Vettel reage e supera Hamilton no TL2 em Silverstone
Alemão marcou o melhor tempo da segunda sessão, mas ainda acima da marca obtida pelo inglês no treino da manhã; Verstappen bate
Sebastian Vettel liderou o segundo treino livre para o GP da Grã-Bretanha, a 10ª etapa da temporada de 2018 da F1, superando Lewis Hamilton por quase dois décimos de segundo.
O alemão da Ferrari reagiu ao domínio da Mercedes, que havia comandado a tabela de tempos com dobradinha no primeiro treino do dia. Na sessão complementar da sexta, ele ficou imediatamente à frente dos dois carros prateados, com Hamilton seguido de Valtteri Bottas.
A Ferrari liderou a tabela de tempos tanto no estágio em que foram utilizados os pneus médios quanto nas tentativas com os pneus macios. Kimi Raikkonen, a bordo da outra Ferrari, chegou a assumir a ponta na fase inicial, mas Vettel registrou 1min27s552 assim que calçou os pneus demarcados em amarelo.
O tempo não foi mais alcançado durante o dia, embora ele tenha ficado acima do registrado por Hamilton no treino pela manhã (1min27s487).
Raikkonen completou em quarto, quase 0s5 atrás do colega de time. Já Daniel Ricciardo, da Red Bull, terminou um pouco mais distante, com 0s8 de atraso para o líder.
A ausência mais sentida na porção dianteira da tabela de tempos foi Max Verstappen. O holandês havia sofrido uma quebra em seu carro durante a manhã, mas conseguiu retornar à pista normalmente assim que o segundo treino livre foi iniciado.
Porém, com apenas 15 minutos de atividades, ele perdeu o controle de sua Red Bull na saída da curva Luffield, tentou corrigir a trajetória e acabou indo descontrolado em direção à barreira de pneus. Foi o suficiente para provocar danos na suspensão traseira direita, o que encerrou sua participação no treino antes mesmo que uma volta fosse registrada – e isso provocou momentaneamente uma interrupção por bandeira vermelha.
Outro contratempo foi visto no caso de Pierre Gasly, que teve de encostar sua Toro Rosso com problemas mecânicos a aproximadamente 30 minutos para o fim.
Já Romain Grosjean sequer chegou a treinar. O francês bateu no treino da manhã e a Haas optou por fazer uma troca completa em seu chassi. O regulamento determina que um piloto que muda de chassi não pode andar novamente no mesmo dia, o que deixou Grosjean afastado das atividades.
Em meio a uma fase turbulenta para a McLaren, Fernando Alonso surpreendeu ao fechar em sexto, deixando para trás Nico Hulkenberg, Esteban Ocon, Sergio Pérez e Charles Leclerc, que completaram os dez primeiros.
Resultado do segundo treino livre:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 36 | 1'27.552 | |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'27.739 | 0.187 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 30 | 1'27.909 | 0.357 |
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 34 | 1'28.045 | 0.493 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 31 | 1'28.408 | 0.856 |
6 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 31 | 1'29.306 | 1.754 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 35 | 1'29.354 | 1.802 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 33 | 1'29.467 | 1.915 |
9 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 32 | 1'29.522 | 1.970 |
10 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 30 | 1'29.557 | 2.005 |
11 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 36 | 1'29.563 | 2.011 |
12 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 33 | 1'29.617 | 2.065 |
13 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 16 | 1'29.831 | 2.279 |
14 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 32 | 1'30.046 | 2.494 |
15 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 34 | 1'30.069 | 2.517 |
16 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 36 | 1'30.103 | 2.551 |
17 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 31 | 1'30.121 | 2.569 |
18 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 36 | 1'30.404 | 2.852 |
19 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 2 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.