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Toro Rosso: Resistência a limite de custo é "absurda"

Franz Tost rejeita ideia de que teto de custo não funcionaria na Fórmula 1 porque seria muito difícil de policiar

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR13, Brendon Hartley, Toro Rosso STR13, Sergio Perez, Racing Point Force India VJM11, and the remainder of the field at the start of the race

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Um dos argumentos mais fortes nos últimos anos contra a limitação de custos das equipes foi que os tipos simplesmente encontrarão maneiras inteligentes de contornar os valores verdadeiros.

Mas o chefe da Toro Rosso, Franz Tost acha que essa preocupação não existiria mais, pois ele sugere que o fato da FIA ter sido capaz de regular adequadamente atividades como CFD, testes e trabalhos em túnel de vento mostram que o monitoramento de custos são claramente realistas.

"Eu tenho lutado há anos por um teto orçamentário e está chegando a hora, espero", disse Tost em entrevista exclusiva ao Motorsport.com. "Eu acho que é factível.”

"Sempre houve argumentos de que você não pode controlá-lo, o que é um absurdo. Você pode controlar tudo. A FIA e a FOM, quem quer que seja, precisam começar desde o começo sobre como controlá-lo.

"Se eu decidisse, enviaria a cada equipe uma pessoa para controlar todas as demonstrações financeiras toda semana ou todo mês. É isso.”

"Como agora, por exemplo, no lado técnico você pode controlar tudo. Nós não estamos autorizados a testar sem passar por testes de colisão e todo esse tipo de coisa. Então, por que você não poderia controlar [orçamentos]? Isso é um absurdo, você pode controlar tudo, se quiser."

Tost acredita que um teto de custo agora é essencial na F1 porque a competição entre os fabricantes acelerou os orçamentos além do que as equipes independentes podem pagar.

"Quando as equipes eram privadas, não precisávamos, porque as equipes particulares nunca gastam tanto dinheiro", disse ele. "A razão pela qual os custos na Fórmula 1 aumentaram tão drasticamente, é por causa dos fabricantes.”

"Para um grande fabricante, US$ 500 milhões é muito dinheiro, mas não tanto. Porque você não deve esquecer que a Fórmula 1 é a melhor ferramenta de marketing que você pode ter. Mas equipes privadas, elas simplesmente não tinham esse dinheiro, e eles não poderiam ter essa grande quantidade".

Sem uma mudança radical de custos para tentar tornar as coisas mais niveladas, Tost teme que a F1 possa se dividir em uma categoria de dois níveis.

"A FIA e a FOM devem encontrar o caminho para reduzir os custos, porque, caso contrário, temos uma categoria de duas classes na Fórmula 1: as equipes dos fabricantes e o resto. Isso é o que acontece agora.”

"Existem três equipes de topo e as restantes estão em outro campeonato. Porque se olharmos para os resultados, os carros atrás das três equipes de topo estão 20-30-40 segundos atrás, e o detentor dos direitos comerciais deve encontrar o caminho que tenhamos corridas interessantes.”

"Felizmente este ano e também no ano passado [Sebastian] Vettel está lutando contra [Lewis] Hamilton pelo campeonato porque de outra forma as pessoas não assistiriam mais a Fórmula 1, porque é tedioso.”

"E devemos estar conscientes disso e o que temos que conseguir é que no mínimo três ou quatro pilotos e cinco ou seis times estejam lutando pelo campeonato, e o campeonato é decidido na última corrida e não em duas corridas antes."

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