Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas
F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"

F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"
F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"

F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"
Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas

Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas
Últimas notícias

Williams explica erro na estratégia de Massa na Rússia

Equipe esperava que os pneus macios fossem muito melhores do que os médios, mas isso não aconteceu

A Williams tentou uma estratégia diferente para reverter uma classificação ruim e dar a Felipe Massa as ferramentas para se recuperar do 18º lugar no grid do GP da Rússia. Mas a tática de parar logo na primeira volta para colocar os pneus macios e ir até o final da prova acabou não funcionando e o brasileiro terminou fora da zona de pontuação, em 11º.

[publicidade] Questionado pelo TotalRace, o chefe de operações, Rob Smedley, explicou que a aposta falhou por dois fatores: a inesperada vantagem do pneu médio sobre o macio e o tempo que Massa ficou preso atrás da Force India de Sergio Perez.

“Nós esperávamos ver o mesmo tipo de diferença entre os compostos que tínhamos visto nos treinos livres, com o macio sendo cerca de 1s mais rápido que o médio”, reconheceu o britânico. “Além disso, tínhamos visto mais degradação no médio. E, como a degradação no macio era muito baixa, esse era um padrão que nunca se alterava. Por isso decidimos tirá-lo do pneu médio o mais rápido possível.”

A tentativa da Williams, então, era minimizar o tempo de Massa com o pneu médio. Porém, na corrida, o exemplo de Nico Rosberg, que trocou os macios pelos médios no mesmo momento em que Massa fez exatamente o inverso e chegou até o final sem precisar parar no box novamente, como teve de fazer o brasileiro, se mostrou mais eficiente.

“O que temos de analisar agora é se o pneu macio era tão rápido e se degradava tão pouco quanto esperávamos antes da prova, em comparação ao médio. Você sempre tomaria uma decisão diferente olhando depois, mas é por isso que somos pagos para tomar decisões antes, e não depois”, salientou o engenheiro.

Apenas descontados os cerca de 30s de perda pela segunda parada, Massa chegaria em sexto, à frente de Fernando Alonso.

“Acho que as coisas estavam caminhando de acordo com os planos até que ele ficou preso atrás de Perez, esse foi o problema. Sem isso, conseguiríamos chegar nas Ferrari e nas Red Bull, pois tínhamos o ritmo para isso. Infelizmente, ficar preso atrás da Force India por mais de 50% da corrida acabou com nossa chance de fazer isso.”
Artigo anterior "A situação é desesperadora, mas ele não vai desistir", diz pai de Bianchi
Próximo artigo Campeã entre equipes, Mercedes bate recordes de gastos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros