Vitória no momento certo pode ser crucial para Honda ficar na F1
Triunfo de Max Verstappen aconteceu na mesma semana em que a fabricante japonesa discutiu se continuaria ou não na Fórmula 1
Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates on the podium
Glenn Dunbar / Motorsport Images
A vitória da Red Bull no GP da Áustria pode ser decisiva para manter a Honda na Fórmula 1. A fabricante tem discutido internamente os resultados que teve até agora e quais as chances de sucesso no futuro. Apesar dos sinais de progresso demonstrados nesta temporada, o saldo dos cinco anos desde o retorno dos japoneses à categoria ainda é negativo.
Leia também:
A Honda deixou claro no começo do ano que seu sucesso com a Red Bull seria fundamental para orientar a decisão sobre seu futuro no esporte, mas outro ponto chave para os japoneses gira em torno do novo regulamento da Fórmula 1, que entrará em vigor em 2021.
Diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto disse recentemente ao Motorsport.com que a companhia precisava saber se teria alguma chance de sucesso para o caso de permanecer na categoria.
Perguntado sobre o quanto as regras vão impactar na decisão da Honda, Yamamoto disse: “É relacionado. Claro que nós não sabemos que tipo de corrida vai ser, e existe a possibilidade de termos desvantagens com o novo regulamento. Então, obviamente, estão relacionados”.
Ele adicionou: “A Fórmula 1 é a categoria máxima do esporte a motor. Precisa ser uma categoria que inclui o pináculo da tecnologia. Esta é a demanda pela F1.”
Em meio a questões sobre as regras de 2021, alguns executivos da Honda, incluindo seu presidente Seiji Kuraishi, viajaram para o GP da Áustria para reuniões com os gestores da Red Bull para discutir o futuro e se o projeto seria estendido ou não.
Falando após a corrida, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que foram abertas conversas sobre o que a Honda faria depois de 2020 e que nada estava definido ainda.
"Houve discussões ao longo do dia e tinha executivos da Honda aqui”, explicou. “Mas foi fantástico ter o vice-presidente da empresa conosco para ver sua primeira vitória na era híbrida. Foi uma grande performance e todos apreciaram muito”.
É claro, no entanto, que conquistar a primeira vitória da Honda na era híbrida na frente de membros mais antigos da diretoria da empresa não poderia ter sido mais oportuno, com uma reunião do conselho prestes a discutir o futuro do projeto na F1.
A decisão final, obviamente, virá da diretoria no Japão. Inevitavelmente, quando membros da companhia tiverem que tomar uma decisão grande como essa, sempre podem ser influenciados pelo humor da pessoa no comando.
Portanto, não se deve subestimar o quanto o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, se alegrou com o resultado, de modo que isso pode ter impacto na decisão.
“Eu fico sem palavras quando penso sobre o enorme esforço de todos os funcionários da Honda que se envolveram neste projeto, que sempre acreditaram neles mesmos, nunca desistiram e finalmente alcançaram a vitória da Áustria”.
“Quero agradecer todos os fãs. Com o suporte deles, vamos continuar lutando enquanto nos esforçamos para atingir o maior objetivo, que é vencer o campeonato mundial, tomando essa vitória como um primeiro passo. Qualquer sucesso futuro que tivermos também será graças a nossos fãs que são realmente parte de nosso time”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
1964 A estréia da Honda na F1
Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo
Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos
Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória
Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída
Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301
Foto de: LAT Images
1983 - O retorno
Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams
Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell
Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores
Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia
Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna
Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR
Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan
Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções
Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan
Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções
Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios
Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção
Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições
Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole
Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda
Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim
Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri
Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1
Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam
Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor
Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Honda Racing
Foto de: XPB Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments