféus do Ayrton e do Maurício também. Mas foi incrível. Ela estava no jardim brincando com um avião de controle remoto, algo que ele adorava. Achei ele uma pessoa muito legal logo de cara.”

O que impressionou o jornalista foi a maneira como Senna era tão metódico com os detalhes das corridas em si, quanto fora delas. “Para mim, ele é a maior estrela que já existiu, Schumacher nunca chegou perto de ser o que Ayrton era. Ela era um ser humano e um piloto incríveis. E estava sempre interessado nos pormenores do trabalho que fazíamos com ele. Tínhamos um acordo que ele faria dez aparições em eventos nossos a cada final de semana. E se num deles havia onze eventos, ele questionaria porque estava fazendo um a mais e dizia que só faria nove na corrida seguinte. Mas era algo feito de maneira aberta, sem nenhum tipo de rancor.”

A experiência foi bem diferente no ano seguinte, quando Byron trabalhou com outro brasileiro, Nelson Piquet. “Ele era muito de lua: divertidíssimo algumas vezes e péssimo de estar do lado em outras. Ayrton era sempre estável, concentrado no trabalho. E o interesse que ele despertava nos fãs era incrível. Ganhamos duas corridas naquele ano, em Detroit e em Mônaco, e era eu quem o levava ao pódio, carregava depois a garrafa de champanhe. E você cria um vínculo com a pessoa num trabalho assim, ainda mais que eu via quanto ele era dedicado ao trabalho. Quando chegamos no hotel em Detroit, havia uma pilha gigantesca de cartas que chegaram desde a prova do ano anterior. E ele abria uma por uma.”

Era a mesma atenção ao detalhe que o brasileiro demonstrava em seu trabalho como piloto. “Lembro-me também dele fazer mapas de mudança de marchas. Ele se sentava com o traçado de um circuito no papel, fechava os olhos e ia repassando a volta e assinalando as marchas em cada trecho. E em alguns circuitos ele voltava ainda mais na memória e comparava com as marchas que usava na Fórmula 3 ou na F-Ford. Era incrível.”
Artigo anterior Especial 20 melhores corridas de Ayrton Senna: segunda parte
Próximo artigo Ayrton me levou a outro nível, conta atual diretor da Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros