Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Três campeões estão entre os 10 mais jovens da história; confira

Além de Verstappen, que vai estrear aos 17 anos, saiba quem são os outros pilotos que começaram cedo sua trajetória na F-1

Quando o holandês Max Verstappen alinhar para o primeiro GP da temporada de 2015, se tornará o mais jovem piloto da história a competir na Fórmula 1. E não será um recorde batido por uma questão de dias: o piloto terá cerca de 17 anos e seis meses (as datas do calendário ainda não foram definidas), quase dois anos a menos que o antigo detentor da marca de precocidade.

[publicidade] Atualmente, o mais jovem da história é o espanhol Jaime Alguersuari, mas a lista dos 10 estreantes mais novos conta ainda com três campeões mundiais que estão no atual grid. Confira:

1. Jaime Alguersuari: estreia no GP da Hungria de 2009, aos 19 anos, 4 meses e 3 dias.
Entrou no meio da temporada como substituto do demitido Sebastien Bourdais na Toro Rosso, após fazer parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, a exemplo de Verstappen, e credenciado pelo título da Fórmula 3 Britânica de 2008. Foi demitido da equipe após o final da temporada 2011, tendo como melhores resultados dois sétimos lugares naquele ano.

2. Mike Thackwell: estreia no GP do Canadá de 1980, aos 19 anos, 5 meses e 29 dias.
Conhecido como “teenage sensation” ou “sensação adolescente”, o neo-zelandês só se classificou para seis GPs na Fórmula 1 e nunca marcou pontos. Thackwell era uma espécie de piloto-substituto e, quando teve a oportunidade fazer carreira em carros esportivos, trocou de ramo.

3. Ricardo Rodriguez: estreia no GP da Itália de 1961, aos 19 anos, 6 meses e 27 dias.
Ricardo e seu irmão, Pedro, marcaram época no início da década de 1960, vencendo diversas provas de categorias variadas, até que o jovem mexicano chamou a atenção da Ferrari, que o convidou para o GP da Itália. Ricardo largou da primeira fila logo de cara, mas sua carreira não durou muito tempo: o piloto foi morto em um acidente com apenas 20 anos.

4. Fernando Alonso: estreia no GP da Austrália de 2001, aos 19 anos, 7 meses e 4 dias. 
Alonso estreou na nanica Minardi, vindo de apenas dois anos disputando campeonatos de monopostos em fórmulas menores. Foi o detentor de diversos recordes de precocidade – mais jovem a ir ao pódio, fazer pole, vencer, ser campeão e bicampeão. Todas as marcas, contudo, foram superadas por Sebastian Vettel. Hoje com 33 anos, busca o tricampeonato, correndo pela Ferrari.

5. Esteban Tuero: estreia no GP da Austrália de 1998, aos 19 anos, 10 meses e 14 dias.
Apesar de ter chegado jovem à Fórmula 1, o argentino Tuero já tinha a experiência de quatro temporadas em categorias inferiores quando estreou, pela Minardi. O piloto não teve muito sucesso e abandonou a categoria ao final de sua primeira temporada devido a uma lesão no pescoço.

6. Daniil Kvyat: estreia no GP da Austrália de 2014, aos 19 anos, 10 meses e 18 dias.
Considerado o melhor estreante desta temporada, o russo chegou à categoria como o campeão da World Series e deu um passo considerado grande para se preparar à Fórmula 1. Porém, mostrou serviço desde os primeiros treinos e tirou o recorde de Sebastian Vettel como o mais jovem a pontuar na categoria, logo em seu GP de estreia.

7. Chris Amon: estreia no GP da Bélgica de 1963, aos 19 anos, 10 meses e 20 dias.
Conhecido pela fama de azarado, o neo-zelandês era tido como um futuro campeão mundial e chegou a correr pela Ferrari nos anos 1960, mas conquistou apenas 11 pódios e nunca venceu uma corrida. Curiosamente, o piloto chegou a ter sua própria equipe, em 1966.

8. Sebastian Vettel: estreia no GP dos EUA de 2007, aos 19 anos, 11 meses e 14 dias.
O alemão estreou como substituto do polonês Robert Kubica, que sofrera um acidente, e pontuou em sua primeira prova. Em sua primeira temporada completa, venceu o GP da Itália com a Toro Rosso, saindo da pole, e bateu diversos recordes de precocidade. Dois anos depois, iniciaria uma sequência de quatro títulos mundiais. Para se ter uma ideia, o tetracampeão mais jovem antes de Vettel era Michael Schumacher, com 32 anos. O alemão conquistou o quarto triunfo com 26.
 
9. Eddie Cheever: estreia no GP da África do Sul de 1978, aos 20 anos, 1 mês e 22 dias.
Norte-americano com maior número de largadas na Fórmula 1, Cheever pilotou por nove equipes diferentes em seus 12 anos na categoria. Começou cedo após vencer o campeonato europeu de kart com apenas 15 anos e chegou a correr ao lado de Prost na equipe de fábrica da Renault em 1983, mas perdeu o emprego ao final do ano e nunca mais teve um carro competitivo.

10. Jenson Button: estreia no GP da Austrália de 2000, aos 20 anos, 1 mês e 22 dias.
Button estreou na Fórmula 1 após dois anos de experiência em monopostos, pela Williams, e pontuou logo em sua segunda prova. Após uma série de temporadas em carros pouco competitivos, o inglês aproveitou a chance quando teve o melhor equipamento, na Brawn, e faturou o título pela Brawn, atual Mercedes. Desde então, corre pela McLaren.
Artigo anterior "Se alguém pode dar um passo tão grande, é Max", diz chefe de mais jovem da história
Próximo artigo Para Marko, Verstappen tem tudo para ser campeão na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros