Últimas notícias

Wolff acusa Ferrari de 'estar no limite do regulamento', Binotto retruca

Acirrada disputa entre gigantes do automobilismo se estende para fora das pistas e rivais trocam 'cutucadas'

Charles Leclerc, Ferrari SF90, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Os chefes de equipe da Ferrari e da Mercedes parecem ter entrado em um novo nível de disputa na Fórmula 1: o das trocas de acusações. De acordo com os alemães, a vantagem dos motores da equipe de Maranello é "atípica" dado o regulamento atual, insinuando que os rivais podem estar perto da ilegalidade. Já o chefe dos italianos, retrucou dizendo que não estão tão à frente quanto a Mercedes esteve nos últimos anos.

Leia também:

Quando a F1 mudou para os motores V-6 híbridos em 2014, a Mercedes se lançou ao topo do pelotão. No entanto, à medida que desenvolveu sua unidade de potência, a Ferrari eliminou a desvantagem e se estabeleceu como nova referência em 2019 deixando os alemães frustrados por perderem velocidade nas retas em relação à rival.

Mercedes foca no chassi e questiona vantagem italiana

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que este período está "entre os mais difíceis" desde a nova era de motores, porque a Ferrari "simplesmente esmagou todo mundo com a velocidade de reta deles”.

“Acho que em performance pura, não há muito mais por vir (da Mercedes) neste ano", disse Wolff em entrevista que contou com a presença do Motorsport.com. “Minha opinião é que temos apenas que admitir que existe uma diferença que é quase inalcançável, mas temos que fazer um trabalho ainda melhor em colocar um bom chassi na pista, em compreender os pneus, e escolher as estratégias corretas nas corridas".

"Vocês podem ver que nas últimas provas nós tivemos boas corridas, mesmo tendo algum déficit de velocidade nos sábados. Acho que é neste ponto em que nossas oportunidades estão, nós claramente não devemos esperar dominar os próximos fins de semana com o tipo de performance de motor deles".

Wolff no entanto, disse ao jornal espanhol Marca, que a Ferrari converteu “a F1 em um esporte puramente a motor”. O austríaco destacou ainda que os avanços da Ferrari são “atípicos para o regulamento estabelecido”,

O austríaco disse ainda que “é necessário ser inovador e inteligente em todas as demais áreas do motor e desafiar o regulamento como um todo”, o que segundo o jornal, demonstrava que as equipes estão levando o regulamento ao limite para buscar ganhos de desempenho.

Ferrari leva vantagem em retas, mas Mercedes segue competitiva em corridas

Ferrari leva vantagem em retas, mas Mercedes segue competitiva em corridas

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

Ferrari admite vantagem, mas retruca rival

Questionado pelo Motorsport.com se estava surpreso com a vantagem de sua equipe ante os rivais em um momento que os fabricantes parecem estar convergindo em desempenho, Mattia Binotto disse: "Eu não concordo totalmente com esta afirmação. Primeiramente, não acho que os demais estejam convergindo. Ainda acredito que existem diferenças entre os quatro fabricantes".

"Nós provavelmente temos o motor mais potente, nas eu não acho que os outros estejam todos no mesmo nível. Acredito que nossa vantagem não seja tão grande quanto podem pensar. Nós atingimos uma velocidade de delta maior do que os outros, mas isto também se deve ao carro e ao arrasto".

Em relação à suposta vantagem "atípica" apontada pelo rival, Binotto lembrou que os alemães tiveram uma vantagem ainda maior nos anos recentes.

"Se nós pudéssemos fazer uma análise mais detalhada, acho que sim, temos uma vantagem, mas não tão grande como, por exemplo, a Mercedes tinha no passado, quando eles simplesmente tinham a melhor unidade de potência", afirmou o italiano.

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
72

BRIGA ENTRE EQUIPES E TAMBÉM ENTRE COMPANHEIROS

Enquanto Mercedes e Ferrari discutem, os holofotes entre os pilotos estão na disputa entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos após os episódios de Singapura e Rússia.

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen relembra 'abandono' do pai e cobranças: "Ninguém foi mais duro que ele"
Próximo artigo Com estratégia equivocada da Ferrari, Vettel mostrou seu lado mais "oportunista"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil