Últimas notícias

Todt: Marchionne estava otimista sobre futuro da F1

Presidente da FIA revela últimos momentos com presidente da Ferrari pouco antes de sua morte, em julho

Sergio Marchionne,, Ferrari President and CEO of Fiat Chrysler Automobiles

Sergio Marchionne,, Ferrari President and CEO of Fiat Chrysler Automobiles

XPB Images

O falecido presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, disse ao presidente da FIA, Jean Todt, que se sentia "positivo" em relação ao futuro da Fórmula 1 no último jantar dos dois, em junho.

Apesar de Marchionne ter questionado a reformulação da F1 pela Liberty Media, e ter ameaçado tirar a Ferrari da F1 se as regras fossem alteradas, Todt disse que sua oposição havia caído pouco antes de sua morte.

Refletindo sobre o último encontro com Marchionne, Todt disse: "no dia 28 de junho, tivemos um jantar no meu escritório em Genebra. Ele, Chase Carey e eu, e falamos sobre o futuro da F1”.

“E no dia 29 ele me enviou uma mensagem para dizer que foi uma ótima reunião: 'vamos nos mover positivamente para o esporte'. Tenho certeza sobre essas datas, mas não me lembro quando ele foi ao hospital.”

Marchionne faleceu em julho depois de complicações médicas que ocorreram após uma cirurgia.

Todt acrescentou: “este jantar deveria ser na noite de domingo após o GP da Áustria, mas ele me mandou uma mensagem dizendo que, infelizmente, ele não poderia estar. ‘Poderíamos mudar e fazer isso antes?’, ele disse. Então nós fizemos no dia 28. E então a tragédia ocorreu”.

Jean Todt, FIA President on the grid

Jean Todt, FIA President on the grid

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

Embora a perda de Marchionne tenha um grande impacto no futuro da F1 e da Ferrari, Todt diz que também foi uma tragédia pessoal.

"É uma grande perda", disse Todt sobre o impacto da morte de Marchionne. “Não apenas por tudo o que ele fez pela indústria, mas a paixão que ele teve. Para mim, ele era alguém com uma grande personalidade.

“Eu costumava trabalhar com ele antes de ser nomeado presidente da FIA, e nem sempre concordamos. Mas no final eu gostei bastante dele e tive muito respeito por ele.”

O novo CEO da Ferrari, Louis Camilleri, já indicou uma abordagem menos agressiva que Marchionne às discussões sobre o futuro da F1, e Todt está confiante de que um acordo possa ser alcançado para manter a equipe italiana comprometida com o esporte.

"Ele (Camilleri) é uma pessoa muito inteligente", disse Todt. "Ele adora automobilismo e, claramente, tem um estilo completamente diferente, mas ele é um ótimo homem de negócios.”

“Ele é uma pessoa muito direta, então tenho certeza de que, como a FIA quer, como a equipe quer e a Ferrari quer, poderemos fazer um bom trabalho. Estou muito otimista ”.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Sainz: Sempre achei que Kvyat fosse voltar à F1 um dia
Próximo artigo Haas: rivais protestam porque não conseguem nos vencer

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil