Vitória no momento certo pode ser crucial para Honda ficar na F1
Triunfo de Max Verstappen aconteceu na mesma semana em que a fabricante japonesa discutiu se continuaria ou não na Fórmula 1


A vitória da Red Bull no GP da Áustria pode ser decisiva para manter a Honda na Fórmula 1. A fabricante tem discutido internamente os resultados que teve até agora e quais as chances de sucesso no futuro. Apesar dos sinais de progresso demonstrados nesta temporada, o saldo dos cinco anos desde o retorno dos japoneses à categoria ainda é negativo.
Leia também:
A Honda deixou claro no começo do ano que seu sucesso com a Red Bull seria fundamental para orientar a decisão sobre seu futuro no esporte, mas outro ponto chave para os japoneses gira em torno do novo regulamento da Fórmula 1, que entrará em vigor em 2021.
Diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto disse recentemente ao Motorsport.com que a companhia precisava saber se teria alguma chance de sucesso para o caso de permanecer na categoria.
Perguntado sobre o quanto as regras vão impactar na decisão da Honda, Yamamoto disse: “É relacionado. Claro que nós não sabemos que tipo de corrida vai ser, e existe a possibilidade de termos desvantagens com o novo regulamento. Então, obviamente, estão relacionados”.
Ele adicionou: “A Fórmula 1 é a categoria máxima do esporte a motor. Precisa ser uma categoria que inclui o pináculo da tecnologia. Esta é a demanda pela F1.”
Em meio a questões sobre as regras de 2021, alguns executivos da Honda, incluindo seu presidente Seiji Kuraishi, viajaram para o GP da Áustria para reuniões com os gestores da Red Bull para discutir o futuro e se o projeto seria estendido ou não.
Falando após a corrida, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que foram abertas conversas sobre o que a Honda faria depois de 2020 e que nada estava definido ainda.
"Houve discussões ao longo do dia e tinha executivos da Honda aqui”, explicou. “Mas foi fantástico ter o vice-presidente da empresa conosco para ver sua primeira vitória na era híbrida. Foi uma grande performance e todos apreciaram muito”.
É claro, no entanto, que conquistar a primeira vitória da Honda na era híbrida na frente de membros mais antigos da diretoria da empresa não poderia ter sido mais oportuno, com uma reunião do conselho prestes a discutir o futuro do projeto na F1.
A decisão final, obviamente, virá da diretoria no Japão. Inevitavelmente, quando membros da companhia tiverem que tomar uma decisão grande como essa, sempre podem ser influenciados pelo humor da pessoa no comando.
Portanto, não se deve subestimar o quanto o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, se alegrou com o resultado, de modo que isso pode ter impacto na decisão.
“Eu fico sem palavras quando penso sobre o enorme esforço de todos os funcionários da Honda que se envolveram neste projeto, que sempre acreditaram neles mesmos, nunca desistiram e finalmente alcançaram a vitória da Áustria”.
“Quero agradecer todos os fãs. Com o suporte deles, vamos continuar lutando enquanto nos esforçamos para atingir o maior objetivo, que é vencer o campeonato mundial, tomando essa vitória como um primeiro passo. Qualquer sucesso futuro que tivermos também será graças a nossos fãs que são realmente parte de nosso time”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:

Foto de: David Phipps

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: David Phipps

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Williams F1

Foto de: Williams F1

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: BAR

Foto de: British American Racing

Foto de: Jordan Grand Prix

Foto de: British American Racing

Foto de: Honda GP

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Gareth Bumstead

Foto de: LAT Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: McLaren

Foto de: LAT Images

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: XPB Images

História e números mostram que Brasil e Argentina se assemelham na Fórmula 1
Patrocinadora terá que tirar seu logo da Haas e revelar repasses
