Verstappen tem exibição épica, frustra Leclerc e vence GP da Áustria pelo 2º ano seguido
Holandês, que havia largado mal, conseguiu passar todos os rivais, um a um, até chegar a novo êxito
Se choveram críticas sobre a falta de emoção do GP da França, o mesmo não se pode dizer uma semana depois. Após escalada épica, Max Verstappen venceu de forma brilhante o GP da Áustria neste domingo.
O holandês fez grande corrida de recuperação, ao largar mal e se ver na sétima posição. Pouco a pouco, ele se cresceu, culminando na ultrapassagem final sobre Charles Leclerc nas últimas voltas.
Restou ao monegasco se lamentar com a segunda posição. Valtteri Bottas foi o terceiro colocado, seguido de Sebastian Vettel, em quarto. O alemão teve um primeiro pit stop complicado, por conta do erro da Ferrari. Lewis Hamilton foi o quinto, tendo que trocar o bico de sua Mercedes durante a prova.
Verstappen também ganhou o ponto extra por ter feito a volta mais rápida.
A Corrida
Na largada, Leclerc conseguiu manter a ponta, mas Verstappen largou muito mal, caindo da segunda para a sétima posição. Bottas e Hamilton vinham logo atrás do monegasco, enquanto que Raikkonen era o quarto colocado. Seu ex-companheiro, Vettel, era o sexto nos primeiros giros.
O alemão aproveitou o bom desempenho da Ferrari e chegou ao quarto lugar na sétima volta. Logo depois, Verstappen também se recuperava e chegava ao quinto posto.
Os comissários puniram Kevin Magnussen com um drive through por ter posicionado seu carro de maneira errada para a largada.
Bottas e Vettel foram os primeiros a parar dentre os principais times da F1. Ambos optaram pelo composto duro, mas o pit stop do alemão foi lento por conta de um erro da equipe.
No giro seguinte, 22º, foi a vez de Leclerc, que não teve os mesmos problemas que seu companheiro.
Na 31ª volta, Hamilton fez sua parada, aproveitando para trocar o bico do carro e também optando pelo composto duro. Para se aproveitar do tempo adicional da parada do atual campeão, o holandês da Red Bull fez sua parada logo depois.
Na metade da prova, Leclerc tinha cinco segundos de vantagem sobre Bottas, com Vettel, Verstappen e Hamilton completando o top-5.
A briga pela terceira posição tomou conta da prova no 50º giro, com um embate intenso entre Verstappen e Vettel, com o holandês levando a melhor. Logo depois, Vettel fez nova parada, calçando pneus macios.
Verstappen continuava dando show. Mesmo reportando perda de potência, o astro da Red Bull foi para cima de Bottas e levou a segunda posição, restando 15 voltas para o fim.
A expectativa era se haveria briga pela liderança, com Verstappen se aproximando. Faltando quatro voltas os dois travaram uma luta insana e, para o delírio das arquibancadas, Verstappen assumiu a liderança restando duas voltas.
Ao mesmo tempo, Vettel conseguia a quarta posição sobre Hamilton.
No final, Verstappen chegou à frente, seguido de Leclerc e Bottas. A manobra final ficou sob investigação da FIA, mas foi considerada como incidente normal de corrida.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 71 | - | 1 | 26 | ||||||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 71 | 2.724 | 2.724 | 2.724 | 1 | 18 | ||||
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 71 | 18.960 | 18.960 | 16.236 | 1 | 15 | ||||
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 71 | 19.610 | 19.610 | 0.650 | 2 | 12 | ||||
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 71 | 22.805 | 22.805 | 3.195 | 1 | 10 | ||||
6 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 70 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 1 | 8 | ||||
7 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull | Honda | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | 6 | ||||
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | 4 | ||||
9 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | 2 | ||||
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | 1 | ||||
11 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
12 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
14 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
15 | 23 | Alexander Albon | Toro Rosso | Honda | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
16 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 70 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
17 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 69 | 1 lap | 2 Laps | 1 Lap | 1 | |||||
18 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 69 | 2 laps | 2 Laps | 1.000 | 1 | |||||
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 69 | 2 laps | 2 Laps | 0.000 | 3 | |||||
20 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 68 | 3 laps | 3 Laps | 1 Lap | 1 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.