Últimas notícias

Wolff diz que chave para títulos em 2019 foi "errar menos"

Chefe da Mercedes acredita que errar menos quando esteve em desvantagem ajudou equipe a superar Ferrari e Red Bull

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 3rd position, Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, and the Mercedes team celebrate

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

O chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, acredita o sucesso da equipe em 2019 se deve a menor quantidade de erros, se comparado aos rivais. O austríaco admitiu ainda que vitórias em momentos de adversidade são mais empolgantes do que em situações favoráveis.

Leia também:

O GP dos Estados Unidos representou o desempenho mais forte da equipe de Brackley na segunda metade da temporada, com os dois carros das flechas de prata lutando pela liderança e mantendo-se a frente de Max Verstappen da Red Bull, em um dia que a Ferrari não esteva na luta pelas primeiras posições.

Após a conquista de seis campeonatos consecutivos de pilotos e de construtores desde o início da era híbrida em 2014, Wolff diz que apesar de ter estado atrás dos rivais em parte da temporada, o time alemão fez um trabalho melhor nas corridas.

"Todo campeonato parece ser mais difícil", disse Wolff. "Pode ser porque estejamos protegidos por nossa memória, mas certamente este ano teve altos e baixos. Saímos do bloco muito fortes, não tivemos o pacote mais rápido aos sábados por um longo tempo, mas conseguimos cometer o mínimo de erros nas corridas”.

"E essa foi provavelmente o grande ponto chave para nos fazer vencer o campeonato. Obviamente, para mim, o destaque é Austin. Voltamos à forma antiga, vencendo a decisão do título de construtores com Valtteri, e vencendo o campeonato de pilotos com Lewis apresentando ritmo forte é, para mim, o destaque da temporada".

Mercedes venceu título de construtores no GP do Japão e de pilotos nos EUA.

Mercedes venceu título de construtores no GP do Japão e de pilotos nos EUA.

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Perguntado pelo Motorsport.com se gostou mais da batalha deste ano por causa da concorrência mais forte, Wolff admitiu que sim.

"Nós gostamos muito da luta, e você pode celebrar as corridas que são realmente difíceis e que você é capaz de vencer. E quando não nos classificamos na pole, mas somos capazes de vencer a corrida no domingo, recebo 10 vezes a quantidade de WhatsApps e SMSs que recebo quando partirmos da pole".

"Todo mundo quer ver uma luta. E é isso que nos mantém em atividade. Por isso, precisamos desses rivais fortes, competitivos, jogando com as mesmas regras. É isso que amamos fazer".

Wolff também prestou homenagem a seu colega Niki Lauda, ​​que morreu em maio.

"Acho que a força desse time é que cada indivíduo, competente em sua posição, contribui para o sucesso geral da equipe. Não quero parecer um político, mas a espinha dorsal desse grupo é justamente termos tantas pessoas boas”.

"Niki teve uma grande parte nisso, e sinto falta dele como amigo e como parceiro de treino e companheiro de viagem”.

Mas, além disso, o que você vê na pista é apenas a ponta do iceberg. Há muito desenvolvimento sendo realizado no Reino Unido [onde fica a sede da equipe]. É, no geral, um esforço de equipe realmente bom".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Harmonia traz vitórias

Campeã dos últimos seis anos na Fórmula 1, a Mercedes sempre creditou seu sucesso ao bom ambiente nas pistas e na fábrica. E também aos carros: relembre todos as máquinas da escuderia alemã na galeria do Motorsport.com abaixo:

1954: Mercedes-Benz W 196 R
1954: Mercedes-Benz W 196 R
1955: Mercedes-Benz W 196 R
2010: Mercedes MGP W01
2011: Mercedes MGP W02
2012: Mercedes F1 W03
2013: Mercedes F1 W04
2014: Mercedes F1 W05 Hybrid
2015: Mercedes F1 W06 Hybrid
2016: Mercedes F1 W07 Hybrid
2017: Mercedes F1 W08 Hybrid
2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
2019: Mercedes AMG W10
13

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Horner explica porque temporada 2020 deve ser a mais cara da história da F1
Próximo artigo Vettel rebate críticas de Brawn a carros da F1 atual: "Eram mais lentos antes”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil