Verstappen lidera apertado terceiro treino livre no México
Em sessão em que cinco primeiros foram separados por 0s2, piloto da Red Bull bate recorde da pista; Massa fecha em 12º
A Red Bull mostrou que vem com força na disputa do GP do México. Max Verstappen foi o mais veloz no terceiro e último treino livre do fim de semana, realizado no Hermanos Rodriguez, com direito a novo recorde da pista.
Os representantes da equipe austríaca passaram a primeira fase do treino com pneus supermacios, inclusive sendo os mais velozes com este tipo de borracha. Contudo, perto do fim, tanto Verstappen quanto Daniel Ricciardo calçaram os ultramacios, os mais velozes do fim de semana.
O holandês registrou o tempo de 1min17s113, suficiente para deixá-lo à frente de Lewis Hamilton, o segundo colocado.
O inglês da Mercedes, que pode se sagrar tetracampeão já neste fim de semana, enfrentou dificuldades ao longo de toda a atividade, incluindo um momento em que se queixou de falta de potência no motor. Ele, que usou ultramacios durante todo o treino, assim como fez seu companheiro, Valtteri Bottas, ficou 0s075 atrás de Verstappen.
Sebastian Vettel, da Ferrari, terminou as atividades em terceiro, uma fração à frente de Bottas e Ricciardo. Assim, os cinco primeiros terminaram a sessão em grande equilíbrio, separados apenas por 0s2. Kimi Raikkonen foi o sexto melhor, com 0s4 de atraso.
No geral, os pilotos enfrentaram dificuldades com os ventos e as baixas temperaturas do asfalto, o que atrapalhou no aquecimento dos pneus. Em determinado momento, a Renault viu ambos seus representantes passearem pela grama – no fim, tanto Carlos Sainz quanto Nico Hulkenberg conseguiram fechar entre os dez melhores.
Felipe Massa terminou em 12º, imediatamente à frente de seu companheiro de equipe, Lance Stroll. Já Kevin Magnussen, que precisou ser liberado pelos médicos para participar das atividades de sábado após passar mal na sexta-feira, ficou em 14º.
O único que não marcou tempos foi Pierre Gasly, da Toro Rosso. O francês, que já sofrerá uma punição por troca de componentes no motor, encostou seu carro na área de escape com apenas cinco minutos de atividades, relatando problemas mecânicos.
Terceiro treino livre:
la | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 20 | 1'17.113 | 200.931 | ||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 23 | 1'17.188 | 0.075 | 0.075 | 200.735 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 21 | 1'17.230 | 0.117 | 0.042 | 200.626 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 18 | 1'17.283 | 0.170 | 0.053 | 200.489 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 10 | 1'17.361 | 0.248 | 0.078 | 200.286 |
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 27 | 1'17.517 | 0.404 | 0.156 | 199.883 |
7 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 20 | 1'18.040 | 0.927 | 0.523 | 198.544 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 18 | 1'18.165 | 1.052 | 0.125 | 198.226 |
9 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 21 | 1'18.208 | 1.095 | 0.043 | 198.117 |
10 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 21 | 1'18.380 | 1.267 | 0.172 | 197.683 |
11 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | 23 | 1'18.602 | 1.489 | 0.222 | 197.124 |
12 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 23 | 1'18.690 | 1.577 | 0.088 | 196.904 |
13 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 20 | 1'19.066 | 1.953 | 0.376 | 195.967 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 19 | 1'19.205 | 2.092 | 0.139 | 195.624 |
15 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 27 | 1'19.331 | 2.218 | 0.126 | 195.313 |
16 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 22 | 1'19.565 | 2.452 | 0.234 | 194.738 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 22 | 1'19.586 | 2.473 | 0.021 | 194.687 |
18 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 16 | 1'19.826 | 2.713 | 0.240 | 194.102 |
19 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 25 | 1'20.030 | 2.917 | 0.204 | 193.607 |
20 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 2 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.