Coluna do Pietro Fittipaldi: rodada quase perfeita em Jerez
Em sua coluna mais recente ao Motorsport.com, Pietro Fittipaldi analisa sua rodada bem sucedida da Fórmula V8 3.5 em Jerez, onde pode descontar uma grande diferença na luta pelo título.
Sabíamos que precisávamos de um bom fim de semana, porque só tivemos pole positions nas duas rodadas anteriores, em Spa-Francorchamps e Monza, e foi isso que fizemos.
Terminar em segundo e primeiro não é exatamente um fim de semana perfeito, mas está quase lá. De 50 pontos que podemos marcar, conseguimos 43, então estou feliz com isso. Ganhamos muito terreno no campeonato.
O principal ponto que precisávamos corrigir era a largada, e trabalhamos extremamente duro nisso no primeiro treino livre. Me senti mais confortável com a embreagem e fizemos alguns ajustes em seu mapeamento.
Testamos algumas coisas diferentes e pudemos acertar. No fim, foi um bom fim de semana.
Visitando o estúdio de Game of Thrones
O começo do meu fim de semana foi realmente legal, já que fizemos trabalhos promocionais na quarta de manhã em Sevilha e, à tarde, em Jerez.
Fomos ao Alcázar de Sevilha, um lindo lugar, onde filmaram algumas das cenas de Game of Thrones. Quando fui lá havia algumas pessoas filmando. Não sei se era Game of Thrones, mas era algo similar.
Aquele era um belo lugar, o que foi muito legal, e depois fomos a Jerez, o que também foi ótimo. Muitas pessoas da região gostam de corridas, então, durante o fim de semana, havia muitos fãs.
Lutando pela vitória
O primeiro treino classificatório foi OK. Nos garantimos em terceiro, mas achávamos que teríamos o ritmo para estar na pole – somente não conseguimos lidar muito bem com o tráfego.
Então, no começo da primeira corrida, eu estava tentando passar Egor Orudzhev. Ele não largou bem e coloquei por dentro, mas ele me espremeu para a grama.
Perdi meu momento e tive de recuar, mas depois ele bateu rodas com Yu Kanamaru e precisou abandonar.
Depois disso, alcancei Roy Nissany e estava o pressionando muito. Tínhamos mais ritmo e eu estava tentando fazer com que ele cometesse um erro.
Ele “embarrigou” a última curva na relargada do safety car, o que seria minha melhor chance para passar, mas as regras dizem que você não pode ultrapassar até a linha de chegada.
Tentei ficar lado a lado com ele, mas não consegui. Jerez é um lugar muito difícil para ultrapassar e, no fim, tivemos que nos contentar com o segundo lugar.
Ultrapassagem crucial em Orudzhev
No Q2, o uso do tráfego foi muito melhor e pudemos fazer uma volta realmente boa. Precisei forçar em apenas uma volta, onde fomos muito rápidos, e marcamos a pole com quase meio segundo de vantagem.
Então, era questão de fazer uma boa largada, já que sabia que tínhamos o ritmo para vencer a corrida. A largada foi boa, mas Egor teve uma fantástica e conseguiu me ultrapassar.
Durante a volta de apresentação, vi que na curva 2 havia um pouco de sujeira da corrida anterior. Pensei em evitar a tomada por conta disso.
Atrás de Egor na curva 2, eu meio que fingi. Eu ia passá-lo e ele foi por dentro, passou por cima da sujeira e escorregou. Eu, então, pude emparelhar na saída.
Nas duas curvas seguintes, longas à esquerda e com o tanque cheio, era difícil fazer de pé embaixo, mas eu estava por fora. Dizia em minha cabeça: “Na dúvida, faça de pé embaixo.” Então, mantive o pé no acelerado e consegui segurar. Ainda bem que ele me deu espaço.
Fiquei muito feliz com a manobra. Eu vi o vídeo outro dia e foi muito legal, mas, quando estamos dentro do carro, simplesmente temos que ir para cima.
A equipe fez um ótimo trabalho no pitstop e conseguimos controlar a corrida a partir dali.
Aproveitando o bom momento
O fim de semana foi muito importante para o campeonato. Nos últimos dois fins de semana, não conseguimos terminar no pódio, então, obviamente, havia um pouco de pressão.
Foi apenas questão de voltar ao ritmo e conquistar os resultados. Esse fim de semana foi ótimo, então tenho certeza de que continuaremos com o bom momento em Aragón.
Ultrapassar também é muito difícil por lá, mas é melhor que Jerez, porque ela tem uma longa reta. Os pneus também não se desgastam muito, porque tem uma superfície mais suave.
Tenho certeza de que continuaremos com a boa forma. Gosto muito de Aragón, andei bem por lá nos testes de pré-temporada. Temos de ir lá e tentar vencer ambas as corridas para assumir a liderança do campeonato e ampliá-la.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.